Meór HaShabat Semanal B’SD
Qual
o segredo para a felicidade no casamento? O meu querido amigo, Dr. Ron
Goldstein, tem 3 dicas para os maridos, que irão contribuir para harmonia no
casamento. Se a esposa estiver chateada com algo que ele fez, em primeiro lugar
ele deve admitir seu erro. E se não tiver certeza, é preferível errar para o
lado da prudência e dizer: “Sim, querida.” Não pode haver discussões se a
pessoa concorda com o seu cônjuge.
Se não funcionar, o marido
deve, então, oferecer seu pedido de desculpas: “Desculpe-me, querida”. Em geral
isto ajuda porque toda pessoa acredita que ele ou ela tem razão e quer o
reconhecimento dos outros, especialmente de seu cônjuge.
E se sua esposa ainda assim
estiver aborrecida, então ele deve explicar: “Eu sou apenas um homem” ... na
esperança de que isso irá despertar a compaixão natural e o perdão por aqueles
que admitem o erro de seus caminhos. Todos nós somos imperfeitos. O marido, ao
admitir que não é perfeito e que comete erros, pode atenuar o estado de
irritação de sua esposa.
O Rabino Abraham Twerski, entretanto, tem 3
diferentes frases para orientar a atitude da pessoa em relação ao seu cônjuge
para um casamento feliz: 1) Obrigado(a), 2) Me desculpe, 3) Eu te admiro.
Na verdade, a
felicidade conjugal começa muito antes - em com quem escolhemos para ser nossa(o)
futura(o) esposa(o). Nosso Patriarca Avraham enviou seu servo, Eliezer,
para sua longínqua cidade-natal de Haran para escolher uma esposa para seu
filho, Ytschak. Por quê? Os habitantes de Canaã eram idólatras e o povo de
Haran também era adorador de ídolos. O que Avraham estava procurando ao
escolher uma nora do povo de Haran?
Avraham sabiam que os
habitantes de seu local de origem eram criados com o conceito de respeito pelas
pessoas e ensinados a praticar atos de bondade. É verdade, eles podiam ser
adoradores de ídolos, mas a educação pode corrigir ideologias errôneas. No
entanto, traços de caráter que são impregnados na mente da pessoa em uma idade
muito precoce, são muito difíceis de serem mudados depois.
Há um versículo
aparentemente estranho na Torá sobre amor e casamento. A Torá nos diz: “Ele (Ytschak)
casou-se com Rivka, ela tornou-se sua esposa e ele a amou” (Gênesis
24:67). Não é a ordem ‘natural’ da vida que primeiro se ama uma
pessoa e depois se casa com ela ou ele?
A Torá veio nos iluminar com
uma brilhante perspectiva e discernimento: o verdadeiro amor se desenvolve depois de se fazer um
comprometimento total com seu cônjuge. Amor é o prazer que se tem em focar
sobre o que há de bom na outra pessoa. Com um compromisso total, a pessoa
seguramente irá enxergar aquelas virtudes.
Todos queremos amor e
procuramos alguém que nos fará felizes. Porém, o que se imagina muitas vezes
como sendo amor não passa de uma paixão passageira e cega ou, na melhor das
hipóteses, um amor egoísta. O que temos são duas pessoas egocêntricas
procurando satisfazer a si próprias. Caso não haja um empenho total, se um
cônjuge faz coisas que chateiam o outro ou se acha que existe alguém que pode
beneficiá-lo(a) mais – pode haver uma ruptura no relacionamento.
O amor tem de
transcender o egoísmo para se perceber que a verdadeira e a maior
felicidade vem de se beneficiar o cônjuge ao invés de usá-lo(a) como um meio
para a sua própria gratificação. Para que isso aconteça, o comprometimento
deve ser total.
O meu mestre, o Rabino
Noah Weinberg, de abençoada memória, costumava comparar o compromisso com um
cônjuge ao compromisso que a pessoa tem com a sua própria mão. Ninguém corta
fora sua mão porque ela o desagradou. No entanto, há um momento em que terá que
amputá-la – quando ela estiver com gangrena e ameaçando a sua vida.
Temos de compreender
que o casamento é um meio e não um fim. Uma pessoa deprimida, desmotivada
e isolada provavelmente será em seu casamento uma pessoa deprimida, desmotivada
e isolada casada. A Torá nos ensina que Adão, o primeiro homem,
completou-se ao casar com Eva: “O homem ... deve se unir à sua esposa e os dois
serão um só corpo” (Genesis. 2:25).
A aliança de casamernto deve ser lisa. Só o noivo tem a obrigação de colocar uma no dedo da futura mulher. No Judaísmo isso se chama KIDUSHIN (Sacramentação) |
Todos precisam descobrir o
que valorizam em suas vidas, o que querem da vida – e, em seguida, procurar
alguém que tenha as características corretas de bondade e verdade, e também os seus
mesmos valores.
Segundo a Torá, o propósito
de um casamento é a criação de uma entidade que irá desenvolver seu
relacionamento e proximidade com o Todo-poderoso – e para ter criar crianças a
quem poderão transmitir o legado de um estilo de vida conforme a Torá.
Seja qual for sua meta, a pessoa
deve escolher um cônjuge com bom caráter que tenha os seus mesmos valores e
objetivos. Em seguida, com um empenho e comprometimento totais, existe reais esperanças
para uma grande felicidade!
