Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Yossef, haTsadik - José, o Justo


José, o Justo (resumido - veja link original no rodapé)

José ou José ben Jacó é uma das tribos de Israel , o primeiro filho de Raquel e o décimo primeiro filho de Jacó . Seu nome foi dado a ele por sua mãe Raquel, que estava estéril por muitos anos, e quando ela nasceu, viu outro sinal branco: "E ele chamou seu nome depois que acrescentou a mim outro filho. [ 1] José é o décimo primeiro filho de Jacó.
Nos Sábios , Joseph é conhecido como José, o Justo , porque ele permaneceu na experiência da esposa de Potifar , que é o sexto dos sete Ushpizin .
Segundo a tradição, Joseph nasceu no dia 27 de Tamuz , no ano de 2999  para a criação do mundo .

José Justo deixou 110 anos de idade, seus filhos o "dobraram" e o puseram na Arca do Egito como seu pedido, para que os filhos de Israel fossem à terra de Canaã - a Terra de Israel ajeitará o caixão no sepulcro de Israel.


Sua sabedoria 

O rei do Egito, Faraó , diz a José: "Afinal, Deus deu a você tudo o que não é sábio, e sua sabedoria é como você" Gênesis 41:39 ) . É isso que os Sábios ensinam sobre o versículo Daniel 2:21 ) : " Seder Olam Rabbah, Leiner Edition, Capítulo L. ; Yelut Shimoni, Daniel, Remez Thataras ) .
A fonte de sua sabedoria já está no começo da parasha,  Rashi Gênesis 37: 3 ) explica:
Filho dos Anciões " - nascido para ele em sua velhice. Mas Onkelos traduziu: " Ele é sábio para ele." 
Ele ensinou [seu pai Jacob] a ele [a Joseph].
Ramban em seu comentário sobre o sonho do Faraó Bereshit 40: 7 ) escreve:
"Ele perguntou aos dois grandes ministros e eles estavam na casa de seu mestre que o odiava , e cada um poderia ordenar a levantar a cabeça acima dele, e ele não tinha medo deles perguntarem e dizerem:" E ele pediu para eles dizerem: Eles têm uma solução para isso, porque deve ser sua sabedoria que, se ele tivesse escapado, o padeiro o teria enforcado ".
"Ele disse a ele que teria que ter um homem sábio e sábio encarregado de toda a terra, e nomearia mais oficiais para ir ao país e reunir toda a comida, pois o governante não poderia ir de maneira alguma. E ele lhe disse que ele seria sábio e sábio, sábio, que ele poderia administrar com a terra do Egito em pão de acordo com os filhos da sua mão, e dar-lhes a viver e vender o permitido para as outras terras para reunir riqueza e dinheiro para Faraó. Tais como o Hometio mencionado por nossos rabis, [7] e o dinheiro vivo que mata o feto, e coisas semelhantes. "
Além disso, como isso é expresso na prática na gestão da economia egípcia no Talmud, "Vilakat Yosef, todo o dinheiro e tudo" - "Este texto nos diz que todo o assunto informou Ma'alot Yosef sabiamente e sabiamente , e que havia um homem de fé que trouxe todo o dinheiro para a casa de Faraó, Ele fez para si tesouros de dinheiro e tesouros escondidos na terra do Egito, ou enviou-o para a terra de Canaã, mas deu ao rei que confiava nele todo o dinheiro e comprou-lhe a terra também os corpos, e achou também agradável aos olhos daquele povo que Hashem é aquele que consegue seus inimigos.

Solução ideal

Ele sonhou que as fitas de seus irmãos estavam se curvando para seu bico - isto é, seus irmãos se curvando a ele, e que o sol, a lua e onze estrelas se curvavam para ele - certamente o décimo primeiro representa seus onze irmãos.
E por que ele resolveu os sonhos dos eunucos como havia resolvido? Além do Espírito Santo, há também a lógica: o mordomo, que estava ativo, espremeu as uvas - e, por outro lado, o padeiro era passivo e só o frango estava ativo. Então José disse: "O ministro do gado viverá e o padeiro morrerá". Além disso, o frango não está perto de uma pessoa viva, tem medo dele - e, se for abordado, a pessoa deve ter morrido.
No sonho do Faraó , as vacas simbolizam a situação econômica (sete ou a fome) - porque são contra as duas fontes de alimento: grão e carne - então José entendeu que essa é a intenção, e não como os hieróglifos.
Em todos os casos, parece que Yosef atribui tanta importância aos sonhos e à sua compreensão e compreensão deles - que ele os segue, seus irmãos tinham tanto medo dele que ele lhes contou sobre seus sonhos, e aparentemente ele pensou que eles se tornariam realidade. Quando conserta os sonhos do mordomo e do padeiro, ele não dá uma data distante, como fazem os golpistas, por mais três ou três anos - mas em outros três dias , e esse é um tremendo perigo; se a solução não se realiza, os eunucos que mentiram para eles Eles vão esquecer tão rapidamente. Além disso, ele também pede ao mordomo para trabalhar com ele com o faraó, e ele está convencido de que ele está correto em sua solução. Assim também Faraó - José não está satisfeito com a solução do sonho, mas acrescenta recomendações práticas, como organizar o Egito nos próximos quatorze anos.

Suas ações 

As ações de Joseph testificam mais do que qualquer outra coisa às suas qualidades .
  • Medo de Deus - diante de seu irmão, quando eles ainda acreditam que ele é o rei do Egito, ele declara: "... os deuses verei" (II, 18). E o Ramban escreveu sobre: ... e disse à esposa de seu mestre - o texto declara que se deve fazer o que ela quiser, mesmo que ela seja sua amante, a esposa de seu mestre, e ele a teme, pois ele teria temido mais o nome . E esta é uma razão para a esposa de seu mestre: (39: 8).
  • O nome dos céus na sua boca - como ele disse aos ministros do Faraó antes da solução dos sonhos: "José disse-lhes: 'Para Deus as soluções dos sonhos (38: 8) e faraó, antes que ele resolve o sonho:' Deus fará a paz de Faraó ' ,
  • Preservando sua identidade e terra hebraica - hebraico eu sou hebraico e vim do hebraico. De acordo com o Ramban : "E o gosto da terra dos hebreus , da terra de Hebron, onde Abraão e Isaac viveram, que Abraão, que era o chefe do relacionamento, se chamava Avraham, o hebreu ... e seu nome era grande entre as nações; E eles mesmos conservarão o seu nome, de modo que não interfiram com os povos das terras cananéias, e este nome será mantido em toda a descendência de Israel para sempre.E esta é a razão que um homem hebreu nos trouxe (acima), porque José lhes disse que eu era meu, e não queria que eles o mantivessem em Canaã. Ora, a terra de sua morada era chamada terra dos hebreus, isto é, a terra em que os hebreus eram chamados: 40:15
  • Regra e monarquia - dirige a casa Potifar, a prisão e no final do reinado do rei do Egito 80 anos "a mais longa monarquia da Bíblia"
  • Economia adequada - da economia potifar à economia egípcia. Assim, foi determinado que "Joseph é corrigido para um meio de subsistência"
  • Ele não guardava rancor - os irmãos lhe causavam muitas coisas ruins: primeiro queriam matá-lo, jogaram-no em um buraco, venderam-no - e Yosef não guardou rancor contra eles. Quando seu irmão pensou que se vingaria, chorou e explicou: "Você pensa no mal? Que é possível viver com um grande povo. " [12] Isto é, desde que ele entende que tudo correu para melhor, ele sente que não há razão para estar zangado com seu irmão.

Yosef é simbolizado pela cabala no aspecto "básico" da aliança, por causa de seu heroísmo no Egito, que foi tentado pela esposa de Potifar . Você também pode especificar as seguintes medidas :

  • Heroísmo coragem e coragem - apesar de ser um escravo, ficou ao lado do faraó e levou a solução dos sonhos e até ofereceu-lhe a política que irá conduzir. Obter a bravura de um boi .
  • A honra de seu pai - foi para Nablus, embora ele não estivesse inclinado a fazê-lo . Não disse a ele sobre sua venda até sua morte
  • Honra - honrou os filhos das servas, deu roupas a seu irmão que não serão envergonhadas moveu todo o Egito de um lado para o outro de modo a não secar os filhos de Israel que não há fazenda permanente.
  • Seu perdão para seu irmão - até mesmo Shimon, que alimentou e regou (Rashi) - levou as pessoas dele para que seus irmãos não se envergonhassem, e a maioria deles foram apaziguados para não se arrependerem de sua venda.
  • Apesar de Yosef receber o reino, ele não estava orgulhoso de seus irmãos e de toda a casa de seu pai, assim como ele era pequeno aos seus olhos quando começou a ser escravo no Egito, então ele era pequeno aos seus olhos depois de rei.
  • Modéstia - santificou o nome do Céu secretamente com a esposa de Potifar e escondeu as ações de sua mãe e, portanto, ganhou a bênção "olho de Ali". Nem ele olhou para as filhas dos reis que tentaram olhá-las 
  • Moralidade e lealdade - ele não estava traindo seu mestre, Potifar. Ele não envia nada a seu pai sem a permissão do faraó, e ele não revela a venda dele para o mundo. "O Rabino Ovadiah Sforno escreveu sobre os Sábios e acrescentou: A casa da casa do Faraó "deu a si mais do que todo o seu trabalho para ter uma palavra para si mesmo".

Ajuda Divina 

Joseph recebeu Ruach haKodesh (Espírito Sagrado) que estava sobre ele desde a sua juventude até o dia de sua morte, e ele iria comandá-lo com toda a sabedoria". Deus estava com ele tanto em bem-estar quanto em aflição, segundo o Midrash Rabba segundo os sábios: "E Deus era José" - R. Yudan em nome de R. Ivo disse: Eu não tenho nada senão bem-estar. : O ministro do crescente não vê nada em sua mão quando Deus está com ele " 
A sorte era a herança de Joseph. O termo "bem sucedido" se repete várias vezes ao descrever suas ações. "E ele viu seu mestre que o Senhor estava com ele, e tudo o que o Senhor fez", ele continuou com o ministro dos cozinheiros na prisão, onde recebeu a honra "em nome do qual Deus está com ele, e que ele fez com as mãos".  "Oh Deus, o Senhor deixou claro".
No Livro dos Salmos é descrito que na prisão: "Um homem enviou um servo diante deles para ser vendido a José, e eles o manejaram em suas mãos" embora isso possa se referir ao período em que ele Baixe o Egito ao invés de prisão.
Os filhos de Yosef são informados de que o mau olhado não o domina, como está escrito: "Ben Porat Yossef ben Porat é o olho de Ein", isto é, o olho de Ein Ein (que controla o olho e o olho não os controla), ou mesmo de outro verso Na semente de José), "e a maioria deles foram contados na terra", que peixes no mar os cobrem, e os olhos não os controlam, a semente de José não tem o olho maligno controlando-os. 

Semelhanças com o pai 

Os comentaristas bíblicos o vêem como semelhante ao pai. Rashi em DH ben Zaqunim escreve: "... Ziv tinha um ícone que se parecia com ele"  Midrash Rabba acha que os eventos que Joseph passou são semelhantes aos de seu pai: "Rabi Shmuel bar Nachman disse: Estas são as gerações de Jacó, Yosef não deveria tê-los chamado para dizê-lo, mas estas são as gerações de Jacob Reuben. Mas tudo o que aconteceu aconteceu com isso.

  • O que nasceu circuncidado, este também nasceu circuncidado.
  • O que é sua mãe estéril, esta também é sua mãe estéril.
  • O que é sua mãe deu à luz anos, apesar de sua mãe ter dado à luz anos.
  • O que é o primogênito, até mesmo o primogênito?
  • Como seria para a mãe nascer?
  • O que seu irmão odiava, até mesmo seu irmão o odiava.
  • O que seu irmão pediu para matá-lo?
  • O que é um pastor, outro pastor?
  • É uma soneca e está apagada.
  • Foi roubado duas vezes e foi roubado duas vezes.
  • Ela é abençoada com riqueza e é abençoada com riqueza.
  • Foi para o exterior e foi para o exterior.
  • Ele se casou com uma mulher do exterior e se casou com uma mulher do exterior.
  • Isso deu origem a filhos no exterior, e isso deu origem a filhos no exterior.
  • Isto foi acompanhado por anjos, e foi acompanhado por anjos.
  • Foi criado por um sonho, e foi criado por um sonho.
  • Isto é abençoado com a casa de seu sogro para ele, e isto é abençoado com a casa de seu sogro para ele.
  • Desceu ao Egito e desceu ao Egito.
  • Ele superou a fome e consumiu fome.
  • Satisfaz e satisfaz.
  • Isto é uma mitzva e é uma mitzva.
  • Morreu no Egito e morreu no Egito.
  • É nakht e é nakht.
  • Eles colocaram seus ossos, e eles colocaram seus ossos para cima.

Bênçãos Yosef

As bênçãos de Jacó a seu filho José são mais detalhadas do que o restante das bênçãos, exceto a de Yehuda. Eles expressam as expectativas do pai sobre o filho sábio. Chazal os viu como uma expressão do que aconteceria com ele no futuro.
Bênção de Jacob 
O filho de uma vaca, o filho de um boi, que tem olhos em seus pés. 
Repreenderam-no, repreendendo-o e colocando-o entre os descendentes dos hititas. 
E ele habitou na tenda de suas mãos, e a semente de suas mãos saiu das mãos de Abir, de lá ele se desviou de lá a semente de Israel. 
Dos vossos pais e da tua descendência, e dos vossos seios, e abençoarei-vos nas lagoas dos céus, dos altos da terra, das profundezas da terra, debaixo das margens das suas margens e do seu vento. 
Nos tanques de vossos pais, eles venceram as margens da terra, até que o desejo de um quarto de mundo seja pela primeira vez, e será santo para seus irmãos.
39, 22-26)
Rashi escreveu sobre os Sábios de Olam - de acordo com minhas bênçãos que aumentaram até o fim das fronteiras das colinas de Olam, que me deu uma bênção quebrada sem limbo, alcança os quatro cantos do mundo como se diz (acima de 28) e quebrou o mar e a terra Abraão e Isaque. 
Ele disse a Abraão: "Eis aqui os teus olhos, vê os teus chifres, etc." Pois toda a terra que vês, eu te darei e mostrarei somente a terra de Israel.
Isaac disse (Êxodo 26: 3) que tu e tua semente darão todas as terras de Deus e estabelecerão o juramento, etc. Isto é o que Isaías disse (Isaías 10:14), e eu te dei a herança de teu pai Jacó, e não disse a herança de Abraão. 
Moshe Rabeinu apresenta outro aspecto das bênçãos sobre a futura herança das tribos dos filhos de José em Canaã. E assim ele escreveu em Parshat Vazot HaBracha :
Bendito é Moshe Rabeinu
E dirá: Do seio do Senhor, farei um arco-iris e um arco iris da Terra.
E o escudo do sol e o tronco do jardim estavam espalhados.
E desde o princípio das montanhas e desde a fundação das pedras do mundo.
Ea terra da terra, e a da terra, e a da terra, e a da terra, e a da terra dos seus habitantes.
Em nome de seu mensageiro, ele se voltou para ele, e o povo de seu povo o viu, e seu povo lutará contra eles, e eles virarão as costas para eles, e se multiplicarão com os homens. 
Lag, 13 - 17
Yalkut Shimoni escreveu: "E José disse: Bendito é o Senhor da sua terra , que a terra de José é abençoada de todos os países.
É possível completar as bênçãos nas palavras de Yaakov Avinu para Efraim e Menasheh, para Rashi, o anjo que foi redimido comigo - um anjo que costumava me atacar no meu problema, como é dito (Bereshit 11: 11-13). Os meninos - Menashe e Ephraim: Vidgo - como esses peixes são frutíferos e muitos e nenhum olho [mal] os controla.
Eu também sabia que meu filho sabia que ele era o mais velho, ele também se tornaria uma nação e ele também iria crescer -
Que Gideão sairia dele que Deus estava fazendo um milagre por ele:
Mas seu irmãozinho cresceria
Que Yehoshua estava destinado a deixar a terra e ensinar a Torá a Israel:
E sua semente será cheia das nações:
O mundo inteiro será enchido com o som de Shimon quando ele colocar um dia quente em Gibeão e uma lua no vale de Ayalon:
E terminou com a bênção de seus filhos, abençoou-os com suas bênçãos e disse: "Um homem a seu filho, que Deus o faça como Efraim e Manassés; e coloque Efraim em sua benção diante de Manassés, para precedê-lo com as bandeiras e a dedicação dos príncipes.

Símbolo da tribo

"Shoham" - Fonte: Wikimedia 
Que foi dividido neles em Cheshvan Mishpat . Rabbeinu Bechay lê a pedra, ou "Nekeli", a tradução de Onkelos, que traduz Burla , e aparentemente se refere a "Brill".
E o atributo dessa pedra é dar graça a uma pessoa aos olhos de todos os seus leitores, e ela é chamada de Shoham, e contém as letras do nome, depois do nome do ditado: "E Deus era José e havia um homem de sucesso". E aqueles que se casam no palácio real farão muito e serão ouvidos.
----------------------------------------------------------------------------
Mashiach ben Yosef é a imagem de José, o Justo. Dos livros sagrados aparece que ele é uma figura maravilhosa do Tzaddik Supremo. Tudo o que ele quer é mudar a realidade e nos levar em direção à redenção. Entre os grandes sábios de Israel que dizem ser sua imagem está o Ari, e os trabalhadores no caminho de Mashiach ben Yosef nas gerações de Akabta Demashicha são homens da aliança que lidam com a construção de Jerusalém em santidade em Atarot Dalata, como é costume em nome de Vilna Ga'on . 
Por outro lado, os descendentes de Judá têm um papel espiritual, como o estabelecimento da yeshiva na terra de Gósen: "para estabelecer uma casa para ele ensinar a Torá e estudar a Torá". Na tradição judaica, a dualidade Isso é expresso nos ensinamentos dos dois messias, Mashiach ben David e Mashiach ben Yosef.
O Dr. Alexander Klein em seu artigo Mashiach ben Yosef acredita que essa dualidade dos dois messias: Messias, filho de José e Messias, filho de Davi, é eterna. Reflete ambos os lados, que sempre existiram: o material e o espírito. O conflito não passou sobre o povo de Israel, mas no final dos dias haverá uma solução no espírito das palavras do profeta Ezequiel
O midrash também mostra como Moshiach ben Yosef aparece, que é a nona carta de redenção:
"E o Messias, filho de Davi, e Elias, o profeta, foi e viveu o messias do filho de José, reunido nas portas de Jerusalém, e enviou messias, filho de Davi, para o restante de Israel, dispersos pelas terras. Imediatamente todos os reis das nações do mundo os carregam nos ombros e os trazem para eles e assim por diante.

Túmulo de Joseph

Artigo principal: Túmulo de José
Túmulo de José - De acordo com Burns and Destruction - Fotos: Menachem Brody
A Tumba de José está localizada nos arredores da cidade de Nablus, em frente ao portão da cidade de Nablus bíblico . Espaço correspondente ao lugar de estacionamento de Jacob quando veio de Haran 
O local de seu enterro é mencionado no final do livro de Josué , quando Josué ben Nun enterrou os ossos de José, os justos que estavam com as tribos de Israel durante os quarenta anos do Sinai e a conquista da terra de Canaã como está escrito no livro de Josué : "E os ossos de José que os filhos de Israel do Egito, E no campo da terra em que Jacó gerou desde os filhos de Emor, pai de Siquém, na direção de Quisma; e estes foram os filhos de José, para Nahla. 24:32
O monumento está dentro de um prédio que foi queimado e destruído por uma multidão árabe em 2000. Durante a destruição do prédio, um policial de fronteira, o druso, Medhat Yosef, foi ferido e sangrou até a morte.
No livro de Josué é dito: " E os ossos de José, que foram criados entre os filhos de Israel do Egito, foram enterrados no sarcófago (24:32). O rabino Yosi bar Chanina disse: Eles disseram que nós o roubamos de Shechem para Shekhem, e nós retornaremos suas partes. Eles o tiraram de uma parábola para o que era? Os bandidos que entraram no porão, tomaram um jarro de vinho e beberam, olharam para o dono da adega. E José lhes disse: "Eu juro a você que do lugar onde você me roubou, você me trará de volta." "Ze'ev Kharlich (Jabot) cita o artigo dos Sábios em seu artigo: Borot Dotan explica que a cova estava de fato em Dotan, mas a própria Dotan era uma cidade pequena, subordinada à cidade de Shekhem.

Os dez mártires [ editar ]

Artigo principal: Os dez mártires
Os dez mártires do reino eram dez dos maiores líderes de Israel.Em as autoridades romanas, eles tinham que expiar o pecado dos filhos de Jacó por vender José, o Justo .Ostensivamente, esta é a conclusão do comando bíblico: "E um homem rouba e vende". [[Livro do Êxodo]], 21, 16
Rabino Shimon ben Gamliel , Rabi Akiva e Rabi Chananiáh ben Teradyon , Rabino Elazar ben Shammua , Rabino Sishev, o Escriba , Rabino Chanina ben Hechinai e Rabino Yehudah ben Baba , Rabino Chutzpiah, o tradutor, e Rabino Yehudah ben Dama . , Que foram brutalmente executados pelos romanos após a destruição do Segundo Templo . A descrição do ato é apresentada na lamentação de Ella Ezekra , que é recitada de acordo com a tradição sefardita na ordem das lamentações da aurora de Tisha B'Av e de acordo com a versão asquenazita da oração Selichot na oração de Mussaf no Yom Kippur . :
O midrashim dos Sábios elabora sobre isso, e assim começa o midrash "Ella Ezekra" - os Dez Mártires do Reino
Rabbi Yishma'el é citado como tendo dito: "Até agora, o Santo, bendito seja Ele, não encontrou impedimento em Sua venda, mas Seu Filho? O anjo Gabriel, que de acordo com o Midrash estava envolvido nos ensinamentos do rabino Yishmael, responde: "Desde o dia em que as tribos venderam José, o Santo, bendito seja Ele, não achou ninguém entre os justos e chassidim como as tribos. E o julgamento é selado quando: "Uma voz saiu e disse: 'Se eu ouvir outra voz, vou transformar o mundo inteiro em caos e olhar'".

Achados arqueológicos do período

Joseph era parte do governo dos hicsos?

No contexto de José, há passagens na Bíblia que indicam que ele foi nomeado vice-rei do Egito por um rei que não era de origem egípcia, talvez um filho do governo dos hicsos .O pesquisador Eitan Finkelstein, um estudante de doutorado da Bíblia no Instituto Superior de Estudos da Torá na Universidade Bar-Ilan  levanta questões que parecem ser intrigantes.
  • De acordo com o Midrash ", Joseph disse-lhes: 'Você não disse isso - que o irmão deste aqui morreu - eu vou chamá-lo e ir com você!" E ele costumava ler:' Joseph, filho de Jacob, venha a mim! (Gênesis 38: 3), e eles não acreditaram nele até que o próprio faraó lhes mostrasse a palavra. (Bereshit Rabbah 53: 8) A idéia de que Yosef mostrou a seu irmão seu testamento como prova de que ele era seu irmão que foi circuncidado como eles é aparentemente baseado no pedido de Yosef no versículo ao lado do versículo citado no sermão: "José disse a seus irmãos: Não me vejam" ) E a ênfase que seus irmãos de fato se aproximaram dele, antes de José repetir que ele era seu irmão "e ele veio e disse que eu te acrescentaria" (ibid.).
    De acordo com os achados arqueológicos e descrições históricas, a palavra era muito comum no Egito. No Egito havia fotos e esculturas de homens circuncidados, e até relevos mostrando o próprio ato da circuncisão. Algumas das múmias foram examinadas e foram circuncidadas. O historiador grego Heródoto descreve a palavra como o costume do Egito. 

  • [Deve-se notar, no entanto, que Chazal em Midrash Bereshit Rabbah disse que Joseph, quando era vice-rei, ensinou os egípcios a circuncidar.
Portanto, o Midrash, segundo o qual José provou sua identidade ao irmão, apresentando a palavra em seu corpo, em comparação com a ausência dela nos egípcios, requer esclarecimento.
Ethan Finkelstein encontra uma explicação para todos esses fenômenos, de acordo com a cronologia das dinastias egípcias nas citações de Menaton, um sacerdote egípcio do século IV aC . A linhagem definida por Manton como a "décima quinta dinastia" é chamada dinastia hicsa, ou seja, "os governantes de terras estrangeiras". Segundo ele, na época o baixo Egito era governado por governantes estrangeiros, apoiado pela incessante infiltração do céu e de outros povos. Como resultado da dominação estrangeira do Baixo Egito.
A libertação do Egito do jugo dos hicsos começou com uma guerra que foi proibida por dois governadores do sul, no curso dos quais os egípcios completaram a derrubada dos governantes estrangeiros. No que diz respeito ao namoro histórico, pode-se argumentar que o relato bíblico "e surgiu novamente no Egito, que não conhece José" (Êxodo 1: 8) coincide com esse período [deve ser notado que Ibn Ezra também escreveu que o novo é no sentido de que não era a semente da monarquia].
Se Yosef de fato se integrou ao domínio egípcio em uma época em que os hicsos, os cultos asiáticos não nativos, ainda não haviam nascido, podia-se entender por que sua palavra era excepcional - pelo menos comparada às famílias dos governantes que estavam no palácio real.
Esse fato também pode explicar por que José estava tão naturalmente integrado ao governo e por que o faraó estava interessado em colonizar a tribo semita de José no Egito.Também é possível entender por que era necessário comprar as terras egípcias para que o rei tivesse o direito de cobrar impostos e por que esse direito não era percebido como direito natural do rei em virtude de seu reino.
De acordo com esse sistema histórico, a agitação política fundamental que ocorreu no Egito, descrita no início do Êxodo, foi o que levou o regime egípcio a deixar de considerar a tribo dos filhos de Jacó como um ponto focal de apoio ao regime e passou a considerá-los um perigo governamental. Este não era um medo geral egípcio que não tinha base na realidade, mas um rei egípcio que finalmente conseguiu remover o fardo dos estrangeiros que haviam assumido o seu país, e agora ele deve proteger seu país.

José era um "Amhotep"?

A pedra na ilha de Seahl. Fonte: Wikcionário
Uma das figuras mais proeminentes da história egípcia, bem conhecida dos egiptólogos, foi o "vice-rei" chamado Emkhotep. Ele foi o gênio que desenvolveu a técnica de construir pirâmides (esta técnica é desconhecida para nós hoje). Na pedra da ilha de Siheil está gravada uma antiga inscrição egípcia, que conta uma série de fatos importantes sobre a vida do "vice-rei" mencionado. A inscrição na pedra em questão é primeiro traduzida e publicada por HK Brugsch em Die Biblischen sieben Jahre der Hungersnoth (Leipzig, 1891) e mais tarde em muitos livros da história egípcia.
Vamos oferecer algumas comparações entre o que é contado na pedra sobre os emhotos e o que a Torá nos fala sobre José, o Justo:
Gênesis, capítulo umPedra na ilha de Ishaiel
José deu conselhos ao faraó sobre como lidar com os sete anos de fome.Amhothap aconselhouFaraó o que fazer em sete anos de fome no Egito.
E disse Faraó a José ... em cima de sua armadilha ISK Cl Ami meramente HCSA AGDL Mmc; e disse Faraó a José lo dei Atc sobre Cl terra do Egito: .... e disse Faraó a José I frah e Bladic não o homem Irim No seu alcance e At Rglo Bcl terra do Egito ."... a pessoa mais importante antes do Faraó."
Faraó disse a José ... Você estará em minha casa."Diretor do Palácio Real".
E Faraó disse a José, Depois que Deus revelou a você tudo o que não é sábio e sábio."Ele é o mais sábio de todos os homens."
E ele tirou o seu tabuete da mão e deu a José."Guardião do Selo Real".

