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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Hoshaná Rabá - último dia de Sucót: as Nações e os Governantes são julgados por D-us!

HOSHANÁ RABÁ


Além da "última chance do judeu após o Yom Kipur para fazer as pazes com Hashem, é também o dia em que Ele decide quem governará que povo, como e até quando!

O 7° dia de Sucot (21 de Tishrei), é chamado de Hoshaná Rabá 

(הוֹשַׁעְנָא רַבָּא em aramaico significa: "Grande Súplica"). 

Este dia é marcado por um serviço especial da sinagoga, a Hoshaná Rabá, no qual sete circuitos são feitos pelos adoradores com seus lulav e etrog , enquanto a congregação recita as Hoshanót . É costume que os rolos da Torá sejam removidos da arca durante esta procissão. Em algumas comunidades, o shofar é tocado após cada circuito.

Noite antes de Hoshaná Rabá

Costuma-se ler o conjunto de Tehillim (Salmos) na véspera de Hoshaná Rabá. Há também um costume de ler o livro de Deuteronômio na noite de Hoshana Rabá.

As Sete Hoshanót 

A observância moderna dos rituais de Hoshaná Rabá é uma reminiscência das práticas que existiam nos tempos do Templo Sagrado em Jerusalém . Durante Sucot, as quatro espécies são levadas em um circuito (em volta da Bimá) da sinagoga uma vez por dia. 

Em Hoshaná Rabá, fazemos sete circuitos ao redor da bimá 
enquanto cada pessoa segura as quatro espécies em suas mãos.


Tikún da noite de Hoshaná Rabá

Abudarham fala do costume de ler a Torá na noite de Hoshaná Rabá, da qual tem crescido o costume de ler Deuteronômio, Salmos e passagens do Zohar. Alguns ficam acordados a noite toda aprendendo a Torá.  Todo o Sêfer Devarim (Deuteronômio) é lido. 

A razão para isso é porque este livro é considerado por alguns como uma "revisão" de toda a Torá, mas também porque no ciclo da porção da Torá, o livro de Deuteronômio está prestes a ser completado nos dias seguintes em Simchat Torá .

Nas comunidades hassídicas que seguem os costumes do rabino Menachem Mendel de Rimanov , há uma leitura pública do Livro de Devarim (Deuteronômio) de um Sefer Torá . Isto pode ser seguido por um tish em homenagem ao festival.

Todo o livro de Salmos é lido, com orações recitadas após cada uma das cinco seções.

Chavatót - os cinco ramos de salgueiro 

Na conclusão de vários Piutim (poemas litúrgicos), cinco ramos de salgueiro são batidos no chão ou em outra superfície para simbolizar a eliminação dos resíduos de pecado. Isto também é marcado com uma oração pela chuva e sucesso na agricultura. 

De acordo com a Cabalá, bater no chão os cinco ramos de salgueiro é para "Adocicar as Severidades)". Segundo a tradição, esse costume foi iniciado nos tempos do profeta Ezra.

O Midrash observa que a Aravá (salgueiro) representa o homem comum, desaprendido e sem ações excepcionais. 

O rabino Abraham Isaac Kook observou que as pessoas simples têm sua própria contribuição para a nação; são abençoados com bom senso e não são sobrecarregados por cálculos sofisticados. O costume incomum de bater o salgueiro no chão simboliza que as pessoas comuns fornecem “um poder natural e saudável que faz parte do arsenal do povo judeu. Nós não atacamos o salgueiro. Nós atacamos com o salgueiro.”


Rav Kook

Orações pela vinda de Mashiach (o Messias)
  

Os hoshanót são acompanhadas por uma série de versos com o clímax, Kol mevasser, mevasser ve-omer (a voz do arauto - o profeta Elias - anuncia e diz), expressando esperança pela rápida vinda do Messias.


Fonte de apoio: Wikipedia.
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