Espero que vocês
tenham tido um ótimo e significativo Yom Kipur!
O Judaísmo tem algo
para todos os gostos: para aquele
que gosta de beber moderadamente, temos Purim. Se está à procura de elevação
espiritual e abnegação, temos Yom Kipur. Se gosta de fogo, temos Lag BaOmer
(que é celebrada com fogueiras). Se gosta de dançar, temos Simhá Torá e,
se gosta de sentar-se ao ar livre, temos Sucót.
Sucót inicia-se ao anoitecer deste domingo, dia 23 de setembro. Sucót significa ‘cabanas’. Durante 40 anos viajando pelo
deserto, nós vivemos em Sucót. A Torá declara:
“Vocês devem habitar em cabanas por sete dias… para que
suas gerações saibam que o Povo Judeu morou em cabanas quando os tirei do
Egito, Eu sou D’us (Vaikrá 22:33-44)”
Modelo de Sucá |
Somos ordenados neste feriado a fazer
da Sucá nossa residência principal:
comer, dormir, estudar Torá e passar nosso tempo nela. Se for muito incômodo
ficar na Sucá –
por motivo de chuva, insetos ou coisas do gênero – então a pessoa está liberada da
obrigação de habitar a Sucá. Dependendo das condições climáticas, tentamos, ao
menos, comer na Sucá.
O entusiasmo e o amor
que colocamos ao montar uma Sucá e decorá-la causam um grande impacto em nossos
filhos. Um amigo me contou que seu pai não tinha a menor habilidade com
ferramentas e que sua Sucá frequentemente caia. Mas ele se lembra muito bem do
carinho que seu pai demonstrava pela mitsvá
de construir a Sucá e a alegria de repará-la quando necessário, além, é lógico,
dos momentos agradáveis que passaram dentro da Sucá.
Não podemos ‘decretar’ que nossos filhos tenham o mesmo amor que nós por nossa herança
Judaica. Entretanto, ao demonstrar nosso interesse e entusiasmo e a energia que
despendemos em cumprir os Mandamentos da Torá, nossos filhos construirão seu
próprio amor pela Torá e por suas festividades. Certa vez um professor falou: “Os
pais devem apenas 3 coisas a seus filhos:
exemplo, exemplo e exemplo”.
Também somos
ordenados a agitar os Arbaát Haminím,
as 4 Espécies [que são: Luláv (ramo de palmeira), Etróg (uma espécie de fruta), Hadas (ramo de mirta, um espécie de
planta) e Aravá (ramo de salgueiro)],
que têm muitos significados místicos e profundos. Entre eles: que o Todo-Poderoso controla todo o
mundo, os ventos, as forças naturais e tudo o mais; e que todos os Judeus estão
interligados como um único Povo, sejam eles pecadores ou santos, sábios ou
ignorantes.
Sucót é chamada de Zemán Simhatêinu,
a época de nossa alegria. Alegria é diferente de felicidade. Felicidade é
estarmos satisfeitos com o que temos. Alegria é o prazer de anteciparmos um bem
futuro. Ao confiarmos em D'us e acreditarmos que tudo o que Ele faz é para o
nosso bem, então conheceremos grandes alegrias em nossas vidas!
É
bastante apropriado que Sucót seja
uma festividade ligada à colheita. As pessoas que trabalham a terra estão entre
as mais ‘religiosas’ e confiantes em D'us. Elas pegam uma
semente perfeita - que poderia ser comida - e a enterram no solo, sem saber se
haverá chuva ou inundações, secas ou epidemias. Elas investem muito trabalho
sem saber o resultado final.
A
mitsvá de habitar a Sucá nos ensina a
confiarmos em D'us. Todos temos a tendência a pensar que nossas posses, nosso
dinheiro, nossos lares ou nossa inteligência nos protegerão. Na Sucá estamos
expostos à natureza, numa cabana provisória. Viver numa Sucá coloca a vida em
sua verdadeira perspectiva. Nossas posses são provisórias e nossos corpos são
ainda mais ‘provisórios’ que nossos bens materiais. A vida é
vulnerável. Nossa história tem provado isto. Nossa fé precisa ser somente em
D'us.
O
Rei David já nos ensinou nos Salmos:
“Existem aqueles que confiam em
carruagens e outros que confiam em cavalos, mas nós confiamos no nome de D’us (Salmo 20:8)”. Podemos contar somente com D'us para nos ajudar.
A festa de Sucót
está entrelaçada com alusões e preces para que chova na quantia e nos
locais certos durante o ano. É uma coisa muito bonita dentro do modo-de-ver
Judaico, que há 2.000 anos atrás, no Templo Sagrado em Jerusalém, nós fazíamos 70 oferendas durante a semana de
Sucót, uma para cada nação da
Terra, para que elas tivessem paz, prosperidade e chuvas durante o
próximo ano!
Sucót é um dos Shalósh Regalím,
os 3 Festivais (os outros dois são Pessach e Shavuót), quando a Torá ordena a
todos os que moram em Israel a deixarem seus lares e virem a Jerusalém para
celebrar a festividade no Templo Sagrado. Nos últimos 2.000 anos, desde a
destruição do Templo Sagrado, estivemos incapacitados de cumprir esta mitsvá.
Que possamos em breve poder cumpri-la em toda a sua plenitude!
Tenham, você e sua família, um ótimo
e alegre Sucót!
Porção Semanal da Torá: Haazinu Devarim
(Deuteronômio) 32:01 - 32:51
Esta porção semanal é uma canção, um
poema ensinado ao Povo Judeu por Moshe. Ela reconta os testes e sofrimentos
vividos pelo Povo Judeu no deserto, durante 40 anos. A tradição Judaica é
ensinar cada criança Judia a memorizar Haazinu. Desta forma, internalizarão as
lições de nossa história, especialmente a futilidade de se rebelar contra o
Criador.
A
porção se encerra com Moshe sendo chamado a subir ao Monte Nevó, para ver a
Terra Prometida antes de morrer e unir-se a seu Povo (seus antepassados). A
propósito, esta é uma das alusões à vida após a morte na Torá. Moshe morreu
sozinho e ninguém sabe onde foi enterrado. Portanto, “juntar-se a seu Povo”
tem um significado muito mais elevado e profundo!
AINDA
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Dezenas de famílias não têm condições de adquirir produtos
básicos para Rosh HaShaná. As duas instituições abaixo estão se esforçando
muito para prover vinho, halá, mel e outros produtos casher a estas
famílias carentes. São instituições muito sérias e eu também as ajudo com
dinheiro. Envie sua contribuição para:
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O que São os Arbaát Haminím ?
Uma das mitsvót (mandamentos) especiais de Sucót são os Arbaát Haminím, as
Quatro Espécies (etróg, luláv, hadassím e aravót), bem como agitá-las
para os 4 pontos cardeais, para cima e para baixo. Um dos significados destes
movimentos é que D’us está em todo lugar. Entretanto, por que justo estas 4 espécies foram designadas para esta mitsvá?
Nossos
Sábios nos ensinam que estas 4 espécies simbolizam 4 tipos de Judeus: o etróg tem fragrância e
gosto, representando aqueles Judeus que estudam Torá e praticam boas ações. O luláv (ramo de palmeira) tem sabor mas
não tem cheiro, representando aqueles Judeus que estudam Torá mas não fazem
bons atos. Os hadassím (ramos de
mirta) têm cheiro mas não têm sabor, simbolizando aqueles Judeus que fazem boas
ações mas não estudam Torá. Finalmente, as
aravót (ramos de salgueiro) não têm nem sabor nem cheiro, representando
os Judeus que não estudam Torá nem praticam boas ações.
Que fazemos em Sucót? Unimos
estas 4 espécies, ou seja, unimos e reconhecemos cada Judeu como parte integral
e importante do Povo Judeu. Se apenas um estiver faltando, a mitsvá estará incompleta. Nosso Povo é
um. Precisamos fazer tudo que pudermos para unir o Povo Judeu e para fortalecer
o futuro Judaico!
(21 de setembro)
S. Paulo: 17:42
h Rio de Janeiro 17:29
Recife 16:55
Porto Alegre 18:01 Salvador 17:10 Curitiba 17:53
B. Horizonte 17:31 Belém 17:50
Brasília 17:47
Jerusalém 17:58
Tel Aviv 18:17 Miami 18:59 Nova York 18:37
Pensamento da Semana:
“Quando chove, procure o arco-íris
Quando está escuro, procure as
estrelas”
Shabat
Shalom e que todos tenham um
ano doce, pleno de bênçãos, saúde, crescimento espiritual e material!
Rabino Kalman Packouz
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE
FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch ben
Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliau Haim
ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim
Avraham Tzvi ben Golda – Hersh bem Sara - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben
Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Mordehai ben
Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Igal bem
Pola - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel ben Faride - Noam Shemuel ben
Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel
Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov
ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino
Ezriel ben Roizel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben
Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben
Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben
Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef Nissim ben Batia – Rabino Israel
Avraham bem Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Aliza Bracha Bat Simona Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava
Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat
Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel
- Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat
Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e
aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: EFRAIM FISHEL BEM ESTER, RABINO
REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON
YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN
ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON
BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN
MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA,
YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM,
SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri
HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT
TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE
BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV
BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV
NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA,
JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN
SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO
NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN
AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE,
HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH,
ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK
MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA
BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA
BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL
BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL,
RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN
ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE
H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara,
Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel
ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea
Kreindel bat Hantse Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan
ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara,
Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham,
Meir bem Sara, Natanel bem Rivka
Em memória de meus pais (Paulinho Rosenbaum), apenas posto no blog:
YECHIEL MENDEL BEN DAVID & FAIGA BAT MORDECHAI HALEWY
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