Meór HaShabat Semanal B’SD
Meus agradecimentos especiais ao Comitê de Amigos do Meór HaShabat
por sua
sensível e carinhosa carta. Estou
muito emocionado com cada contribuição e cada comentário que me tem sido
enviado. Porém não foram todos
ainda que se manifestaram. Seria maravilhoso receber alguma manifestação de
todos aqueles que valorizam o que o Meór HaShabat vem transmitindo à nossa
Comunidade, familiares e amigos.
Descerrando a placa em memória do meu pai na Yeshivá Har Hamor. |
Nosso patriarca Avraham é o paradigma da bondade. Nem todas as pessoas
são intrinsecamente boas, mas todos podem trabalhar para ser mais benevolentes.
Conta-se a história de um sargento durão, durante a Segunda Guerra Mundial, que
foi ordenado por seu tenente a informar o soldado Fibish que sua mãe falecera.
O sargento, que não era a personificação do tato e da bondade, convocou seu
pelotão e anunciou: “Fibish, sua mãe morreu. Pelotão, dispersar!” Quando o
tenente escutou o que aconteceu, ficou tão horrorizado que mandou o sargento
para uma escola de boas maneiras. Seis semanas depois, o sargento voltou à
ativa e, infelizmente, para informar o soldado Fibish que seu pai falecera.
O
sargento convocou o pelotão e anunciou: “Todos aqueles cujos pais estão vivos deem
três passos à frente. Fibish ... não tão rápido!”
Todos
nós podemos aspirar sermos mais bondosos e praticar mais atos de bondade.
Esperançosamente, as seguintes 20 ideias, desenvolvidas pelo Rabino Zelig
Pliskin, irão ajudar alguém que você conhece a ser mais bondoso(a) e também a
tornar este um mundo melhor:
20
IDÉIAS-CHAVE PARA UM MUNDO MAIS HUMANO E BONDOSO
1. Decida-se a se tornar uma pessoa bondosa e agradável. Como fazer isto? Pense,
fale e aja co m bondade e amabilidade.
2.
Goste de atitudes de bondade. Quando fazemos o que gostamos, ficamos felizes.
Um mestre em bondade e amabilidade é um mestre em felicidade.
3. Ao
encontrar alguém, faça com que seu primeiro pensamento seja: “Que palavras
agradáveis posso dizer a esta pessoa e que coisas boas posso lhe propiciar?”
4.
Pergunte sempre às pessoas: “Como posso ajudá-lo(a)?”
5. Todos precisam de encorajamento. Pergunte-se: “O que posso dizer
agora que irá encorajar esta pessoa?”
6.
Seja lá em qual lugar estiver agora, você está aí por algum motivo.
Pergunte-se: “Já que estou aqui agora, que atitude boa posso tomar?”
7.
Cada pessoa é única. Você tem talentos, habilidades, conhecimentos e
capacidades únicas. Utilize-as para ajudar os demais de maneira única.
Pergunte-se: “De que modo único posso ser útil e agradável agora?”
8.
Faça um ato de gentileza diariamente sem que ninguém saiba que você o fez.
9.
Aprenda de todos os atos de bondade que vir ou ouvir. Pergunte-se: “Como
posso aprender disto para ser uma pessoa mais agradável e gentil com os
outros?”
10. Uma regra valiosa é: “Mesmo que não se ache ou se sinta como uma
pessoa bondosa, você pode agir como se o fosse”. Pense em algo bom que
poderia fazer, mas que nunca teve coragem de fazê-lo antes.
11. Pense num telefonema gentil e amistoso que você pode dar ainda hoje.
12. Pense numa carta, e-mail ou mensagem gentil e amistosa que pode
escrever ainda hoje.
13. Encare seu próprio sofrimento, dor ou mágoa como instrumentos de
empatia e entendimento pelos demais. Pergunte-se: “Como esta experiência que
estou vivenciando pode me ajudar a ser mais bondoso e agradável?”
14. Pergunte-se sempre: “Se eu fosse aquela pessoa, o que desejaria que os
outros fizessem por mim?”
15. Logo que perceber que alguém necessita de algo, ofereça-se para fazer
alguma coisa a respeito. Não espere até que lhe peçam.
16. Ouça aquelas pessoas que estão precisando de um ‘ombro amigo’ para
desabafar. Ouvir uma pessoa é um grande ato de bondade.
17. Se você sabe que alguém está precisando de um emprego ou de ganhar
mais dinheiro, pergunte-se: “Que posso fazer para ajudá-lo(a)?”
18. Seja simpático e tenha compaixão. Tome a resolução de não causar
mágoa, dor ou sofrimento através de suas palavras ou atitudes.
19. Aprenda de todas as pessoas. Pergunte-se sempre: “Que atitudes que vi
em outras pessoas eu mais apreciei?”
20. Ore pelo bem-estar,
prosperidade e felicidade dos demais.
|
Se quiser aprender mais sobre como ser mais
bondoso, afável, gentil e agradável com os demais, recomendo-lhes o livro (em inglês) “Kindness:
Changing people's lives for the better” (http://www.artscroll.com/Books/kindp.html).
Porção Semanal da Torá: Lech Lechá Bereshit
(Gênesis) 12:01 - 17:27
O Todo-Poderoso ordena Avram (depois chamado de
Avraham)
a sair de Harán (Aram) e ir para a Terra de
Canaã (depois
chamada de Terra de Israel). D'us, então, transmite a Avram uma mensagem eterna para
o Povo judeu e para as nações: “Abençoarei a quem os abençoar e
aqueles que o amaldiçoarem, amaldiçoarei”.
Defrontando-se com um período de seca e fome, Avram viaja para o Egito e pede a
Sarai (depois
chamada de Sara)
que diga, caso lhe perguntem, que era sua irmã e não a sua esposa, para que os
egípcios não o matassem para se casar com ela (os egípcios eram muito rigorosos
em relação à prática do adultério).
O Faraó expulsa Avram do Egito
depois de não ter conseguido desposar Sarai. Avram, então, estabelece-se em
Hebron (também
conhecida como Keriát Árba) e seu sobrinho Lot fixa residência em Sodoma. Avram
resgata Lot, que havia sido sequestrado na batalha dos Quatro Reis contra os
Cinco Reis.
Participando de um pacto com o
Todo-Poderoso (todos os pactos com D'us são eternos, nunca serão rescindidos ou
substituídos por novos pactos), D'us revela a Avram que seus descendentes serão
escravizados por 400 anos e que a eles (via Isaac) será dada a terra que “... estende-se do rio do Egito até o
grande rio Eufrates”.
Sarai, estéril e sem filhos, entrega
sua serva Hagar para Avram desposá-la, para que ele possa ter filhos. Ishmael
nasce. O pacto do Brit Milá, circuncisão religiosa, é realizado (leia em 17:3-8). D'us modifica seus nomes para
Avraham e Sara e avisa a ambos que Sara dará a luz a Ytschak (Isaac). Avraham circuncisa
todos os homens de sua casa.
Dvar Torá: baseado no livro Love Your Neighbor,
do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “Avram saiu de lá para a montanha ao leste de Beit
El, e armou sua tenda” (Bereshit
12:8).
A
palavra hebraica para tenda é ‘ohel’
e para ‘sua tenda’ é ‘oheló’. Por que a Torá utiliza um sufixo
feminino (a letra ‘ó’) para a expressão ‘sua tenda’?
O midrásh explica que Avram primeiro armou a tenda de sua esposa e depois
a sua própria. Daqui
aprendemos que quando o marido precisa fazer algo para si e para sua esposa,
deve encarregar-se das necessidades de sua esposa primeiro. Avram entendeu que
existe um nível mais alto de satisfação em honrar e ajudar sua esposa do que em
armar sua tenda primeiro!
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.