Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O que é SHOMÊR NEGUIÁ? - Assédio Sexual Médico

SHOMÊR NEGUIÁ

(quem cuida para que o contato com o 
sexo oposto não induza à promiscuidade)

O Assédio Sexual Médico sob a ótica (e ética) Judaica.

As figuras bíblicas judaicas eram conhecidas por seu recato.

Os homens, por jamais tocar uma mulher que não a sua ou parentes diretos, como mãe, irmã menor e filha).

As mulheres por cobrir as partes ditas "polêmicas" do corpo, por não frequentar ambientes exclusivamente masculinos e não dar papo a estranhos, ou engajar em conversas frívolas. 

Para comerciar, comprar ou vender etc, o mínimo de conversa possível entre os sexos.

O Talmud diz (Ética dos Pais): "Não fique à toa de prosa com uma mulher. Ainda mais uma mulher casada, pois isto pode levar a prevaricação".

E ainda: " כָּל כְּבוּדָּה בַת מֶלֶךְ פְּנִימָה - toda a honra da filha de um rei consiste em permanecer no interior do palácio - ou seja, em não ser rueira.

A principal conversa (guióret) ao Judaísmo foi Ruth, que primava por se recato e modos. 

Por isso teve o mérito de ser a bisavó de ninguém menos que o rei David!

Quando critérios tão claros sobre como se portar com uma dama são observados, as chances de importunar uma mulher que não queira este contato, são mínimas.

Aos médicos é permitido fazer todo o necessário para tratar de curar quem o procura. 

Se for uma mulher, poderá tocá-la onde e como seja necessário à cura. Nada além disso.

A proximidade entre homem e mulher é campo minado. Quem pisa em falso detona o artifício sexual, e o Talmud garante: " - Não há guardião contra esta proximidade".


Resultado de imagem para maimonides
Rambam (Maimônides) - maior expoente da medicina
judaica e um dos principais rabinos do seu tempo

Á partir do momento em que o médico fez os exames necessários para o diágnóstico, que óbviamente exigem o máximo de respeito não só com a mulher, mas com qualquer paciente - ele deve imediatamente cessar o contato físico e até visual, caso a dama em questão ainda esteja de camisolão, ou similar.

Foi HASHEM* quem criou o homem e a mulher e conhece suas virtudes e fraquezas. Por isso deu sabedoria a Moisés e aos sábios que o sucederam para criar normas e leis que garantem a cada qual o seu espaço, sem que isto interfira na união familiar ou do casal.

Por conseguinte, se descumprir ou negligenciar estes conceitos básicos de contato entre homem e mulher, um João qualquer da vida jamais poderá se chamar... de D-us!






* HASHEM = literalmente, O NOME (de D-us). 
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }