Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Você em tempo real - 20 de Dezembro, 2018 - 12 de Tevet, 5779 - emunahtododia.com

MENSAGEM #257
 

 Você em tempo real



Certa vez, uma senhora solteira me perguntou: "Hashem não quer que eu seja uma Tzadeket? Ele não quer que eu cresça na minha Avodat Hashem? Se eu fosse casada certamente estaria agora num nível muito mais alto".

Outra vez, um homem me perguntou: "Hashem não quer que eu estude Torah? Se eu não tivesse problemas nos meus negócios, seria capaz de aprender muito mais".

A resposta para tais perguntas é que Hashem sim quer que nós estudemos e sejamos Tzadikim, mais do que nós mesmos desejamos. Ele nos colocou no mundo com o único propósito de crescermos espiritualmente. Jamais podemos dizer "Se ao menos eu tivesse isso, ou se eu tivesse nascido naquela família, tudo seria melhor" porque Hashem é Quem está nos colocando nas nossas circunstâncias e Ele é quem está mandando nossos testes. Se esta é a vida na qual Ele nos colocou, significa que esse é o único meio para nos tornarmos os Tzadikim que Ele quer que nos tornemos. A situação na qual nos encontramos jamais rouba de nós nossa espiritualidade, muito pelo contrário, é o meio para nós alcançarmos nossas metas.

O Rav Lugassi apontou que todo o propósito de nosso exílio é para nós melhorarmos e fazermos o nosso Tikun, não obstante ser tão difícil ser observante no mundo que vivemos. Os testes são realmente difíceis e eles estão ficando ainda mais difíceis. Porém, somente sob as condições que vivemos poderemos fazer o nosso Tikun e alcançar o nosso propósito.

Diz o Pasuk "ואהבת את ה' אלוקך בכל לבבך"-Você deverá amar Hashem com todo o seu coração. Rashi explica "לא יהא לבך חלוק על המקום" – o que significa que nunca se deve ter sentimentos negativos com relação a Hashem, não importa o que a pessoa esteja passando. O Rabino Shlomo de Karlin acrescenta à explicação, ensinando que a palavra מקום (Hashem) significa literalmente "lugar". Ou seja, nunca se deve dizer "O lugar em que eu me encontro não é um bom lugar para eu servir Hashem".

Se Hashem nos colocou no lugar onde estamos, deve ser exatamente esse lugar que poderemos nos elevar e servir Hashem.

O Rabino Elimelech Biderman contou uma história sobre um aluno do Birkat Avraham de Slonim, que tinha que estar nos Estados Unidos para Rosh Hashana. Isso lhe causou uma grande aflição, uma vez que ele queria estar perto de seu Rabino e dos outros Chassidim de Slonim. Além disso, naquela época os Estados Unidos não tinha o fervor Chassídico que ele estava acostumado. Ele escreveu uma carta para seu Rabino expressando sua decepção.

´É possível (e necessário) servir Hashem em qualquer lugar.

Seu Rabino lhe respondeu: “Hashem coloca uma escada para cada Judeu subir. Yosef viveu na decadente terra do Egito e Hashem montou uma escada para ele lá. Yossef subiu a escada e foi assim que ele se tornou Yossef Hatzadik. Da mesma forma, se você tem que estar nos Estados Unidos em Rosh Hashana, aquele é o lugar que Hashem colocou sua escada. Essa escada se estende de onde você estiver e vai diretamente aos Céus. O lugar que você está é o melhor lugar para você alcançar os níveis mais altos. Portanto, aceite-o com amor e alegria”.

Essa ideia é aludida no Pasuk, "ובקשתם משם את ה' אלוקיך"-Devemos procurar Hashem do lugar que Ele nos colocou, seja qual for esse lugar. Essa é a única maneira de alcançarmos nossas metas.

                                                                                  -- Rav David Ashear 

O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily e não pode ser postado em outros sites.



Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }