Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Depoimento - o que é uma Yeshivá bem sucedida?

תמונת בוגר
Luli Rosenberg
Ex-aluno das Yeshivot Or Israel College e Har Hamor
Atualmente membro da Direção de Relacionamento Institucional na Yeshivat Har Hamor – Jerusalém

Depoimento

O Ramcha"l nos explica em seu livro Derech Hashem (Shaar 4) que a mesma luz que brilhou na primeria ocorrência de cada uma das festas judaicas volta a brilhar a cada ano na mesma data. Por exemplo: quando chegamos em Pessach, paira sobre o mundo a mesma energia, brilha a mesma luz que surgiu no dia da saída do Egito há milhares de anos atrás. Assim também ocorre em todas as festas judaicas. Essa visão esclarece a famosa pergunta: como pode ser que Avraham Avinu cumpriu a Mitsvá de Matsá em Pessach se ainda não havia acontecido a saída do Egito? A resposta, basaedo no que acabamos de trazer, é que Avraham era um homem tão elevado que conseguia sentir que no mês de Nissan a luz da redenção ficava mais evidente. E como era um profeta, sabia que futuramente o Povo de Israel seria redimido no dia 15 desse mês.
No mês de Sivan, nos deparamos com uma energia especial que nos eleva ao recebimento e estudo da Torá. Todo ano, no mês de Sivan, nos encontramos com a Torá e voltamos a recebê-la. Olhamos para as suas palavras com outros olhos, como uma grande novidade.
A minha ida para a yeshivá Har Hamor foi parecida. Estudei durante alguns anos na yeshivá de Cotia, onde graças a D'us cresci muito espiritualmente. Foi uma época maravilhosa, de muito crescimento e aprendizado. Quando cheguei em Har Hamor, continuei estudando Torá, mas com outros olhos. Enxergava as palavras da Torá de outra maneira: muito mais claras. Isso só me reafirmou o quanto nossos sábios são maravilhosos e têm toda a razão quando afirmam que o ar da terra de Israel deixa a pessoa inteligente (Baba Batra 158b) e que não há Torá como a Torá da terra de Israel (Sifri Parashat Ekev). Me deparei com rabinos com um conhecimento de Torá inacreditável e, ao mesmo tempo, muito humildes e pessoas que se esforçam verdadeiramente para servir a D'us. Até hoje fico impressionado com a dedicação e entrega dos alunos e avrechim de lá. São pessoas muito especiais que acreditam no que fazem e passam dezenas de anos estudando Torá.   
Depois da yeshivá servi o exército, voltei ao Brasil e há um ano fiz aliá. Tudo o que aprendi na yeshivá, toda a Torá, o derech erets e as midot que adquiri lá, me acompanham até hoje nos meus estudos e no trabalho.
Que tenhamos o mérito de crescermos espiritualmente e que as luzes da Torá, que foi entregue nesse mês, permeiem nossas vidas enchendo-as de alegria e amor a D'us! 

Entre em contato

Rua Arie Warszawski 8, Jerusalém CEP: 9312022
Tel: +972-2-6424242 Fax: +972-2-6435066
Email: pniyot@harhamor.co.il

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }