Shalom!
Você já teve que lidar com uma pessoa difícil -- um chefe, um
colega, um parente? Alguém já gritou e berrou com você, o(a) criticou
indevidamente, 'explodiu' em cima de você?
As chances são de que a sua adrenalina disparou e a sua
primeira reação foi interrompê-lo(a) e corrigi-lo(a)! Essa seria a resposta
típica e habitual. Porém, em seguida, a situação se agrava e quando finalmente acaba,
houve um tremendo desgaste e o incidente continua ocupando a sua mente por
muitas e muitas horas. Se isso é o que aconteceu, então, saiba: você é humano!
Gostaria de compartilhar com você,
querido(a) leitor(a), alguns pensamentos sobre como 'desativar' uma situação destas
de modo que não o(a) esgote nem prejudique você e a sua autoestima! Eis
aqui o
PLANO
DE 6 PASSOS:
1) NÃO INTERROMPA -- Deixe a pessoa esfriar. Nossos Sábios ensinam no livro
Pirkei Avót (Ética dos Pais 4:1): "Não tente apaziguar alguém em seu momento de
ira". Evite o forte desejo de 'responder na mesma moeda'. Demonstre que
você está levando a pessoa a sério: balance a cabeça, mantenha contato com os
olhos. Alguma hora ele(a) vai se cansar.
São
necessários dois para discutir. Não discuta. Você não vai ganhar. Se a pessoa
está gritando e berrando ao invés de explicar e esclarecer -- a questão
provavelmente não é com você. Você não sabe que tipo de dia esta pessoa teve e
também não sabe que tipo de infância e experiências de vida a fizeram ser do
jeito que ele/ela é. Não a julgue, não leve seus gritos e chiliques para o lado
pessoal – apenas lide com a situação.
2) RESPONDER NUM TOM DE VOZ SUAVE -- O Rei Salomão
ensinou (no livro Provérbios 15:1): "Uma voz suave afasta a
ira". Uma voz suave reduz a intensidade da situação e reduz o tom das
emoções.
é preciso procurar se acalmar |
3) ENCONTRE ALGO POSITIVO PARA RESPONDER -- Com toda a raiva e
injúrias que está sofrendo, há provavelmente algo que você pode aprender e
levar em consideração ou - ao menos - concordar. Responda de forma curta e
doce: "Este é um bom ponto. Obrigado por me deixar saber". (Tenho um
amigo que tem uma estratégia de 3 pontos que ele diz que sempre funciona quando
sua esposa está zangado com ele: 1) Ele diz: "Sim, querida". 2) Se isto
não a acalma, ele diz: "Desculpe, querida". 3) e sua resposta final
.... "Eu sou apenas um homem").
As
pessoas querem ser ouvidas, querem ser levadas a sério. Precisamos responder
de uma forma adequada e comedida. Como é possível fazer isso com as emoções em
erupção?
4) REDEFINA O FOCO - O Rabino Noah Weinberg, o fundador da Aish HaTorah,
reforçava essa ideia com o seguinte exemplo: Você está andando na rua e lá na
frente do Hospital Psiquiátrico está um indivíduo em pijamas listrado e
descalço -- obviamente um paciente. Ele olha para você e diz: "Você é a
pessoa mais feia que já vi. Não posso acreditar que D'us viu por bem colocar
você no mundo!" Perguntou o Rabino Weinberg: "Você vai levar essas palavras
a sério, entrar em depressão e voltar para a cama? Não! Você dirá: "Puxa,
o cara tem problemas sérios; espero que não seja violento, também!"
Nossos
Sábios ensinam que uma pessoa não erra a não ser que entre nela um espírito de
insanidade temporária. Eles também ensinam que é uma enorme transgressão menosprezar/humilhar
alguém, especialmente em público. Você ficaria com raiva de uma pessoa louca?
Se isso não estivesse acontecendo com você, provavelmente você teria compaixão
e comiseração por esta pessoa. Considere que o que está sendo 'atirado' em você
está vindo de uma pessoa insana; seja misericordioso e compreensivo!
5) SAIBA QUEM ESTÁ COM PROBLEMAS -- Se alguém
está berrando e gritando, ele/ela está com o problema. A menos que a pessoa esteja
tentando evitar que alguém atravesse a rua e seja atropelado por um caminhão,
gritar e fazer escândalo é uma manifestação de suas próprias dificuldades e
falta de autoestima. Todos sabem que se desejamos ajudar alguém a mudar seu
comportamento, gritar e berrar não funciona. Se o problema é dele(a), você pode
relaxar um pouco.
6) CONCENTRE-SE NO MÉRITO DE NÃO RESPONDER -- Nossos
Sábios nos ensinam que se alguém nos menospreza ou ofende e não respondemos,
podemos usar este grande mérito para que nossas orações sejam respondidas
positivamente. Ao invés de nos concentrarmos sobre o ataque verbal, foquemos
sobre quais orações queremos que sejam atendidas!
Se pudermos integrar essas ideias ao nosso dia-a-dia, nos
pouparemos de um monte de sofrimento e dores de cabeça -- e, quem sabe, talvez
até recebamos um pedido de desculpas!
tradução: Gerson Farberas
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