Nestes dia tão elevados, nos sentimos todos “pendurados” conforme as palavras da Guemarah, querendo fazer mais Mitzvot e por este mérito poder ser selados no Livro da Vida. Embora começamos um novo ano, e já estamos em 5779, a única Mitzvah que ainda tem como alterar o balanço do ano que passou é a Mitzvah de Teshuvah que devemos fazer nestes dias.
Isto é um trabalho pessoal de cada um de se auto-conhecer e entender como pode se tornar uma pessoa melhor, aprimorando seus atos e seus caminhos. No entanto, existem dicas que se aplicam a todos de como, cada um no seu nível, pode realizar uma mudança e ser considerado assim alguém que está fazendo Teshuvah.
Entre os requisitos da Mitzvah de Teshuvah está a Kabalah Leatid, uma resolução bli neder (sem promessas) que a pessoa aceita sobre si, que demonstra que ela mudou os seus caminhos e quer fazer Teshuvah. Rav Yisrael Salanter explicava o quanto uma decisão pode ser poderosa em relação ao futuro, e por isto pensava durante todo o mês de Elul qual seria a sua resolução que poderia fazer para levar para o ano inteiro a elevação e inspiração de Yom Kipur. Qual ato pequeno, mensurável e que pode ser feito com consistência, pode demonstrar ao mesmo tempo nossa vontade de crescer e gerar frutos para o ano inteiro?
Nenhum psicólogo conhece a fundo o quanto o Yetzer Hará (nossa má inclinação) é poderoso, e nenhum médico conhece o melhor remédio e prevenção contra ele. Rav Shlomo Wolbe, ztz’l a cada ano nos Asseret Yemei Teshuvah, costumava falar aos seus alunos que consta no Talmud בני, בראתי יצר הרע ובראתי לו תורה תבלין ואם אתם עוסקין בתורה אין אתם נמסרים בידו (קידושין ל:) – “Filhos, Eu criei o Yetzer Hará e Eu criei a Torah como antídoto, se vocês se involverem com a Torah, vocês estarão livres de sua influência (Kidushin 30a). Se a cada ano, quando chega Yom Kipur, nós percebemos que estamos fazendo os mesmos erros, isto significa que não estamos usando corretamente o antídoto sugerido pelo nosso Criador (ouvido pessoalmente).
Rav Moshe Chaim Luzzatto, conhecido como o Ramchal, escreve que um dos remédios mais potentes e eficientes contra o Yetzer hará, é na verdade muito fácil e frutífero: que a pessoa pare, diariamente e por alguns minutos reflita: quem sou, por que vim ao mundo, o que Hashem espera de mim? Porque Hashem gostava tanto dos Patriarcas?
Esta reflexão é realizada ao estudarmos Mussar, os ensinamentos éticos da Torah, que conforme explica o Chazon Ish, consertam nossos traços de caráter que são a base do cumprimento das Mitzvot (Emunah uBitachon 4:7). Em outras palavras, quem tem Midot tovot, traços de caráter aprimorados, terá uma pré-disposição e facilidade de cumprir a Torah. Rav Yossef Karo, o autor do Shulchan Aruch, costumava estudar com o Maguid (um anjo Divino) que lhe orientou a estudar diariamente a obra ética Chovot HaLevavot. Certamente, se alguém tão elevado precisava estudar Mussar diariamente, quanto mais nós precisamos!
Assim também é trazido na Mishnah Berura , no primeiro capítulo do Shulchan Aruch, que todo Yehudi deveria fixar um horário diário do estudo de Mussar, seja muito ou pouco. Rav Wachtfogel ztz”l, o Diretor espiritual da famosa Yeshivah de Lakewood explicava as palavras do Midrash Im yesh din lemata, ein Din lemaalah...Se existe julgamento aqui em baixo, não há necessidade de um julgamento lá em cima. Hashem, o Melech Chafetz baChaim- o Melech que quer Vida, quer o nosso bem verdadeiro e ás vezes tem que colocar obstáculos e sofrimentos para que mudemos os nossos caminhos e optemos pelo bem. Em hebraico, isto se chama Issurim(dificuldades) para que possamos Lassur (sair) do caminho errado. Mas através do estudo de Mussar, também podemos Lassur, sair e recalcular nossos caminhos.
Por isto, se uma pessoa pondera os seus caminhos, se “auto-julgando” e buscando assim o aprimoramento pessoal, não há necessidade de serem decretados tantas formas de despertá-lo, pois ele já se auto-despertou!Contrário ao que pensam, o estudo de Mussar leva a pessoa á alegria verdadeira, pois leva a pessoa ao auto-conhecimento e a um sentimento de realização pelo seu aprimoramento pessoal.
Neste Shabat Shuvah e em Yom Kipur quando, longe da agitação, temos tanto tempo para refletir e propor a Hashem nossos planos para o próximo ano, vale a pena levar o conselho do Ramchal em consideração. Existem livros, áudios, shiurim e formas diferentes de aplicar este conselho. Mesmo que nos comprometamos (bli neder) á fixar 4 minutos diários, para começar, isto pode levar a um crescimento verdadeiro.
(*Aos interessados em sugestões de livros de Mussar ou que gostariam de receber um áudio diário de 4 minutos TorahDrops, favor responder este e-mail *Aos interessados num Vaad semanal em áudio (Avançado) de como se estudar Mussar seguindo a obraמסילת ישרים , favor responder este email ou pelo WhatsApp 98086-6228)
G’mar Chatimah Tovah e Shabat Shalom, Yitzchak Benroubi
Os Gedolei Israel advertem sobre o uso da Internet sem filtro
Estas questões foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica.
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