Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

As 10 melhores Segulot para Parnassah - 11 de Março, 2019 - 4 de Adar Bet, 5779

MENSAGEM #280

                 

As 10 melhores Segulot para Parnassah
 

                      Muitas pessoas me perguntam qual Segulá podem fazer para melhorar sua situação financeira. Algumas delas não têm emprego, outras mal conseguem sobreviver e outras estão endividadas. Elas estão estressadas com sua situação atual e preocupadas com relação ao futuro. A primeira coisa que elas precisam saber é o que diz o Chovot HaLevavot (Shaar HaBitachon), que quando uma pessoa passa por dificuldades financeiras, pode aproveitar esse momento e transformá-lo em uma das melhores oportunidades de sua vida. 

Dizer as palavras "Hashem, eu sei que Você está no controle total da minhaParnassah. Você está me dando agora a quantia exata que eu preciso para cumprir meu propósito aqui", produzirá um efeito incrível sobre elas. Isso as elevará às maiores alturas espirituais, e elas serão recompensadas por aquela Emunah, sólida como uma rocha.
 
Na medida em que a pessoa sair de seu estado de humor amargo e parar de reclamar começará a ficar feliz novamente. Eu li em vários Sefarim que a felicidade é uma Segulá para Parnassah. Diz o Pasuk: "והיית אך שמח - Sem dúvida você deve ser feliz", e os Sofei Tevot (as letras finais destas palavras) soletram o nome ח-ת-ך, que é o nome de Hashem como fonte da Parnassah, e é também o Sofei Tevot do verso "פותח את ידיך ומשביע לכל חי רצון-Voce Abre a sua mão e satisfaz o desejo de todos".

Levar a vida com alegria traz bênçãos à pessoa. Pode ser que na situação em que nos encontramos atualmente, o melhor é realmente ter pouco dinheiro, mas através de rezas e boas ações, pode ser que ter mais dinheiro se torne bom para nós.
 
* O Zohar HaKadosh escreve: Emunah traz Parnassah.
* Fazer o Birkat HaMazon com Kavana e alegria traz Parnassah.
* O Rabbenu Bachyeh ensina que dizer a Parashat HaMann todos os dias é uma Segulá para Parnassah.
* Dar mais Tzedaka traz Parnassah.
* Antes de comer pão, lavar as mãos (fazer netilat yadayim) com muita água também é bom para a Parnassah.
* Dizer פתח את ידיך (poteach et yadecha) com Kavana ajuda a ter Parnassah.
* O Maor VaShemesh escreve que rezar com um Minyan traz Parnassah.
* Alguém pediu, certa vez, ao Rav Chaim Kanievsky por uma Segulah para Parnassah e o Rabino lhe respondeu: "Faça o que diz a Guemara – honre mais a sua esposa, ela é a fonte de suas bênçãos".
 
Existem muitas outras Segulot, mas a ideia é se conectar mais a Hashem. Temos que saber com clareza que a Parnassah vem unicamente de Hashem, e viver nossas vidas com base nesse conceito. Tefilot sinceras podem fazer maravilhas, Bitachon em Hashem pode fazer maravilhas, contanto que sejam verdadeiras.
 

Eu ouvi e li várias histórias de pessoas que fizeram um auto sacrifício e usaram o dinheiro que tinham em Mitzvot, Bondade ou Tzedaka e que, através desse auto sacrifício, obtiveram mais Parnassah. Já vimos várias pessoas que emprestavam dinheiro para um Guemach (um centro de empréstimos) e imediatamente viam a bênção de Hashem.
 
O Livro Emunah Shelemah conta a história de um jovem casal de Israel que começou a ficar mais observante. Cada dia eles evoluíam um pouco mais. O homem contou que achava que ficar mais religioso o ajudaria também a ganhar mais dinheiro, mas quanto mais religioso eles ficavam, pior se tornava a situação deles.

Mas ele não desistiu. Continuou indo às aulas e crescendo mais e mais, progressivamente. Em um ponto ele perdeu seu emprego e mal tinha dinheiro para pagar seu aluguel. A situação ficou tão ruim, até que lhe restaram seus últimos quinhentos shekels. Foi então que decidiu fazer um ato de Mesirut Nefesh (auto sacrificio). Ele vinha planejando há muito tempo comprar Mezuzot para seu apartamento, mas nunca chegou a fazê-lo. Com seus últimos quinhentos shekels, ele comprou quatro Mezuzot e as colocou alegremente em sua casa, com uma pessoa o orientando onde afixá-las e ensinando a fazer a Berachah.

No dia seguinte, ele foi procurar um emprego. Desta vez, ele se viu obrigado a ir caminhando, pois não podia nem pagar o ônibus. Fez a entrevista e pareceu que as pessoas queriam contratá-lo. Eles pagariam o salário de um mês adiantado. Ele fez uma proposta do salário que desejava e eles disseram que iriam conversar em particular e depois voltariam a ele. Alguns minutos depois eles voltaram. Ofereceram-lhe o emprego e disseram: "Nós aceitamos pagar o que você pediu acrescido de quinhentos shekels por mês". Esse número lhe arrepiou a espinha. Era exatamente o valor que ele tinha pago pelas Mezuzot. Ele permaneceu nesse emprego pelos últimos quinze anos. Quinhentos shekels extras por mês durante quinze anos somam noventa mil shekels. Ele disse: "Eu sinto que Hashem continua me pagando por aquele auto sacrifício, mais do que eu poderia imaginar". E sabemos que aquela nem era a verdadeira recompensa; aquilo eram apenas os dividendos.

Que todos nós possamos ser abençoados com farta Parnassah para fazer a Avodat HaKodesh de Hashem.
 

                                                                                -- Rav David Ashear 
Compartilhar no Google+

+ comentários + 1 comentários

2 de dezembro de 2021 às 09:45

Linda demais essa história!!! Me encanta como HaShem é maravilhoso em tudo. Chanucá Sameach 🕎

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }