ONG TORÁ NEWSLETTER - 1128 inscrições
Se você quiser dedicar uma Parashá entre em contato pelo e-mail
TOLDOT
“E amou Itzchak a Essav…”
O Zohar nos conta que Avraham Avinu, nosso primeiro patriarca, era a Chessed (bondade) em pessoa , a Sefirá "Chessed" do mundo de Atzilut se revelou nele.
Itzchak, nosso segundo patriarca pelo contrário , era a Guevurá (rigidez) em pessoa , a Sefirá "Guevura" do mundo de Atzilut se revelou nele.
Não que isso fizesse dele uma pessoa ríspida ou seca, D’us nos livre , ele se comportava como tinha sido educado pelo seu pai, mas na sua essência ele era Guevurá total.
Esse é o motivo, de acordo com o Zohar, que ele amava Essav mais do que aos outros, sendo que Essav também era do lado da Guevura e de uma maneira natural a pessoa gosta de quem é igual a ela.
Será que Itzchak não suspeitava do comportamento de Essav ?
Talvez até sim, mas Itzchak tinha presenciado a recaída e a Teshuvá de Ishmael e Hagar. Diz o Zohar que Hagar fez Teshuvá , mudou o seu nome para Ketora e se casou com Avraham depois que Sarah faleceu. Ishmael também voltou para o bom caminho , e após o falecimento de Avraham , junto com Itzchak ele o enterrou na Mearat Hamachpelá .
Talvez Itzchak tivesse concluído que se até Ishmael e Hagar fizeram Teshuvá , com certeza Essav o faria também .
Rav Moshe Weber explica o que era a caça de Essav:
No versículo :- “E amou Itschak a Essav porque a caça dele estava na sua boca mas Rifka gostava de Yaakov”, a palavra “caça” geralmente é relacionada ao fato de Essav fazer agrados à seu pai caçando para ele , demonstrando ser um filho prestativo e assim despertando ainda mais o amor natural que o pai já tinha por ele.
O Rav Moishe Weber, grande Tzadik que viveu em Jerusalém , explica que a palavra “caça na sua boca” se refere ao próprio Essav que possuía “aprisionada” dentro de si as almas de grandes Tsadikim que iriam nascer no futuro como Rabi Akiva e de Rabi Meir Baal Hanes entre outros .
Itzchak sabia que de Essav iria sair o grande Rabi Akiva e achava que por isso Essav iria fazer Teshuvá. Isso foi o que impulsionou Itzchak a querer dar a Brachá para Essav.
A Rabanit Miriam , esposa do Rav Moishe acrescentou:- Se Essav tivesse recebido a Brachá de Itzchak, com certeza Rabi Akiva não seria nem Rabi e até mesmo nem judeu
Por que Rifká pensava diferente?
O Zohar nos conta que Itzchak era a Guevurá intensa e Rifka era “Guevurá leve com um fio de Chessed pendente”. Por causa desse " fio de chessed" Itzchak não se apaixonou por ela logo que se casou , mas com o tempo o amor surgiu , como está escrito :- “Ele se casou e a amou”. Primeiro se casou e depois a amou .
O Zohar nos conta que D'us faz por milagre as pessoas se casarem dessa maneira , uma diferente da outra (como no caso de Itzchak e Rifka , ele Guevurá e ela uma leve guevura com um fio de Chessed pendente) para que um equilibre o outro criando harmonia no mundo.
Os fatos por trás do aparente "roubo das Brachot"
Adam, o primeiro homem e Hava, a primeira mulher foram abençoados por Hashem . A vida no paraíso terrestre era um “verdadeiro Paraíso” , mas a cobra (que na época tinha forma humana) por meio de trapaça "roubou" deles a Brachá.
O Zohar nos conta que Yaakov tinha a alma do Adam Harishon e Essav tinha a alma da cobra. Se Itzhak desse a Brachá para Essav iria causar com que a cobra (Essav) recebesse oficialmente a Brachá que tinha roubado de Adam e Havá
Diz o Zohar que sendo que a cobra tinha tirado a Brachá por trapaça , o único jeito de tirar essa Brachá do poder espiritual da cobra teria que ser também por meio de trapaça .
Yaakov não tinha pensado no lado material das Brachot , mas sim na função espiritual que o primogênito receberia de ser o responsável por todo o trabalho espiritual do povo. Yaakov conhecia Essav muito bem e estava consciente de que ser responsável por alguma função religiosa era a última coisa que poderia ser relacionada ao perfil de Essav, e se isso acontecesse seria uma catástrofe.
Sem restar outra opção para fazer isso a não ser a trapaça , Yaakov comprou a primogenitura de Essav em uma hora de aperto para que Essav não fosse mais o responsável pelos assuntos religiosos.
A Brachá que foi roubada pela cobra por trapaça agora volta ao seu dono original também por trapaça , único jeito de resgatá-la !
Cheiro de "Gan Éden":
Quando Yaakov vai receber as Brachot de seu pai que já estava cego, entra fantasiado de Essav vestido com peles de bode recém extraídas e ainda não curtidas (e com certeza ainda com um grande cheirinho de bode)
Yaakov ouve do seu pai a seguinte frase:- “O cheiro do meu filho é como o cheiro do campo que Hashem abençoou” , referência ao Gan Eden (o paraíso). Parece que Itzchak quis dizer com isso que já entendeu que essa história está cheirando uma continuação do que aconteceu no Gan Éden” entre o homem e a cobra e por isso deu a Brachá para Yaakov mesmo sentindo que está sendo enganado.
A Brachá de Ishmael:
Ishmael recebeu sua Brachá dos anjos que se revelaram para Hagar como vemos em Bereshit :- "E disse a ela o Anjo de Hashem , volte para a sua dona e se aflija nas mãos dela , você vai engravidar e dar a luz a um menino e o chamará de Ishmael porque Hashem ouviu seu desespero, ele será um selvagem, sua mão estará sobre todos e a mão de todos sobre ele e se expandirá pelo mundo"….
Vemos que essa Bracha aconteceu com os descendentes do Ishmael e surgiu dela um império Árabe que durou centenas de anos , se expandiu da Índia à Península Ibérica e durou mais do que qualquer império antigo , sua mão está sobre todos , que precisam do petróleo e a mão de todos sobre eles por dependerem dos outros em tudo.
A Brachá de Essav:
Essav recebeu a Brachá de viver pela espada, e vemos que essa Bracha aconteceu com os descendentes de Essav que deram origem ao império romano e aos povos europeus e suas colônias que conquistaram o mundo pela força e até hoje continuam usando ela para intimidar ou destruir sempre que acham necessário.
A nossa Brachá:
Nós somos os descendentes de Yaakov , porque a Brachá que ele recebeu com tanta dificuldade aparentemente não acontece ?
O Zohar nos conta que as Brachot foram entregues (e a nossa é a maior de todas).
Essav que só pensava nos prazeres desse mundo usou elas para aproveitar o mundo aqui em baixo consequentemente herdando esse mundo.
Yaakov as guardou lá encima para o futuro .
Em breve , em nossos dias quando chegar o Mashiach , junto com Yaakov vamos usufruir das Brachot tanto lá em cima quanto aqui embaixo. Essav perderá tudo e não vai sobrar dele nenhuma lembrança , então Yaakov herdará os dois mundos .
Ovadiahu Hanaví era de Edom , descendentes de Essav. Ele se converteu ao judaísmo e chegou ao alto nível de profeta sendo escolhido por Hashem para trazer ao mundo a profecia do que vai acontecer aos descendentes de Essav no final dos tempos .
Ovadiahu diz sobre esse tempo:- "E subirão os libertadores no monte Tzion para julgar o morro de Essav , e será de Hashem a monarquia .
O profeta Zechária diz sobre isso :- E Hashem será Rei sobre toda a terra , naquele dia Hashem será Único (todos os povos vão abandonar suas religiões e servir somente Hashem) e seu nome Único . Só o Nome de Hashem será mencionado por todos.
Nossa Parashá é dedicada à Elias e Fernanda Messer que por meio da sua empresa Line Life apóiam a nossa ONG TORÁ. Que Hashem dê à eles e à toda a sua família muito sucesso, muita saúde, muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família
Nossos agradecimentos à querida família Nasser, às famílias Gueler e Rabinovich, à Roger Ades e família, à Francis e Fábio Grossmann (grupo Facislito) , à empresa Neeman despachantes aduaneiros, à família Guttmann, e à família Worcman grupo hotel Rojas
Nossos agradecimentos também à Yehuda e Laura Carmi, à Família Grinszpan, À Samy Sarfatis Metta , à Tiago e Rosiele Bolcont, à à empresa Adar Tecidos , às nossas voluntárias e à todos vocês que lêem a nossa Parashá. Que Hashem dê à todos vocês muito sucesso muita saúde muito dinheiro e felicidades judaicas de toda a família!
Para o horário de acendimento das velas de Shabat na sua cidade acesse ao nosso site
www.ongtora.com
Shabat Shalom!
Rabino Gloiber
Sempre correndo
Mas sempre rezando por vocês
www.ongtora.com
|
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.