Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Dá Para Julgar Alguém Positivamente? -------> Shabat Shalom VAIEHI (22 de Dezembro); MEOR HASHABAT


Quais, você diria, são as chances de se recuperar um pacote deixado no banco de trás de um táxi - com 80.000 dólares dentro? Provavelmente diríamos que as chances não são muito boas. Alguém poderia pensar que a maioria das pessoas tem uma necessidade premente por dinheiro - especialmente motoristas de táxi - e a tentação seria grande demais.
Esta história aconteceu em Jerusalém alguns anos atrás. Quando o motorista percebeu o saco e o que estava nele, decidiu voltar imediatamente ao prédio onde deixara o passageiro a fim de devolvê-lo - antes que o desejo de ficar com o dinheiro o subjugasse. Mas como devolvê-lo? O passageiro não estava do lado de fora do edifício e havia apartamentos demais para bater de porta em porta. Então, o motorista elaborou um plano. Ele andaria pelo corredor de cada andar até ouvir um choro incontrolável vindo de algum apartamento e tocaria a campainha para ver se o seu passageiro estava lá. Assim foi: depois de caminhar alguns andares, ele ouviu pessoas lamentando e chorando.
Podemos imaginar a alegria e o alívio ao verem o motorista de táxi e mais ainda, o pacote de dinheiro? Aquelas pessoas estavam comprando um apartamento e tinham que entregar esta parte do pagamento à vista. Eles pensaram que tudo estava perdido. Tinham certeza que o motorista embolsara o dinheiro. E como foram surpreendidos!
Como julgamos as pessoas? O Midrásh (um comentário com parábolas sobre a Torá) nos traz a seguinte passagem na história da Arca de Noah (Noé). Antes de soltar a pomba que traria o ramo de oliveira, ele enviou um corvo. No entanto, o corvo recusou a missão e ficou circulando sobre a arca. Por quê? O Midrásh nos diz que ele suspeitava de que Noé o estava enviando para longe a fim de pegar sua esposa. Será que isto faz sentido? Noé foi a única pessoa justa o suficiente no mundo para ser salva do Dilúvio. Como poderia o corvo possivelmente suspeitar dele?
O corvo não suspeitava da ‘pessoa física’ de Noé. Ele apenas pensou que se estivesse na posição de Noé, era isto o que faria. Este Midrásh nos ensina que temos a tendência de julgar as pessoas de acordo com os nossos próprios valores. Em linguagem moderna: Quando você aponta um dedo para alguém, perceba que existem três dedos apontando de volta para você.
A Torá nos ordena a julgar as pessoas favoravelmente: "Você deve julgar seu próximo com justiça" (Levíticus 19:15). Este versículo nos obriga a dar aos demais o benefício da dúvida quando os vemos realizando uma ação que poderia ser interpretada positiva ou negativamente (Rambam, Sefer Hamitzvot, mandamento positivo 177; Sefer HaChinuch 235).
Eis aqui uma orientação breve e geral sobre darmos o benefício da dúvida, compilada do livro Love Your Neighbor, do rabino Zelig Pliskin:
Em geral, se a probabilidade de um julgamento favorável e de um desfavorável for igual, dê o benefício da dúvida; se o sujeito é uma pessoa má (definido como aquele que persiste em sua má conduta apesar de todas as advertências e repreensões), não lhe dê o benefício da dúvida. Já se a pessoa é justa e pia, dê o benefício da dúvida mesmo se se verificar que a ação foi indevida.
Mesmo quando devemos mentalmente julgar as pessoas favoravelmente, devemos estar em guarda para proteger a nós próprios ou outras pessoas de um prejuízo. Se pudermos esclarecer o assunto, é adequado corrigir a pessoa se ela errou. Se por engano suspeitarmos que certa pessoa inocente fez algo de errado, somos obrigados a apaziguá-la e dar-lhe uma bênção (Talmud Babilônio, Berachot 31b).
Julgar favoravelmente não é fácil. Uma vez que comecei com a história de um motorista de táxi de Jerusalém, gostaria de terminar com a história de outro motorista de táxi de Jerusalém - e uma loja de chapéus. Em 1979, meu amigo, Gur Aryeh Herzig, deixou seu chapéu preto de Shabat no táxi quando chegou a Jerusalém do aeroporto. Ao perceber que o chapéu tinha ido embora para sempre, naquela noite ele foi à loja Ferster Hat no bairro de Mea Shearim e escolheu um chapéu novo para comprar. À caixa registradora, ele contou a história do chapéu perdido ao proprietário da loja. Querer adivinhar qual foi a resposta dele?
O proprietário se recusou a vender o chapéu! "Vou colocá-lo de lado e guardá-lo para você, mas não vou vendê-lo até que você verifique com a empresa de táxi sobre o chapéu. Não vale a pena vender-lhe o chapéu e você ficar pensando mal dos motoristas de táxi de Jerusalém”. Gur Aryeh caminhou até a Nesher táxis. Eles ficaram muito felizes que ele veio pegar seu chapéu que o condutor tinha trazido naquela tarde!
Pode ser difícil julgar as pessoas favoravelmente, mas certamente é possível!
Porção Semanal da Torá:   Vaiechí      Bereshit (Gênesis)   47:28- 50:26