Porção Semanal da Torá: Toldót
Bereshit (Gênesis) 25:19 - 28:09
Rivka dá à luz Essav (Essau) e Yaacov (Jacob). Essav vende sua
primogenitura a Yaacov em troca de um prato de sopa de lentilhas. Ytschak
permanece em Guerar com Avimélech, o rei dos Filisteus. Essav casa-se com duas
mulheres Hititas, causando grande mágoa a seus pais.
Yaacov
personifica Essav, aconselhado por sua mãe, para receber as bênçãos de filho
mais velho de seu pai, já cego. Essav planeja matar Yaacov e este foge para a
casa de seu tio Laván, em
Padan Aram , seguindo o conselho de seus pais. Eles também o
aconselham a se casar com a filha de Laván.
Essav
entende que suas duas mulheres estão causando desgosto a seus pais e então
resolve casar-se com uma terceira esposa, Machlát, filha de Ishmael.
Dvar Torá: baseado no livro Growth
Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
A Torá declara: “E
Ytschak tinha quarenta anos quando desposou Rivka, a filha de Betuel o Aramita
(de Padan Aram) e irmã de Lavan o Aramita, como esposa” (Gênesis
25:20).
A Torá já havia
informado (na Porção Semanal da semana passada) que Rivka era filha
de Betuel, irmã de Lavan e que eram de Padan Aram. O que podemos aprender
com esta informação aparentemente supérflua?
Rashi, o Rabino Shelomo
Yitzchaki (que viveu na França no século XI),
considerado um dos maiores comentaristas bíblicos, fez
esta pergunta e respondeu que a Torá está aqui enfatizando os louvores
de Rivka. Ela era filha de uma pessoa perversa, irmã de uma pessoa ruim e
vivia em uma comunidade de pessoas más. No entanto, ela não aprendeu de seus
comportamentos!
Muitas pessoas
tentam justificar seus erros culpando os outros como a causa de seu
comportamento. “Não é minha culpa que eu tenho este mau caráter; eu aprendi de
meu pai e de minha mãe”. “Eu não sou culpada por esse mau hábito já que todos
os meus irmãos e irmãs fazem o mesmo”. “Todo mundo no meu bairro faz isso ou
não faz aquilo. Sendo assim, como eu poderia ser diferente?”. Estas pessoas
usam esses argumentos como uma racionalização para não terem que fazer um
esforço para melhorar.
Aprendemos de Rivka que,
independentemente do comportamento incorreto que possa existir ao nosso
arredor, temos a capacidade de sermos pessoas mais elevadas. Naturalmente, é
preciso coragem e um grande esforço para ser diferente. Uma pessoa justa pode
ser considerada inconformista e até mesmo rebelde por aqueles em seu ambiente
cujo padrão de valores está abaixo do seu nível. No entanto, um dos princípios
básicos da Torá é que somos responsáveis por nossas ações. Apontar para outros
que são piores do que nós não é uma justificativa válida para não nos
comportarmos adequadamente.
Se alguma vez nos pegarmos
dizendo: “Não é minha culpa que eu fiz isso. É por causa da forma como fui
criado(a) ou porque aprendi isso de tal e tal pessoa”, mudemos o nosso foco
para: “Vou fazer um esforço especial para melhorar nesta área, para superar a
tendência de seguir nos passos dos outros”.
Culpar os outros por
nossos defeitos e dizer que não podemos fazer nada para mudá-los é uma garantia
de que eles permanecerão conosco. Façamos uma lista dos traços negativos que
adquirimos em nosso ambiente e desenvolvamos um plano de ação para melhorarmos
nessas áreas!
Horário de Acender Velas de SHABAT
(9 de novembro)
S.
Paulo: 19:05 h Rio de Janeiro 18:51 Recife 16:56
Porto Alegre 19:35 Salvador 17:17
Curitiba 19:19 B. Horizonte 18:48 Belém 17:43
Brasília 18:58 Jerusalém 16:04 Tel Aviv 16:22 Miami 18:15 Nova York 16:24
Pensamento da Semana:
Cuidemos para que nossas
palavras sejam sempre doces e suaves.
Nunca se sabe quando
teremos que engoli-las de volta !
Shabat Shalom a
todos! Rabino Kalman Packouz
Tradução; GERSON FARBERAS |
Contate-me
via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE
FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch ben
Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu
Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara
– Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda – Hersh bem Sara - Kalman
Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava -
Mordehai ben Sara - Mordehai ben Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer
ben Devora Hana – Moshe Igal bem Pola - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel
ben Faride - Noam Shemuel ben Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben
Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov
ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino
Avraham Haim ben Rechel – Rabino Ezriel ben Roizel - Rabino Meir Avraham ben
Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia
Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia
Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef
Nissim ben Batia – Rabino Israel Avraham bem Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Aliza Bracha Bat Simona Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava
Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat
Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel
- Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat
Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e
aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM
FISHEL BEM ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN
RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR
AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE
ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT
AVRAHAM, YEHIEL
MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN
ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA,
AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH,
AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL,
HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT
ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID
BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak
arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM
SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD
MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN
BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN
FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN
MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN
DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON
WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL
BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH
ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem
AVRAHAM
ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA
BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA
BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL
BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL,
RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN
ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE
H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara,
Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel
ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea
Kreindel bat Hantse Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan
ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara,
Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham,
Meir bem Sara, Natanel bem Rivka
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