A primeira vela foi acesa domingo passado, dia 2, logo após o pôr do sol.
A cada dia acendemos uma
vela a mais: na segunda-feira, 2 velas, na terça-feira, 3 velas, e assim por
diante, até chegar a 8 velas no próximo domingo à noite, 9 de dezembro.
Nesta sexta-feira, 7 de dezembro, acendemos as velas de Hánuca (6
velas) antes do pôr do sol (e antes das velas de Shabat).
As velas de Chanucá devem ser acesas antes das velas do Shabar |
Diversos leitores querem saber mais
detalhes sobre o que é Hánuca e como a comemoramos. Eis uma sinopse desta tão
querida festividade:
Existem duas maneiras pelas quais os
nossos inimigos tentaram nos destruir durante a História. A primeira foi
através da aniquilação física, sendo a última grande tentativa o Holocausto. A
segunda foi através da assimilação cultural. Purim é a celebração anual de
nossa sobrevivência física. Hánuca é a celebração anual de nossa sobrevivência
espiritual, apesar das inúmeras tentativas de nos destruir através da
assimilação cultural.
Em 167 A .E.C., o imperador
greco-sírio Antióhus resolveu destruir o Judaísmo banindo três mitsvót:
O Shabat, a Santificação do Novo Mês (estabelece-se o primeiro
dia do mês pelo testemunho de duas pessoas que viram o nascer da lua nova) e o Brit
Milá (a entrada dos meninos no Pacto de Avraham, através da circuncisão). O
Shabat significa que D’us é o Criador e o Mantenedor do Universo, que Sua
Torá é o ‘mapa’ da criação, contendo seus significados e valores.
Santificar o Novo Mês serve para determinar a data dos Feriados
Judaicos. Sem isto seria o caos. Por exemplo, Sucót cai no 15º dia de Tishrei. O dia em que isto ocorrerá depende da declaração
do primeiro dia de Tishrei. O Brit Milá é o símbolo do nosso pacto
especial com o Todo-Poderoso. Todos os três mantêm nossa integridade cultural e
eram, portanto, uma ameaça à Cultura Grega.
Matitiáhu e seus 5 filhos,
conhecidos como os Macabeus, iniciaram a revolta e, três anos depois,
conseguiram expulsar os opressores de Israel. A vitória foi um milagre. Tendo
conseguido recuperar o controle do Templo Sagrado, em Jerusalém, desejaram
colocá-lo em funcionamento imediatamente. Precisavam de azeite de oliva,
ritualmente puro, para reacender a Grande Menorá do Templo. Porém, somente um
frasco de azeite foi encontrado intacto, suficiente para queimar por apenas um
dia, sendo que precisavam de uma quantidade que durasse oito dias, até que um
novo azeite, ritualmente puro, pudesse ser produzido. Um milagre ocorreu e
aquele azeite, suficiente para um só dia, ardeu por 8 dias.
Daí acendermos velas de Hánuca (ou,
melhor ainda, recipientes com azeite de oliva) por oito dias. Um no 1º dia, dois no 2º, e assim por diante. A
primeira vela é colocada no lado direito da hanukiá (ou Menorá) e, a cada dia,
uma nova vela é acrescentada imediatamente à sua esquerda. Na primeira noite
recitamos três brahót e duas nas noites subsequentes. Acendemos a vela
sempre a partir do lado esquerdo (a vela do dia), seguindo em direção ao lado
direito da hanukiá. A hanukiá deve ter todos seus ‘braços’ alinhados e na mesma
altura. A tradição Ashkenazi é que cada homem acima de 13 anos acende sua
própria hanukiá, enquanto que a tradição Sefaradi é acender uma única hanukiá
por toda a família. As bênçãos podem ser encontradas no Sidur, o livro
de preces. Mesmo sendo permitido acender as velas dentro de casa, é preferível
acendê-las onde os passantes da rua possam ver suas chamas, para divulgar o
milagre de Hánuca. Em Israel, muitas pessoas acendem as velas do lado de fora
das casas, em caixas de vidro ventiladas feitas especialmente para se colocar a
hanukiá.
A tradição de comer látkes,
panquecas de batata, é para recordarmos o milagre do óleo (látkes são
fritas em óleo). Em Israel, a tradição é comer sufganiót, sonhos
recheados com geléia. O dreidel, um pião com quatro lados, tendo as
letras hebraicas Nún, Guímel, Hêi e Shín (as
primeiras letras de “Nês Gadól Hayá Shám:
Um Grande Milagre Aconteceu Lá -- em Israel”) é o jogo tradicional. Nos
tempos da perseguição, onde estudar Torá era proibido, os Judeus estudavam
escondidos e, quando os soldados gregos vinham investigar, rodavam o dreidel
e fingiam estar apostando. As regras: Nún - ninguém ganhou; Guímel
- o que rodou leva tudo; Hêi - o que rodou leva a metade; Shín -
o que rodou tem que ‘colocar na mesa’ o equivalente ao que foi
apostado. Ganha quem acumular mais fichas no menor tempo!
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Porção Semanal da Torá: Mikets Bereshit (Gênesis) 41:01 - 44:17
O Faraó
sonha com vacas e com espigas e exige que alguém interprete seus sonhos. O
encarregado dos vinhos do palácio relembra a habilidade de Yossef (José) de interpretar os sonhos. Daí o trazem da prisão. O
Faraó reconhece a verdade na interpretação feita por Yossef (de que haveria
sete anos de fartura, seguidos por sete anos de fome) e o promove ao posto de
segundo-homem no comando de todo o país, com a missão e a permissão de preparar
o país para enfrentar o período de fome.
Dez dos
irmãos de Yossef vêm ao Egito comprar comida. Ele os reconhece, mas não é
reconhecido. Yossef os acusa de serem espiões e os coloca numa série de
situações para que trouxessem seu irmão caçula, Benjamim, ao Egito. Porém,
quando Benjamim vem, Yossef o acusa de ter roubado sua taça de vinho mais
especial. Querem saber o porquê? Semana que vem ... o
grande desfecho !
Dvar Torá: baseado no livro Living Each Day,
do Rabino Dr. A. Twersky
Hilel, o grande Rabino, ensinou que na primeira
noite de Hánuca acendemos uma vela e a cada noite sucessiva acrescentamos mais
uma, até que no oitavo dia estaremos com oito velas acesas. Porque Hilel
prescreveu este método para comemorarmos os oito dias de Hánuca? Não seria mais
belo e impressionante acender oito velas a cada noite?
Há aqui duas importantes lições a aprendermos: (1)
Precisamos sempre nos esforçar para crescer e aumentar nossa espiritualidade.
Não é possível ficar espiritualmente parado – ou a pessoa avança ou regride.
(2) É um equívoco querer agarrar muito de uma vez só. Crescer espiritualmente é
como subir uma escada. Se a pessoa quiser subir muitos degraus em um passo só,
provavelmente acabará caindo. É por isto que acrescentamos às luzes de Hánuca
apenas uma vela a mais por dia!
Outra Pergunta de Hánuca
Semana passada trouxemos a famosa pergunta de Hánuca: Se
foi encontrado azeite de oliva suficiente para queimar por apenas um dia na Menorá do Grande Templo Sagrado de
Jerusalém – e o azeite durou oito dias, então o milagre foi apenas os sete dias
adicionais de iluminação. Por que celebramos Hánuca por oito dias e não sete? E
trouxemos algumas respostas na edição anterior.
Esta semana gostaria de lhes trazer outra famosa
pergunta: por que celebramos o milagre do azeite que durou 8 noites se a
verdadeira salvação de Hánuca foi a vitória do Macabeus sobre a
superpotência da época, os greco-sírios? Esta vitória não foi menos milagrosa
e, no entanto, recebe apenas uma pequena menção em nossas orações. Eis 2
respostas do livro Inside Chanukah, do Rabino Aryeh P. Strickoff:
- Os judeus celebram a sua própria salvação e
não a ruína dos outros. O milagre do azeite é sobre a edificação do povo
judeu; a vitória na guerra é sobre a derrota dos greco-sírios.
- O azeite representa a pureza e a santidade; a
guerra – morte, destruição e impureza.
Horário de
Acender Velas de SHABAT
(7 de dezembro). IMPORTANTE:
as Velas de Hánuca devem ser acesas ANTES das Velas de Shabat!
S.
Paulo: 19:24 h Rio de Janeiro 19:09 Recife 17:07
Porto Alegre 19:57 Salvador 17:30
Curitiba 19:39 B. Horizonte 19:06 Belém 17:51
Brasília 19:13 Jerusalém 15:57 Tel Aviv 16:14 Miami 17:11 Nova York 16:10
Pensamento da Semana:
Shabat Shalom e Feliz Hánuca!
Rabino Kalman Packouz
Sugestão: mostre este texto a seus familiares!
Este fax é dedicado à memória de meu pai
Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L
ESTE
FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aharon Dov Ben Hannah Lea - Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin
ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi
- Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi
ben Golda – Hersh ben Sara - Itschak
Shalom Halevy ben Hannah Rivka - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben
Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Moshe ben Lizette - Moshe
Eliezer ben Devora Hana – Moshe Zalman Arie ben Nessia Feigue - Pessach ben
Sima – Rachmiel ben
Etel - Tzvi ben Tsipora -
Yaacov ben Golde – Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Ezriel ben Roize – Rabino
Israel bem Rachel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben
Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben
Lea – Rabino Shmariau Yossef Nissim bem Batia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa
- Rabino Israel Avraham bem Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Alte Haia Sara Yudit bat Haia
Roise – Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine
Perl - Hana Lea bat Hava - Mashe bat
Shoshana - Orovida bat Yaziza
- Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat
Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia
Chava bat Rivka e aos feridos em Israel
E à MEMÓRIA DE: YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM
FISHEL BEM ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN
RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR
AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE
ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT
AVRAHAM, YEHIEL
MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN
ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA,
AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH,
AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL,
HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT
ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID
BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak
arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM
SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD
MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN
BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN
FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN
MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN
DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON
WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL
BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH
ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem
AVRAHAM
SANDRA ESTHER BAT AVRAHAM, FAIGA
BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA
BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL
BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL,
RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN
ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE
H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara,
Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel
ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea
Kreindel bat Hantse Yahat, Hagai bem Linda Ilana, Reuven bem Elisheva
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan
ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara,
Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham,
Meir bem Sara, Natanel bem Rivka
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