E vale a pena notar que na pedra é descrito que o faraó deu 120 quilômetros de terra aos sacerdotes do Egito, e este fato existiu na vida de José e como descrito no livro de Gênesis .
O egiptólogo James Henry Breasted escreveu que um chamado egípcio também foi chamado pelos egípcios: "Yo".
É bem sabido pelos historiadores que após a morte de Amhothap, embora ele fosse apenas o vice de Faraó e não o Faraó, os egípcios fizeram dele dois grandes e importantes ídolos.Esta é precisamente a razão que Chazal diz que José não queria ser enterrado no Egito, Eles não trabalhariam seu corpo como um deus.
A seguir estão alguns fatos adicionais publicados por historiadores, que mostram uma clara conexão entre a imagem dos emhotos (e / ou a "divindade" atribuída a ele) à imagem de Joseph:
Emoções nas fontes da históriaDescrição da Torá em Joseph
Era muito conhecedor em línguas estrangeiras  .Na Lei Oral Chazal diz que Joseph conhecia (por milagre) setenta e um idiomas.
Foi chamado "proprietário de terras do povo da terra" .E o soberano será adicionado à terra, que será a causa da destruição de todo o povo da terra.
Os egípcios desenhavam o ametope na forma de um boi.Em Deuteronômio José é comparado a um touro (e esse era o seu símbolo nas tribos).
Os egípcios, após a morte de Amhothap, fizeram dele um ídolo e construíram um "templo" para seu servo, onde havia "templos" de bois. O templo é chamado Serafis.Na Lei Oral do Talmude Babilônico , Chazal diz que a idolatria de "Ser-Apis" tem o nome de Yosef.
O ex-diretor do Museu Egípcio em Berlim, Dietrich Wildung, escreve que o "templo" construído em honra da imperatriz tinha outro nome: "o aprisionamento de José" (aliás, podemos concluir que os egípcios não apagaram o verdadeiro nome de Amhotep).Isso pode ser explicado pelo nome "o encarceramento de José", que recebeu essa honra como "compensação" pelo que os egípcios proibiram Yosef, conforme relatado em Gênesis  .
O historiador Joshua Greents escreve que os fenícios também adotaram a antiga idolatria egípcia para Amhothap, e há uma tradição de que ele era um jovem muito bonito, e uma mulher tentou derrotá-lo e ele escapou.Assim é contado no Livro de Gênesis  : "Haverá uma bela beleza e uma bela visão", e toda a história da esposa de Potifar.
Arqueólogos fizeram grandes esforços para localizar o túmulo de Amhothap sem sucesso. O egiptólogo James Henry Breasted cita uma canção do antigo Egito, na qual o poeta reclama que Amhotep, embora tenha inventado as pirâmides, não tinha pirâmide, nem foi encontrado seu túmulo.E levou os ossos de José consigo, porque os sete numeraram os filhos de Israel, dizendo: ç Deus, a tua glória será a tua fortaleza, e exaltarás os vossos ossos deles.
Deve-se notar que, de acordo com muitos estudiosos, o período de emancipação corresponde ao período bíblico de Joseph].

José como governador do antigo Egito - achados arqueológicos

Além do exposto a respeito da comparação entre Yosef e Amhotep, existem muitos sinais arqueológicos que correspondem à história bíblica de Joseph:
1. Havia enormes armazéns para grãos no Egito.
2. Na pintura que foi encontrada no túmulo faraônico de um tempo apropriado para José, mostrando armazenamento de grãos e gravadores.
3. No papiro "Harris 1" (famoso por ser o mais longo papiro jamais descoberto, agora no Museu Britânico), na coluna 75, é descrito que ele veio da região de Canaã - Síria, que se tornou uma figura muito importante no reino egípcio e ensinou Sua grande sabedoria.
4. Um canal (construído nos dias do antigo Egito) é chamado Nahal Yosef ("Rio de José").
5. Em setembro de 2009, os arqueólogos descobriram muitas moedas egípcias antigas feitas de pedra. Entre as moedas (conhecidas como "deben"), foram encontradas moedas representando um governador, e o nome do governador está escrito na moeda: José . Outras moedas diziam "Avô Sabani" ("Aquele que apoiava o Egito"). Em uma das moedas de "Yosef", sete são desenhadas, e em outra moeda há uma figura de uma vaca .
6. Chazal no Midrash Bereshit Rabbah  documenta que quando Yosef se tornou vice-rei, ele ensinou os egípcios a circuncidar (mesmo que eles não fossem judeus, e o fizeram por uma razão que não é o lugar para explicar). Este fato é claro para os historiadores, já que havia ampla evidência (principalmente da necrópole de Thabee) de que muitos egípcios eram circuncidados. No relevo dentro do túmulo de Ankhmahor em Saqara, há um relevo pintado com palavras egípcias um para o outro.

Clique para o ORIGINAL EM HEBRAICO


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }