A Távola Tropicasher. No centro, de shtreimel, Rebe Arthur. |
- Quem conseguir arrancar este cajado será o rei de Midian!
Aos poucos, um pastor estrangeiro se aproximava do cajado, e, para a surpresa de todos, puxara-o do solo com a maior moleza.
- Veja, Itró, este é o redentor, o homem que descende dos patriarcas de Israel e que tem o coração puro e celestial. Somente ele poderia puxar o cajado impuxável do solo.
- Sim, meus caros, sou forçado a concordar. POVO DE MIDIAN!! Rendam suas homenagens a Moisés, o príncipe egípcio que vai livrar a cara de todos nós deste famigerado faraó!
- Faraó, faraó, tu já tá virando pó!!! - gritava em brados o povo oprimido do deserto do Sinai, ávido por assistir ao vivo a libertação dos judeus do jugo da escravidão.
- Papai, papai, posso me casar com ele? É idish e de boa família.
- Mas Tsipora, você nem bem conhece o moço...
- Papai, o senhor disse que daria a minha mão a quem puxasse o cajado sagrado do chão em frente à nossa tenda...
Este cajado está aí desde que o senhor o trouxe do palacio do Faraó, dizendo ter pertencido a Iossêf - José, Vice Rei do Egito),
que o herdou de Iaacov (Jacob),
que o herdou de Itschak (Isaque),
que o herdou de Avraham (Abrahão),
que o herdou de Shem,
que o herdou de Noach (Noé),
que o herdou de Chanoch,
que o herdou de Adam harishon (Adão, o primeiro homem)...
...e que nele estão gravadas letras estranhas em hebraico que somente este homem poderia decifrar. Vai me arrumar aonde partido melhor que este, enfiados que estamos neste monte de zerisse aguda que é o deserto do Sinai?
Assim, Moshê desposou Tsipora, que o manteve vivo e dele cuidou até que o Próprio Criador a ele se revelou de dentro da sarça ardente no Monte Sinai. O cajado de Moshê serviu inumeros prodígios, tais como transformar as águas do Nilo em sangue e rachar o Mar Vermelho ao meio. Mas nada disto provinha do cajado, senão do desejo de D-us que este ou aquele milagre fossem por meio dele operados.
continua em breve, bli neder...
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.