Terça à noite começa Shavuot
.
Escolha sua sinagoga preferida e mergulhe nas delícias do estudo da Torá durante toda a noite.
No dia seguinte pela manhã lemos Os 10 Mandamentos em todas as Sinagogas.
Em Shavuot é costume estudar todo o Sefer Devarim (Quinto Livro da Torá) durante a noite, mas você pode estudar o que quiser: um pouco de Pirkei Avót (Ética dos Pais), um pouco da Parashá que você mais goste, etc.
A gente estuda a noite inteira em Shavuot, porque a Torá nos foi dada durante toda a noite. Isso nos consola e anima, pois sabemos que Hashem está com a gente mesmo durante a maior escuridão.
***
A Torá conta que Moshé rabeinu explicou a Torá em 70 idiomas diferentes. Isso significa que a Torá pode e deve ser entendida de acordo com todos os idiomas, culturas e trejeitos sociais do planeta.
Foi por este motivo que fizemos o Tropicasher, um site totalmente voltado para nossos anseios e caráter comunitário e que nos conecte com outras comunidades da maneira mais bela possível.
SHAVUOT, A FESTA DA ENTREGA DA TORÁ E DA OFERENDA DAS PRIMÍCIAS NO TEMPLO
Todos os anos recebemos novamente a Torá em Shavuot, ocasião onde visitamos o Shil de nossa preferência para estudarmos Torá de todas as formas possíveis. Fora de Israel a festa se repete por mais um dia, como as demais.
Esse estudo que se faz durante a noite de Shavuot se chama TIKÚN LEIL SHAVUOT. Tikún em Hebraico significa 'conserto'. O que a gente conserta em Shavuot? Tudo o que aprendemos ao vivo no Monte Sinai e desaprendemos.
A maioria das Sinagogas oferecem palestras e grupos de estudo interessantes com petiscos para regar as idéias. Em Israel se fazia um festão no Beit HaMikdash trazendo os Bicurim de Shavuot - as primeiras colheitas.
Algumas Sinagogas se enfeitam com flores e ramos em Shavuot, lembrando que quando a Tora foi tudo em volta ficou verde, alusão a que a Tora torna o lado desértico da vida da pessoa verde e refrescante.
Em Shavuot se costuma comer laticínios (produtos de leite, o que você pode estar pensando se chama conserva em lata), porque como recebemos as Leis da Cashrut no Sinai, tivemos de separar panelas de leite das de carne.
Outro motivo é o leite ser branco, significando a pureza e a vida (a Torá é chamada Torat Chaim).
Em Shavuot de manhã vamos à Sinagoga escutar ASSERET HADIBROT (Os Dez Mandamentos) e ouvir a Meguilát Ruth, a história da mais famosa guióret após a entrega da Torá.
Um dia antes de Shavuot a gente conclui a contagem do Omer, que são 49 dias a contar depois de Pessach.
Chag Shavuot Tropicasher ve Sameach
Este Tropicasher é dedicado à Refuá Shelemá de Rav Yehoshiahu Yossef ben Zahari
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.