            Esta porção semanal começa com Yaacov em seu leito de morte, 17 anos após ter chegado ao Egito. Yaacov abençoa os dois filhos de Yossef, Menashe e Efraim. (Ainda hoje costumamos abençoar nossos filhos todo Shabat à noite, com a bênção Possa o Todo-Poderoso fazê-lo como Efraim e Menashe  --  ambos cresceram na Diáspora sob influências estranhas e, mesmo assim, continuaram devotos à Torá). Depois abençoa os demais filhos, individualmente, com bênçãos que são também proféticas e os censura quando necessário.
            Uma grande comitiva da corte do Faraó acompanha a família a Hevrón para enterrar Yaacov na Maarát HaMachpelá, a caverna comprada anteriormente por Avraham. A porção semanal encerra-se com o falecimento de Yossef e sua exigência para os Israelitas trazerem seus restos mortais com eles, para serem enterrados em Israel, quando fossem salvos e retirados da escravidão do Egito. Assim acaba o livro de Bereshit!

Dvar Torá:      baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

Antes do falecimento de Yaacov, a Torá nos conta: “E Yaacov (Jacob) chamou seus filhos e disse: ‘Reúnam-se e vou lhes contar o que irá ocorrer no final dos tempos (quando o Povo Judeu será redimido da Galut, o exílio)(Bereshit, 49:1)”. O que Yaacov quis dizer com a expressão ‘Reúnam-se’?
Quando disse a seus filhos para se reunirem, Yaacov quis dizer que deveria haver ahdut, unidade, entre eles. Somente quando há unidade entre os descendentes de Yaacov é que ocorrerá a redenção. Se ainda não há unidade, ainda não chegou a hora da redenção.
Com isto podemos entender porque os irmãos de Yossef disseram a ele que antes de falecer, seu pai Yaacov pediu que os perdoasse. Em nenhum lugar a Torá relata que Yaacov pediu a Yossef que perdoasse seus irmãos. Entretanto, o Rabino Yeshaia Hurwitz (Polônia, 1560-1630), conhecido pelo acrônimo de Shlah [pela autoria do livro Shnei Luhót Habrit (As Duas Tábuas da Lei)], escreveu que a resposta pode ser encontrada em nosso versículo, onde Yaacov pediu aos irmãos para se reunirem. O que Yaacov estava pedindo a todos eles, inclusive Yossef, era por unidade e pelo profundo amor que surge da unidade. Onde há amor, existe perdão.
            Este é um tema crucial em nossos tempos. As pessoas são muito diferentes umas das outras em vários sentidos. Entretanto, se todos os descendentes de Yaacov perceberem o quão importante é haver ahdut, esta unidade trará um amor que transcende as reclamações específicas de uma pessoa contra a outra e tornará nossas vidas muito mais agradáveis e harmônicas!



Horário de Acender Velas de SHABAT
(21 de dezembro)

S. Paulo: 19:32 h   Rio de Janeiro 19:17  Recife 17:14   Porto Alegre 20:06  Salvador 17:38   Curitiba 19:47 B. Horizonte 19:13   Belém 17:58  Brasília 19:21  Jerusalém 16:01  Tel Aviv 16:18  Miami 17:16  Nova York 16:14

Pensamento da Semana:
“Ame as pessoas pelo que elas são
E não as julgue pelo que não são!”

Shabat Shalom!  
Rabino Kalman Packouz
 

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este texto a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L


ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aharon Dov Ben Hannah Lea - Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda – Hersh ben Sara - Itschak Shalom Halevy ben Hannah Rivka - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Zalman Arie ben Nessia Feigue - Pessach ben Sima Rachmiel ben Etel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Golde – Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Ezriel ben Roize – Rabino Israel bem Rachel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Shmariau Yossef Nissim bem Batia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Israel Avraham bem Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Mashe bat Shoshana - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM FISHEL BEM ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
SANDRA ESTHER BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat, Hagai ben Linda Ilana, Reuven ben Elisheva
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir bem Sara, Natanel bem Rivka

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }