MENSAGEM #244
Ilusão de Ótica
O passuk diz em Kohelet: "שומר מצוה לא ידע דבר רע"- aquele que cumpre uma mitzvah não verá nenhum mal como resultado. As Mitzvot podem somente nos beneficiar tanto fisicamente quanto espiritualmente.Um conhecido que está muito envolvido em Chessed me contou que uma pessoa que estava com dificuldades financeiras e estava a ponto de perder seu galpão lhe perguntou se ele podia encontrar um lugar para guardar toda a sua mercadoria até que ele pudesse se recuperar financeiramente. Meu conhecido ligou para um de seus amigos e perguntou se ele podia ajudar. O amigo disse, "Claro, sem problemas. Acabei de comprar um novo galpão e não vou usá-lo nos próximos meses. Ele pode ficar com ele até que eu precise."
O homem então disse, "Mas quero te alertar, eu não conheço esta pessoa muito bem. Pode ser que ele não vá embora quando você lhe pedir." O amigo disse, "Tudo bem. Eu quero ajudá-lo, ele está precisando."
Pouco tempo depois deste gesto de altruísmo para ajudar um estranho, um agente imobiliário ligou para este amigo oferecendo-lhe quase três vezes o valor que ele tinha acabado de pagar pelo galpão. Estava nem mesmo no mercado imobiliário. Ele acabou vendendo e teve um lucro enorme logo depois de ter feito aquele Chessed. Nós não conhecemos exatamente os mecanismos de Hashem, mas parece que o Chessed lhe pagou seus dividendos imediatamente.
Ainda assim, algumas vezes, vemos pessoas fazendo uma mitzvah e aparentemente elas acabam perdendo por isso. Como podemos entender isto se o Passuk diz o contrário?
Uma certa pessoa contou ao Rav Lugassi que ele foi estudar Torah e enquanto ele estava no Shil (Sinagoga), um cliente ligou para a casa dele e a sua esposa disse algo ao cliente que acabou lhe custando cinco mil dólares a mais do que tecnicamente ele deveria ter de pagar. Ele perguntou ao Rabino, "Eu achei que uma pessoa não pode perder por cumprir uma mitzvah, não é? Eu fui estudar Torah, e perdi $5,000."
O Rabino respondeu, "Isto é fato e sempre permanecerá o mesmo - uma pessoa nunca perde por cumprir uma Mitzvah. Mas Hashem nos testa para ver o quanto confiamos Nele. "Você vai ganhar neste mês", disse o Rabino, "exatamente o montante que Hashem determinou para você em Rosh Hashanah. Se o número era, digamos, $10,000, é isto que você vai ter. Mas, para poder te testar, Hashem te deu um extra $5,000 que nunca foi destinado para você. Isto foi "test money". Hashem somente fez parecer que você tinha perdido este dinheiro por uma Mitzvah que você fez.. Você deve saber que você não perdeu por causa do comentário da sua esposa ou porque você estava na sinagoga. Foi tudo uma armação. O dinheiro nunca foi seu desde o começo."
Em geral, ninguém nunca poderia nos causar uma perda se não for decretado por Hashem. Se uma pessoa foi roubada ou enganada ou perdeu algo valioso, este dinheiro para começar, nunca foi dela. O Midrash traz uma parábola de um Rei que amava muito uma pessoa, mas aquele homem devia ao Rei muito dinheiro e ele era pobre.
Então certa noite, o Rei enviou seu escravo na casa do homem pobre, e mandou colocar dinheiro sob sua porta pois assim ele teria dinheiro para pagar o Rei quando viria coletar o dinheiro dia seguinte.
Então assim também é conosco. Se uma pessoa tem que perder dinheiro, Hashem, em sua infinita bondade, lhe dá este dinheiro e somente depois Ele tira. A pessoa sente a perda, pois achou que o dinheiro fosse dela, mas na verdade, somente foi dado para que ela pudesse pagar os "impostos".
Nós não conseguimos ver os mecanismos de Hashem, mas podemos confiar que Ele está sempre agindo de forma justa e misericordiosa. O fato permanecerá sempre o mesmo: Uma pessoa nunca perde por cumprir o desejo de Hashem.
-- Rav David Ashear
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.