BOM
DIA! Rosh
Hashaná está chegando - estamos há cerca de três semanas deste grande dia (dia
9 de setembro)! Já que passamos tantas horas na sinagoga rezando, faz sentido
saber como fazer para que as nossas orações sejam atendidas.
Você alguma vez se perguntou: “O que há de
bom nas orações? Minhas preces não são atendidas!” Se já fez esta
pergunta, então ótimo! Significa que está fazendo as perguntas certas sobre os
propósitos e significados da vida
Então qual a resposta? A prece não é uma espécie de ‘transação
comercial’, onde a pessoa coloca suas requisições e D'us as atende. A
essência das orações é a pessoa se aproximar mais do Todo-Poderoso e criar um
relacionamento com Ele. Se Ele irá atender aos nossos pedidos completamente ou
em partes, isto já é determinado por D'us levando em conta como isto irá
ajudar-nos a crescer neste relacionamento. Este é o motivo pelo qual todas as
preces são sempre atendidas: às vezes com um ‘Sim’, às
vezes com um ‘Não’ e às vezes com um ‘Ainda não’.
Nosso propósito no mundo é crescermos como seres
humanos, desenvolver nossas almas ao cumprir os mandamentos que o Todo-Poderoso
escreveu em sua Torá ,
trabalharmos para refinar nosso caráter e aperfeiçoar o mundo. A prece é um
meio de atingirmos este propósito.
Como já citei antes, as orações são um modo de
construirmos um relacionamento com D'us. As preces têm como função que
modifiquemos a nós mesmos e reconheçamos que tudo vem do Todo-Poderoso e apenas
Dele. Ao fortalecermos este relacionamento, acabaremos nos modificando e isto,
por si só, já nos torna merecedores de que D'us atenda aos nossos pedidos.
A prece tem três componentes baseados na forma que
uma pessoa pediria a um rei que tem poderes para atender seus desejos ou até
para puni-la com a pena de morte: (1) Louvores a D'us (Ele não precisa de nossas orações. Elas vêm apenas nos ajudar a focarmos
com Quem estamos falando); (2) Nossos pedidos e (3) Agradecimentos (O mais alto nível de boas maneiras é sermos bem agradecidos).
É lógico: adoraríamos que nossos pedidos
fossem atendidos de maneira positiva. Entretanto, nem sempre isto seria o
melhor para nós. Podemos entender melhor isto imaginando o relacionamento entre
um pai e seu filho: às vezes a criança implora por coisas que o pai sabe
que não lhe serão benéficas e talvez sejam até perigosas para a criança. Então
este pai atencioso e sábio fará a coisa correta e mais difícil, que é dizer ‘não’.
Nós, Judeus, acreditamos que existe um D'us que
criou o mundo, Que nos ama e nos proporciona aquilo que é benéfico para nós,
Ele fez um pacto conosco (que nos obriga a cumprir seus mandamentos) e Ele lida conosco com justiça e misericórdia.
A vida é complexa e nós somos finitos, mas D'us é
infinito. Nós (aqueles que entendem que realmente sabem pouco
sobre a vida) não presumimos já conhecer o ‘quadro’
todo. Nós sim sabemos, baseados em nosso entendimento da Torá e a da história,
que D'us tem o Seu próprio plano para o mundo e também sabemos que Ele nunca
deixou de cumprir as Suas promessas – sejam elas de recompensa ou o contrário.
Entendemos também que o Todo-Poderoso age no mundo com propósito, significado e
bondade, e Ele tem os
nossos melhores interesses em mente e quer que tenhamos sucesso.
Então, o que há de bom nas preces se elas não são
atendidas da maneira que desejaríamos ou da maneira que pensamos ser
merecedores? As preces nos dão esperança. E você me perguntaria: “E
daí?” As preces são um meio de integrarmos em nós que a vida tem um
significado e de que não estamos sozinhos. E qual o valor disto? Talvez o
quadro abaixo ilustre melhor:
Pedi forças
e D'us enviou dificuldades para me fazer forte
Pedi sabedoria
e D’us me deu problemas para
resolver
Pedi prosperidade
e D’us me deu músculos e cérebro
para trabalhar
Pedi
coragem e D’us me mandou perigos
para eu superar
Pedi
amor e D’us me enviou pessoas com
problemas para ajudar
Pedi
favores e D’us me deu oportunidades
Não recebi nada do que pedi.
Recebi
tudo do que realmente precisava – Minhas preces foram atendidas!!
VOCÊ
GOSTARIA DE PROPORCIONAR ÀS FAMÍLIAS CARENTES UM ROSH HASHANÁ MELHOR ?
Dezenas de famílias não têm condições de
adquirir produtos básicos para Rosh HaShaná. A instituição abaixo está se
esforçando muito para prover vinho, halá, mel e outros produtos casher a
estas famílias carentes. É uma instituição muito séria e eu também a ajudo com
dinheiro. Envie sua contribuição para:
ORGANIZAÇÃO
ISRAELITA O.I.S.E.R - BANCO BRADESCO – AG. 114 – C/C 79.589-5
Maiores informações com a Sra. Rivka – tel: 011-3082-1562 - CNPJ:
45.884.426/0001-93
Porção Semanal da Torá: Ki
Tetsê Devarim (Deuteronômio) 21:10
- 25:19
Os
tópicos abrangidos por essa porção semanal incluem: Mulheres Cativas, A Herança do Primogênito, Um Filho Rebelde, Enterro, Devolver Objetos Perdidos, Animal
Caído, Cercas, o Ninho de um Pássaro, Enxertos na Agricultura, Combinações
Proibidas, Uma Esposa Difamada, Pena por Adultério, a Noiva, Órgãos Mutilados,
o Bastardo, Amonitas e Moabitas, Edomitas e Egípcios, Base Militar, Divórcio e
Novo Casamento. E também: Sequestro,
Lepra, Seguro para Empréstimos, Pagar os Salários em Dia, Testemunho de
Parentes Próximos, Viúvas e Órfãos, Feixes de Cereais Esquecidos, Frutas Não
Colhidas, o Cunhado sem Filhos, Pesos e Medidas, e a Obrigação de Lembrarmos o
que Amalek nos fez.
Dvar Torá: baseado no livro Growth
Through Torah, do rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: "Se um casal tiver um filho rebelde
e desobediente que não ouve seu pai e sua mãe, eles lhe dão disciplina, mas o
filho não toma conhecimento; então o pai e a mãe devem trazê-lo aos anciãos da
cidade, no portão do palácio. Devem relatar aos anciãos da cidade: 'Este nosso
filho é desobediente e rebelde; não nos ouve; é um glutão e um alcoólatra'
....". E o filho é punido (Devarim
21:18-21).
O Talmud (tratado Sanedrin)
conclui que o caso que a Torá apresenta "nunca
aconteceu e nunca acontecerá" e que estes 3 versículos vêm ensinar
uma lição vital aos pais de como
criar seus filhos com sucesso.
O Rabino Samsom Raphael Hirsh,
talvez o mais conhecido rabino alemão do século 19, fez
a seguinte abordagem sobre o tema: "Este caso somente se aplica quando 'o
filho tem pai e mãe, e somente se
... o pai e a mãe falam em uma só voz, com igual autoridade e dignidade, e acima
de tudo, ambos têm a mesma opinião e
comum acordo sobre idéias e anseios".
Portanto, talvez a
mais importante lição para os pais é que devem estar unidos em suas metas e valores e que
devem ser consistentes com estes
ao criar seus filhos. Assim, com a ajuda de D'us, terão sucesso em educar e
criar seus filhos para serem excelentes seres humanos!
Rosh Hashaná é o Dia do
Julgamento. Por que D'us nos julga ?
A
vida é um negócio sério. Toda ação tem sua consequência. Se D'us não nos
julgasse, não haveria justiça no mundo. Do nosso ponto de vista, ao sentirmos
que estamos sendo julgados, trataremos a vida com mais seriedade. Poderemos,
então, corrigir nossos erros ao tratar com as pessoas, conosco e com o
Todo-Poderoso.
Julgar
implica se importar. Se você não se importa, não julga. Encaramos o julgamento
Divino como a maior expressão de Seu amor e preocupação em relação à maneira
como vivemos nossas vidas.
(baseado no livro ‘Rosh Hashana -
Yom Kippur Survival Kit’)
Horário de Acender Velas de SHABAT: (24 de agosto)
S. Paulo: 17:33 h Rio de Janeiro 17:21 Recife 16:58
Porto Alegre 17:46 Salvador 17:10 Curitiba 17:43
B. Horizonte 17:25 Belém 17:58
Brasília 17:44 Jerusalém 18:34 Tel Aviv 18:53 Miami 19:29
Nova York 19:22
PENSAMENTO
DA SEMANA:
“A vida é
frágil. Manuseie-a com orações!”
Shabat Shalom e que sejamos todos inscritos no Livro da Vida!
Rabino Kalman Packouz
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE
FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch ben
Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliau Haim
ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim
Avraham Tzvi ben Golda – Hersh bem Sara - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben
Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Mordehai ben
Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Igal bem
Pola - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel ben Faride - Noam Shemuel ben
Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel
Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov
ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino
Ezriel ben Roizel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben
Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben
Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben
Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef Nissim ben Batia
Aliza Bracha Bat Simona Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava
Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat
Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel
- Sara bat Toibe – Simone Tzivia bat Fruma Rachel - Rachel bat Shoshana Reizel
- Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea
- Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: EFRAIM FISHEL BEM ESTER, RABINO
REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON
YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN
ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON
BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN
MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA,
YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM,
SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri
HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT
TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE
BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV
BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV
NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA,
JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN
SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO
NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN
AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE,
HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH,
ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK
MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA
BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA
BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL
BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL,
RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN
ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE
H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara,
Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel
ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea
Kreindel bat Hantse Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan
ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara,
Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham,
Meir bem Sara, Natanel bem Rivka
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