Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A Guerra Final - Gog & Magog.


A guerra de Gog e Magog

A guerra de Gog e Magog é um conceito no judaísmo que descreve uma guerra que se espera que ocorra antes da Era Messiânica. 
Nesta guerra, Gog rei de Magog, reunirá muitos exércitos e com eles ele irá para a guerra contra o povo de Israel. Esta guerra será muito difícil e perigosa, mas no final, Deus derrotará Gog e seu exército com sinais milagrosos e maravilhas, e assim o mundo inteiro conhecerá e reconhecerá a realidade de Deus.
Fonte: A fonte primária deste conceito aparece no livro de Ezequiel :
Então, o filho de Adão veio e disse a Gog, de modo que o Senhor disse: "Não viva este dia com meu povo, Israel, para a segurança do conhecimento". E você veio do seu lugar dos pólos do norte, e você e as pessoas com você, todos os cavalos, todas as tendas de grandeza e grande multidão. Subirás contra o povo de Israel ao trono da terra, e virá eu no dia tardio, e eu o trarei sobre a minha terra, para o pleno conhecimento das nações em meu santuário, e para elas uma grande visão. 
Então - disse o Senhor, tu - que - falei aos antigos povos nas mãos dos filhos de Israel, os profetas no mar durante dois anos, para trazê-los consigo.
E o dia do dia veio sobre a terra de Israel, o Senhor dos céus ressuscitou, e meu calor estará em minha boca. E na minha morada, no fogo das minhas palavras, direi: se hoje não for, haverá um grande tremor sobre a terra de Israel... E eu o chamarei por todo o monte da espada, e o Senhor louvará ao SENHOR, e a espada de seu irmão cairá sobre ele. E julgarás com ele e com o seu sangue, e com o seu povo, e com as suas mãos, e com o seu povo, e com o seu povo, e com a multidão de pessoas com quem estás. E eu serei engrandecido e santificado, e conhecerei aos olhos de muitas nações, e saberei que eu sou o Senhor.
- 33, 14-23

No TALMUD, tratado Sanhedrin,  "o Santo, bendito seja Ele", queria fazer de Hizkiahu (Ezequias) o Messias, e de Sancheriv (Senaqueribe) a Gog e Magog", e daí aprender que não há identidade exata para Gog e Mag, e isso depende do caráter da geração.
O caminho da guerra - Nesta guerra e afins, o Rambam (Maimônides) cita:
E todas estas coisas, e no meio delas, um homem não saberá, para que elas assim vejam, quando forem: para que as coisas seladas sejam as mais nobres dos profetas... 
Leis dos Reis - Capítulo 12, Halachá 4
Objetivos da guerra
O propósito da guerra é fazer o mundo inteiro acreditar em Deus, afinal verá seus sinais e suas manifestações . Outro propósito: purificar o povo de Israel e livrá-lo dos criminosos e rebeldes .
A existência da guerra
A existência da guerra não é uma condição necessária na vinda do Messias, pois todas as más profecias não precisam se tornar realidade. Uma tradição bem conhecida, que após a longevidade do exílio nós morremos de guerra. O Rebe se referiu a isso e disse que há uma opinião de que esta guerra ocorreu na Primeira Guerra Mundial. Antes da Guerra do Golfo, o Rebe disse: "É tão simples que nem precisamos provocar o fato de que, após o Holocausto , não haverá momentos de dificuldade - Bondade e bondade, na bondade visível e revelada, a todo judeu e a todo o povo de Israel, onde quer que estejam, e com ênfase - boa e clara!" 
Há quem diga em nome do Rebe que a Guerra do Golfo é a guerra de Gog e Magog...
Mas de acordo com o Rebe, o Beit Din (incluindo o rabino Mordechai Eliyahu determinou que o povo de Israel teve problemas suficientes para ser "expurgado" pela Guerra de Gog e Magog.
Tempo de guerra 
Nas palavras de Chazal (Nossos Sábios) sobre o tempo da Guerra Gog e Magog há duas fontes que se contradizem, em um lugar está escrito que a guerra de Gog e Magog será nos dias messiânicos após a vinda do Messias , e em outro lugar. A opinião é que a guerra será depois da vinda de Mashiach ben Yossef, mas começará antes da vinda de Mashiach ben David .
Segundo Maimônides, a guerra começará somente depois da era messiânica e constituirá um dos sinais do Messias que luta as guerras do Senhor.
O Rebe , que escreveu que o Messias deve lutar a guerra do Senhor apenas se a redenção é na forma de Be'itá (a seu tempo) - mas se o povo de Israel merecer ser redimido à maneira de Achishena (antes do tempo determinado por D-us) - eles não precisam de guerra em tudo.

Deus ao lado de Israel num mundo em convulsão. 


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }