Conhecido como o Chacham Tsvi depois de suas responsa com o mesmo título, serviu por algum tempo como rabino de Amsterdã. Foi um opositor resoluto dos seguidores do falso messias, Shabetai Tsvi.
Teve uma carreira com muitas alternâncias, devido à sua independência de caráter.
Visitou muitos países, incluindo a Inglaterra, onde exerceu muita influência.
Suas responsa são tidas em alta estima.
Chacham Tsvi Rabino de Sefaradim e Ashkenazim |
Nasceu na Morávia, descendente de uma família bem conhecida de estudiosos. Quando criança, recebeu a instrução de seu pai e de seu avô, Efraim haCohen, na ocasião o rabino de Alt-Ofen, na atual Hungria, e mais tarde, foi para Salônica, onde, por algum tempo, frequentou a escola de Elihu Cobo.
Em Salônica, presenciou também o impacto do movimento Shabetal Tsvi na comunidade, e esta experiência tornou-se um fator determinante em toda a sua carreira. Durante a sua estada em Salônica, Chacham Tsvi dedicou-se principalmente a uma investigação dos métodos de estudo dos sefarditas.
Após a sua viagem de regresso a Alt-Ofen, parece ter ficado algum tempo em Constantinopla, onde seus ensinamentos e astúcia causaram tamanha impressão que, embora um estudioso polonês, foi chamado de "Chacham" (um título reservado aos rabinos sefarditas). Ele manteve este título durante toda a sua carreira.
Em 1686 Alt-Ofen foi invadida pelo exército austríaco, e a jovem esposa e a filha de Ashkenazi foram mortas por um tiro de canhão. Ele fugiu, ficando separado de seus pais (que foram levados cativos pelos prussianos), e seguiu para Sarajevo, onde recebeu uma nomeação como rabino.
Seguindo o conselho de seu sogro, em 1690, foi para Altona, onde os principais membros da congregação fundaram de uma casa de estudos (Klaus) e colocaram Ashkenazi como rabino. Sua yeshivá tornou-se célebre, e os alunos vinham de todas as partes para ouvi-lo; porém, ganhava pouco dinheiro como rabino da Klaus, de modo que foi obrigado a exercer outras atividades para poder custear suas despesas (por exemplo, negociando com joias).
Após a morte de seu sogro, a quem tinha ultimamente auxiliado em suas funções oficiais, uma parte da comunidade judaica desejava tê-lo instalado como rabino das três congregações enquanto outra parte queria a eleição de Moisés ben Alexandre Rothenburg. Finalmente, foi decidido que os dois candidatos devem servir à comunidade, mas alternadamente, cada um por um período de seis meses.
Amsterdã
Menos de um ano depois, em 10 de janeiro de 1710, ele recebeu uma carta de indicação para ser o Rabino-Chefe da congregação asquenaze de Amsterdã. Além de moradia gratuita, o cargo trazia consigo um salário anual de 2.500 florins (uma grande soma, tendo em vista o fato de que 50 anos mais tarde, 375 florins era o salário normal do rabino-chefe de Berlim). Altruísta e independente por natureza, Chacham Tsvi renunciou aos privilégios de seu cargo, tais como honorários em ações civis, a fim de manter a sua independência, e aceitou a posição elevada apenas sob a condição de que sob nenhuma circunstância ele estaria obrigado a se subordinar à congregação, ou ser obrigado a receber presentes, e que deveria lhe ser permitido preservar sua liberdade absoluta de ação em todas as ocasiões.
Elogiado pelos contemporâneos
Com disposição firme e altruísta, porém, abrupta e apaixonada, Chacham Tsvi despertou em todos os lugares o descontentamento e o ódio dos ricos e dos eruditos. Possuidor de grande conhecimento, inteligência aguçada, e capacidades linguísticas excepcionais, tudo combinava para fazer dele um dos homens mais ilustres do seu tempo. Todos os seus contemporâneos, mesmo aqueles que o conheceram apenas como o diretor do Klaus em Altona, uniram-se para elogiar seu conhecimento profundo, sua astúcia, sua clareza de exposição, que nunca declinou diante das sutilezas dos alunos, e por seu absoluto desprezo à influência do dinheiro. Sofreu grandes privações em vez de aceitar a ajuda pecuniária; e esta característica, interpretada pelos ricos daqueles dias como obstinação e arrogância, tornou-se para ele uma fonte de muito sofrimento e inimizade.
De suas obras, apenas uma parte de suas responsa foram impressas, sob o título "Responsa Chacham Tsvi" (Amsterdã, 1712, e a partir de então, frequentemente republicada).
Elas se distinguem pela lucidez de tratamento e por uma aderência invariável ao assunto.
Fonte Auxiliar: Wikipedia
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.