CHANUKÁ 5779 (dezembro de 2018)
Avraham estava muito preocupado. Jacques, seu único filho, era um bom menino, mas estava andando com más companhias. Avraham conversava muito com o seu filho, mas sempre que demonstrava preocupação, escutava a mesma resposta: “Não se preocupe, pai, o que eles fazem não me afeta”. Porém, Avraham via que, aos poucos, sem perceber, o filho ia mudando suas atitudes e adquirindo maus hábitos. Ele pediu então ajuda a um homem muito sábio. O homem levou Jacques para um passeio em um enorme jardim. De repente, ele parou e pediu a Jacques que pegasse uma plantinha que crescia ali. O jovem segurou a pequena planta e facilmente a arrancou.
Continuaram caminhando mais um pouco, conversando, até que o sábio avistou uma planta um pouco maior. Ele pediu para que o jovem arrancasse também aquela planta. O jovem puxou com força e a planta saiu, com raiz e tudo. Algum tempo depois, o sábio viu um arbusto e pediu para que Jacques o arrancasse. Desta vez, o rapaz precisou usar toda a sua força para retirá-lo, mas conseguiu. Finalmente, o sábio viu uma árvore e pediu para que Jacques a arrancasse. O jovem agarrou o tronco e tentou arrancá-la, mas sem sucesso. Tentou várias vezes até que, ofegante, desistiu. O sábio então deu um sorriso e explicou:
- Assim também funciona com nossos maus hábitos, eles vão se enraizando dentro de nós. Quando andamos com más companhias, permitimos que os maus hábitos se tornem parte de nós, sendo cada vez mais difícil arrancar.
Aquele passeio mudou para sempre a vida de Jacques, que entendeu que a frase “isto não me afeta” é uma grande mentira que dizemos para enganar a nós mesmos.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.