GANHANDO DINHEIRO DE REPARAÇÃO DE UM CARRO
O carro de alguém bateu no meu carro, e ele disse que pagaria por repará-lo. Eu fui a uma loja de reparo do chassi e me foi dito que custaria $ 450 o conserto. Posso pegar o dinheiro da indenização, não consertar o carro e usar o dinheiro para outra coisa?
RABINO BELSKY:
Existem dois princípios que se aplicam aqui. O primeiro é que, em geral, quando uma pessoa danifica um carro, tem que pagar o quanto o carro danificado decresceu em valor. Pode ser que a diminuição do valor seja muito inferior a US $ 450. Talvez seu carro fosse velho, e o dano que a outra pessoa fez diminuiu o valor por somente $ 100, ou talvez somente $50, ou em nada.
O segundo método de cálculo de danos é baseado em uma decisão do Shach, onde afirma que se um carro pode ser consertado, e na verdade a parte danificada está pronta para isso, então quem danificou é obrigado a pagar o conserto do objeto, que pode ser mais do que o decréscimo do carro no valor.
Usamos a segunda decisão se a pessoa usa o dinheiro para consertar os danos. No entanto, se a parte danificada fica com o dinheiro dado para o conserto do carro - o que pode ser mais do que a diminuição real do valor do carro - e não realmente o conserta, então está pegando um dinheiro que não é dele. Isto porque se ele não pretende usar o dinheiro para o conserto do carro, então o causador do dano só deve o valor do decréscimo do valor do carro.
Se o dinheiro para cobrir a perda vier de seguro, então o Din (lei judaica) é diferente. As empresas de seguros geralmente pagam o montante necessário para o conserto do objeto, e não para o decréscimo no valor deste objeto. Portanto, é permitido tomar esse valor da companhia de seguros, mesmo que você não pretenda usá-lo para consertá-lo, porque estas são as regras da companhia de seguros para determinar quanto dinheiro será pago, e o dinheiro é destinado àquele que sofreu o dano.
INTERLOCUTOR
Como se determina de forma objetiva a diminuição do valor do carro com o dano?
RABINO BELSKY
Um vendedor de carros usados geralmente pode fazer tal determinação.
INTERLOCUTOR
E se você disser à pessoa que bateu no carro que não pretende consertar o carro: "Eu não acho que você está obrigado a pagar por todo o dano." E ele responde: "Eu quero pagar-lhe o total de US $ 450 para consertar o carro de qualquer maneira ".
RABINO BELSKY
Se ele quer pagar, você não é obrigado a discutir com ele. Algumas pessoas gostam de fazer mais do que são obrigados a fazer.
INTERLOCUTOR
Então, se ele insiste, então eu posso pegar o dinheiro?
RABINO BELSKY
Não é considerado como se ele está dando-lhe uma instituição de caridade ou uma doação. É aceito na América fazer esse tipo de coisa. Mas você não pode pedir esse montante mais elevado, a menos que queira consertar o carro. Esta é uma regra que as pessoas não conhecem.
A permissão é concedida para redistribuir, mas por favor dê a atribuição e os direitos reservados apropriados ao autor ea Torah.org. Tanto o autor quanto a Torah.org reservam certo
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.