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Menino ou menina?
Grandes são os avanços tecnológicos e inúmeras são as suas vantagens no desenvolvimento da medicina moderna. No entanto, junto com suas novidades, surgem novas perguntas de como a Torah se aplica em certas áreas. Uma das questões frequentemente levantadas é em relação aos exames que ajudam a determinar certos fatos relacionados ao futuro. Será que isto se enquadraria nas palavras da Torah de não indagar o futuro? Como definir os parâmetros do uso apropriado dos benefícios científicos condizentes com a Torah?
Rav Moshe Feinstein escreveu em uma de suas Teshuvot (responsa de Halachah) sobre a importância de exames de sangue para prevenir uma incompatibilidade dos potenciais casais que poderiam causar certas doenças raras genéticas.Este é um exemplo do uso permitido e até recomendado dos avanços da Medicina. Por outro lado, um fenômeno recente e muito comum nos nossos dias, é o de verificar através do exame do Ultrasom qual é o sexo do feto. Muitas vezes os médicos perguntam “você quer saber qual é o sexo da criança?” Porque não satisfazer a curiosidade?
Traz o Midrash Rabah na Parashat Toledot (65:13) e também o Midrash Kohelet 11,” Nos foi ensinado que sete coisas estão cobertas do homem: o dia da morte, o dia do consolo, as profundezas do Julgamento, a pessoa desconhece quanto ela está ganhando neste Mundo, a pessoa não sabe o que está no coração do próximo, as pessoas não conhecem o que está na gravidez da mulher”...
Explica o Yafeh Toar que Hashem oculta tudo isto para o bem do ser humano. E assim ele continua:...”E se eles souberem o que está no ventre de sua esposa,vão ficar chateados ou desapontados durante os meses da gravidez ao saber que não era o que eles esperavam. E mesmo se for o que eles queriam, a alegria no momento do nascimento será diminuída. De acordo com algumas opiniões, o pai não poderia dizer a Brachá "Hatov veHametiv", ao ouvir a notícia que teve um menino, pois ele já estava sabendo . Outros explicam que "Ein habracha metzuyah ela b’davar h’samu min ha’ayin" - a brachah se encontra somente em algo oculto dos olhos. Isto significa que onde algo está oculto dos olhos, isto evita Ayin Hara . Há também os que sustentam que muitas vezes isto pode trazer conflitos de Shalom Bayit.Tudo isto nos demonstra que embora não exista aqui uma proibição tecnicamente dita, isto é um bom conselho.
Assim também perguntaram ao Rav Chaim Kanievsky, shlita e respondeu que não é apropriado fazer isto, citando este Midrash como fonte.
É obvio que esta resposta está somente se referindo a situações onde é pura curiosidade o fator do inquérito. Onde isto poderia ter implicações na saúde da mãe ou do feto, certamente isto seria recomendado e até obrigatório. Também seria aconselhável que a esposa de um Kohen possa saber o sexo do feto para que caso seja menino, um jovem kohen, ela possa escolher uma maternidade onde seria minimizado o risco de contato com o corpo de um falecido, algo proibido para um Cohen.
Assim sendo, podemos inferir que pela lógica e pela forma que Hashem escolheu conduzir o Mundo, isto é, naturalmente ocultando tais informações, seria preferível que elas permaneçam ocultas de nossos olhos.
Nas palavras de nossa Parashah,תמים תיהיה עם הי א-לקך - Serás íntegro com Hashem o seu D-us. Rashi explica que esta Mitzvah significa : Seja integro com Hashem e confie Nele e não investigue o futuro. Embora os Povos busquem se utilizar dos meios para saber o futuro, aceite tudo que Ele decretar com integridade e assim estarás próximo Dele. Caso a pessoa tenha perguntado a informação ou até tenha ouvido sem perguntar, ela não transgrediu uma das Mitzvot da Torah. No entanto, Hashem está nos ensinando aqui a ter Emunah e Bitachon e viver em sintonia com a Torah, trazendo assim mais harmonia nas nossas vidas.
Shabat Shalom, Yitzchak Benroubi
Os Gedolei Israel advertem sobre o uso da Internet sem filtro
Estas questões foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica.
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