Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Bechór e Bachír: o maior é o melhor?

Muito se fala por aí que o povo judeu é o povo eleito e que uns acham legal, outros não, e ninguém é melhor que o outro e patati patatá.

Então vamos esclarecer um pouco as coisas, assim fica todo o mundo feliz:

O termo usado para primogênito, primeirão, ou o maior em hebraico é Bechór - בְּכוֹר. 

Já o termo usado para alguém que ocupa um cargo senior, ou de maior responsabilidade é Bachír - בְּכיר. É o caso do patriarca Abrahão.

Bachír significa 'aquele que foi eleito' (do hebraico Bechirá -  בְּחִירָה).

E quando é que uma pessoa é eleita para um cargo ou missão?

Quando ela reúne as qualidades ou características que atendem à demanda ou necessidades daquele que elegeu, como se espera num pleito eleitoral, por exemplo.

Mas isto não quer dizer que aquele que não foi eleito não tenha esta capacidade.

Vamos dar alguns exemplos da própria Torá para respaldar a idéia:

Isaque, filho do patriarca Abrahão, não era o Bechór (o primeirão - este era Ismael), mas o Bachír (que herdou a Terra de Israel e a missão de dar continuidade à obra de Abrahão).

O próprio D-us diz a Abrahão na Torá: "... pois Sei que você ordenará teus filhos a andar nos Meus caminhos, ser justos e faz Tsedacá (benemerência)" - Bereshit 18:19.

Bachír tem a mesma raiz de Bechirá (בְּחִירָה - escolha). 

Isaque escolheu andar nos caminhos de seu pai, como ditado por Hashem, que responde aos humanos medida por medida, como consequência.

Tudo é uma questão de escolha: Isaque escolheu Hashem, então Ele também escolheu a Isaque. 

Esta situação se repete com Jacob, que não foi o primeirão (este foi Esaú), mas foi o Bachír, o eleito, pelos mesmos motivos de Isaque. 

Jacob foi chamado por nossos sábios como Bechir haAvot (o principal dos Patriarcas), e ele não era o primeiro filho, ao contrário de Abrahão e Isaque. 

Podemos dizer o mesmo de Yehudá, que não era o primogênito de Lea mas a ele foi designada a missão de construir a dinastia dos reis de Israel e de José do Egito, primeiro filho de Rachel mas longe de ser o primogênito de Jacob. 

José não foi o Bechór do Egito (este era o Faraó), mas era o Bachir (eleito para governar).

Moisés também não era o primogênito, era Aharão. Mas foi o Bachír de todos os profetas e legisladores de Israel.

E o que não dizer de David, sétimo filho, rejeitado e relegado a uma posição inferior à dos outros irmãos? Hashem disse ao profeta Samuel que o ungisse como Bachír de todos os reis de Israel, a ponto de entoarmos até hoje o cântico "David, rei de Israel, vive e existe!"

Tudo isto com relação a individuos. 

Será que o mesmo pode ser dito com relação a povos inteiros, independentemente da forma de se comportar de cada individuo?

Depende da missão. Os suíços são os guardiões da pontualidade; os franceses da boa comida; os italianos da estética em arte; os japoneses da lealdade aos seus moldes, os americanos da economia mundial, os brasileiros da alegria e da camaradagem, etc.

Similarmente, a uma nação foi confiada a missão de guardião da Torá Divina: Israel.

Esta nação deve cuidar que seus individuos façam como as figuras bíblicas aqui lembradas: sigam os caminhos de Hashem. 

Israel fez isso, e em uníssono: "Faremos e ouviremos!". 
O povo judeu escolheu D-us e isto espelhou na  também na Sua escolha.

O próprio D-us comanda que atuemos como um povo na Torá: 'Todos os israelitas são responsáveis uns pelos outros". E nossos sábios comentam: responsáveis para que cumpram os Mandamentos Divinos.

Isto em nada impedem que individos de todas as nações também o façam e até mesmo que se tornem os eleitos para impingir estes bons conceitos a seu próprio povo.

É capaz até do povo brasileiro já ir tendo algum destes como seu Bachír.



Salve vidas em Israel!
Resultado de imagem para maguen david adom

Doe para: MAGUEN DAVID ADOM


Revisão: Luli Rosenberg
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }