Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Velas de Chanukah: Pra Inglês ver ou só pra Yidden ver?

                                                              Bs”d 
   
                            Esta mensagem foi dedicada Leiluy Nishmat
                 Chaya Rivka (Noiman) bas R. Moshe Dov HaLevi, a"h
 
E se o judeu estiver na China?
                            Pirssumei Nissa: Para quem?

Um dos elementos principais na Mitzvah de Ner Chanukah  é o conceito de Pirssumei Nissa – divulgar o milagre. Assim como os Gregos tentaram trazer escuridão a Am Israel, acendemos estas velas para publicar o milagre de nossa sobrevivência espiritual. Assim como queriam causar a assimilação do Povo Judeu e impedir o seu crescimento, acendemos as velas nas portas dos lares Judaicos e até mesmo acendemos uma Chanukiah por criança (segundo o costume dos Ashkenazim) lembrando o que queriam diminuir. Por este conceito ser tão central nas leis de Chanukah, ele vai afetar tanto o horário, procurando assim acender no horário ideal onde haverá mais Pirssumei Nissa, assim como o local das velas para que possam idealmente ser vistas pelo maior número de pessoas.

A grande dúvida que surge para todos os que moram fora de Eretz Israel é se este conceito se aplica somente para Yehudim que irão ver as velas de Chanukah ou também para não-Judeus? Isto pode fazer uma grande diferença caso a pessoa, por exemplo, se encontre numa área sem Yehudim ao seu redor: será que deveria acender as suas velas na janela para publicar o milagre entre os não-Judeus ou seria melhor do lado de sua porta, próxima da Mezuzah  como instituíram os Sábios, mesmo que somente ele as verá ? Isto é, será que o conceito de Pirssumei Nissa - publicar o milagre, se aplica também aos não-Judeus? Um Yehudi que está viajando a negócios na China ou passando férias na Thailandia deveria se preocupar em publicar o milagre?



A resposta a esta pergunta depende de como entendemos um trecho do Talmud que discute quando seria o horário apropriado do acendimento. Quando o Talmud no Massechet Shabat (21b) define o horário ideal do acendimento das velas, ele descreve que até que shetekale reguel min hashuk – que não haja mais pessoas no mercado. Ao perguntar quanto seria isto, explicou Rav Yochanan até que os Tarmudai não mais se encontrem. Rashi explicou que os Tarmudai são um povo não Judeu que vendiam madeira para os Yehudim, e enquanto eles estavam na rua, é um sinal que o comércio não fechou e ainda há compradores que irão ver as velas de Chanukah.

Embora o Talmud tomou estes não-Judeus como parâmetros, a grande maioria das autoridades explicam que eles vendiam isto aos Yehudim que circulavam, e o conceito de Pirsume Nissa se aplica somente a Yehudim. Rav Chaim Kanievsky, shlita, aponta que o fato que Rashi tenha se prolongado neste comentário mencionando este Povo parece indicar que não-Judeus estariam incluídos. Porém na opinião do Rif, os Tarmudai se referem a um tipo de profissão e assim sendo, não é uma referencia a outros povos.

Na prática seguimos o costume da maioria  das autoridades que concluem que o conceito de Pirsume Nissa não se aplica entre não Yehudim. A obra Shaarei Yemei Chanukah explica que o conceito de Pirsumei Nissa acontece para pessoas que irão ver as velas e associar a lembrança ao milagre. No entanto para aqueles que nem imaginam do que se trata, isto é, não Judeus que não sabem do que se referem estas luzes, não se aplica o conceito de publicar o milagre. Por isto, caso a pessoa tenha de decidir onde vai colocar a sua Menorah, é apropriado: 

a) que a coloque a priori num local onde algum outro Yehudi vai vê-la.
b)  até mesmo um Yehudi que não cumpre a Torah e as Mitzvot é alguém potencial que pode ser levado em consideração.
c) Caso a pessoa mora num prédio e acende a vela na janela, a mitzvah de Pirssumei Nissa pode ser cumprida caso hajam Yehudim em outros prédios que avistarem as suas velas.

É interessante notar que os Sábios definiram os parâmetros deste conceito de publicar o milagre: Pirsumei Nissa não é somente uma divulgação do milagre de Chanukah. Uma divulgação pode ser feita com muito marketing, com banners, com luzes, nos Shoppings ou estádios. No entanto, a importancia do local e da simplicidade das velas de Chanukah são uma referência ao conceito de Ner Ish uBeito: uma vela por família, nos lembrando que o milagre da sobrevivencia depende da luz da Torah que paira nos lares Judaicos, a principal fonte da sobrevivenca de Am Israel.

Que possamos merecer divulgar a Luz de Chanukah até o dia que Imale Haaretz Daat Hashem - que a Terra resplandecerá o conhecimento de Hashem 

Chanukah Sameach,
Yitzchak Benroubi

Os Gedolei Israel advertem sobre o uso da Internet sem filtro 

Estas questões  foram trazidas aqui como uma forma de despertar a curiosidade, a beleza e a profundidade do estudo da Halachá. Qualquer dúvida na prática deve ser consultada com uma autoridade Rabínica
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }