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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Assuntos Principais da Parashá Chaiê Sarah - Beit Hassofer.


AVRAHAM SEPULTA A ESPOSA SARAH (23:1-20)

            Os 127 anos de idade, Sarah parte deste mundo. Da justaposição entre seu falecimento e o sacrifício de Itschac nossos sábios aprendem que o coração da anciã Sarah não suportou receber a noticia que seu amado Itschac estivesse sendo conduzido para um sacrifício.
            Avraham sobe deste Beer Sheva, de onde havia chego do sacrifício no Monte Moriá em Jerusalém até Hevron, para despedir-se de Sarah a tratar dos detalhes do seu sepultamento. Ele conhece a singularidade da Mearát Hamachpelá (um caverna mausoléu com sótão) Em Hevron, onde estavam enterrados Adam e Chavá. Após curta negociação com o dono daquelas terras – Efron, filho de Chet –, Avraham adquire o local por uma soma de “quatrocentos siclos de prata correntes entre os mercadores”. Em consideração à grandeza e à honra de Avraham, Efron estaria disposto a ceder as terras graciosamente, mas Avraham prefere pagar por adquirir o local. Isto apesar da promessa Divina que ele herdaria a terra e a legaria a seus filhos. 

            



Avraham envia Eliezer para arranjar uma esposa a Itschac (24:1-9)

            Sarah faleceu, Avraham envelheceu e Itschac ainda é solteiro. Avraham ordena a seu fiel servo Eliezer que viaje para Charan, terra natal de Avraham, onde ainda vivem seus parentes, de onde Eliezer trará uma noiva para Itschac. Avraham tem em mente a Rivca, filha de seu sobrinho Betuel.

            Avraham faz Eliezer jurar que não engajará seu filho com moça alguma dos cananeus que habitavam a terra. Ele também proíbe Eliezer de engendrar as coisas de modo a fazer com que Itschac desça para habitar Charan. A missão é levar Rivca até a terra de Canaã.

            Eliezer indaga sobre o que deverá fazer caso a moça se recuse a vir. Avraham invoca sua fé e confiança em D-us, que o ajudará desta vez assim como o tem abençoado até aquele momento. De qualquer forma, isenta Eliezer da responsabilidade e concomitante jura, caso Rivca se negue a acompanhá-lo até Canaã.  


Uma missão prodigiosa (24:10-26)

            Eliezer sai em missão acompanhado de dez camelos carregados de benesses, dote e presentes para toda a família da noiva. Sua jornada é encurtada de modo milagroso e ao fim da tarde ele já se encontra nos limites da cidade, ao lado de um poço de água aonde as moças da cidade vem encher seus cântaros a esta hora do dia. Eliezer espera que a noiva pretendida também apareça, mas hesita sobre o modo como a identificará. Eliezer roga a Hashem pedindo que a mostre segundo um sinal pré-combinado: a moça para a qual ele pedir água e ela não só ofereça água a ele como também a seus camelos, será a pretendida pelo seu amo.

            E eis que, antes mesmo de terminar sua prece-pedido, Eliezer nota que uma moça bela e nobre se dirige às águas do poço e que de forma milagrosa as águas sobem até ela. O servo de Avraham corre a ela e faz o pedido-sinal: “Dê-me por gentileza um pouco da água do seu cântaro”. A moça responde positiva e gentilmente, dá de beber a Eliezer e imediatamente sugere puxar água do poço também para os camelos. Eliezer é tomado pela emoção e mal tem tempo para esboçar uma reação, quando Rivca corre diligentemente a puxar água para dar de beber aos camelos.

               Eliezer se dirige à moça e a cobre com as jóias caras do tesouro de Avraham, indagando depois qual a sua origem, ao que Rivca responde dizendo ser filha de Betuel filho de Milca e Nachor, irmão de Avraham. Ao perguntar se haveria lugar para pousar em sua casa, ela responde positivamente e sem hesitar.

            Eliezer prostra-se e agradece a D-us pelo grande milagre e sucesso na primeira parte da sua missão.


O Shiduch (24:27-60)

            Enquanto Eliezer ainda está agradecendo a D-us, Rivca corre para casa e conta sobre a vida do importante visitante. Lavan, irmão de Rivca, ao notar pelas jóias que recebeu a irmã a procedência de uma família rica, corre a receber o ilustre hóspede e convidá-lo à sua casa. Eliezer chega à casa de Betuel, e após os cuidados com seus acompanhantes e camelos, pede para sentar-se junto às pessoas da casa para tratar do assunto principal de sua missão.

            Quando lhe servem a comida, Eliezer recusa-se a comer até completar a missão que Avraham lhe havia confiado, dirigindo-se aos demais com estas palavras: “Sou servo de Avraham”. Eliezer conta sobre Avraham, sua família e grande riqueza. Durante sua fala discorre sobre a missão a que a em identificar Rivca. Finalmente, Eliezer pede a mão de Rivca para Itschac.

            Betuel, pai de Rivca e seu irmão Lavan são ágeis em concordar com o pedido, ao constatarem que “Isto é providência Divina”. Eliezer sensibiliza-se novamente com o modo fácil e rápido com que sua missão se concretiza e agradece a Hashem.

            O servo toma os presentes caros que trouxe consigo e os regala à noiva e membros da sua família. Pede para partir prontamente com ela rumo a Canaã. Sua família pede para atrasar a partida e sugere que Rivca seja consultada. A jovem decide partir de imediato. Os familiares se despedem de Rivca dando-lhe bênçãos.


Itschac toma Rivca como esposa (24:61-67)

            Rivca parte com Eliezer acompanhada de suas mucamas. Ao se aproximarem das tendas de Avraham, Rivca se dá conta de um homem de aparência digna e nobre. Era Itschac que saía ao campo para orar diante de Hashem. Rivca se apressa a descer do camelo e, quando perguntou quem era aquele homem, Eliezer respondeu ser o seu senhor, Itschac. Rivca cobriu o rosto com seu véu, em honra ao noivo.

            Após haver escutado do servo Eliezer sobre o desenrolar de todos os acontecimentos, Itschac toma a Rivca como esposa e a leva para a tenda da mãe, Sarah. Itschac se consola com a morte da mãe amando a Rivca.


Avraham lega seus bens a Itschac antes de falecer (25:1-18)

            Após a morte de Sarah, Avraham torna a desposar a concubina Hagar, a quem o versículo agora chama por Ketura. Nascem-lhe dois filhos, mas ele os despacha para ficar apenas com Itschac, sem amado. Avraham lhes dá presentes de sua grande fortuna, mas todo o seu bem e bens ele lega a Itschac, sobre quem o Altíssimo havia dito: “Pois de Itschac sairá a tua semente”.

            Na idade de 175 anos, Avraham parte deste mundo. O versículo diz, “E o sepultaram Itschac e Ishmael seus filhos”. Daqui nossos sábios aprendem que Ishmael voltou em Teshuvá, pois viu ser correto deixar que Itschac o anteceda.

            No final da parashá a Torá relata toda a genealogia da família de Ishmael e sobre o fato dele ter falecido aos 137 anos de idade.              


Esta parashá contém 105 versículos.

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R.Shmuel Lancry
    -989312690-
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