MENSAGEM #281
Powered by ... : a Tefilá que funciona!
O Sefer Ki Ata Imadi cita o Zohar HaKadosh, que diz que Hashem governa nosso mundo aqui da mesma maneira que Ele administra Seu Reino Celestial.
Assim sendo, o Rabino faz a seguinte pergunta: se no nosso mundo, uma pessoa enviar uma carta à uma agência do governo com um pedido de ajuda, a agência sempre enviará uma resposta. Às vezes a resposta é sim, às vezes a resposta é não, mas sempre haverá uma carta respondendo algo do gênero: "Recebemos a sua solicitação e temos a satisfação de lhe informar que estamos trabalhando em seu pedido" ou "Recebemos a sua solicitação, mas lamentamos informar que não podemos ajudá-lo”. De qualquer forma, sempre há uma resposta. Se é assim, então como é possível que quando fazemos um pedido para Hashem, não recebemos uma resposta? Não recebemos uma notificação de que Hashem recebeu nosso pedido e está respondendo positiva ou negativamente. O Rabino continuou, afirmando: a razão é porque obviamente não precisamos de nenhuma notificação. Hashem recebe cada pedido e responde positivamente a cada um deles.
Esta é a realidade - a reza funciona. O Midrash Tanchuma diz, na Parashat Va'era, que Hashem nos aconselha da seguinte maneira: "Seja muito cuidadoso em relação às suas Tefilot, porque não há nada melhor do que a Tefilá. É maior do que todos os Korbanot (oferendas) juntas, e mesmo que você não seja merecedor de ser ajudado, só porque você rezou e implorou por ajuda, Eu farei bondades com você". A Tefilá é uma garantia, ao ponto em que Nossos Sabios nos ensina: se uma pessoa orou por algo e ainda não recebeu o que pediu, ela deverá voltar e orar novamente. E se rezou por dez anos e ainda não viu acontecer o que estava pedindo, os Rabinos não dizem "tente fazer outra coisa", mas incentivam a rezar novamente, porque a Tefilá funciona.
Se for assim, então nos perguntamos como é que rezamos às vezes por Refuah Shelemah, mas a doença ainda persiste? Nós oramos por Parnassah, mas ainda estamos com dificuldades lutando? Oramos por filhos e Shidduchim, mas as coisas não estão mudando? A resposta ainda é a mesma e nunca mudará. Hashem responde positivamente a todas as orações. Nosso pedido foi recebido. Ele ouviu cada palavra. Ele viu cada lágrima. E a oração realizou maravilhas. Se não for absolutamente o melhor para recebermos exatamente o que pedimos, então Hashem responderá á oração de uma maneira que seja o melhor para nós.
no Tsiún de Rabbi Elimelech de Lizensk |
Certa vez, um menino cujo pai prometeu comprar-lhe a exata bicicleta que ele queria, devido a determinado feito. O pai trouxe para casa uma bicicleta ligeiramente diferente e o menino ficou de coração partido. Ele disse: "Papai, você me assegurou que pegaria o exato modelo que eu lhe pedi. O que houve? O pai respondeu: "Descobri que havia um defeito de fabricação na bicicleta que você queria, é que seria muito perigoso pedalá-la. Então, comprei esta, que é muito parecida e muito mais segura. Na verdade, ela é mais cara, mas por você vale a pena”. O menino provavelmente ainda ficará chateado ao ouvir essas palavras, mas não há dúvida de que o seu pai respondeu à solicitação da melhor maneira possível.
Hashem responde a cada um de nossos pedidos da melhor maneira. Se tivermos que passar mais um dia sem salvação, é porque Hashem sabe que não há nada melhor para nós do que isso. A Tefilá pode ter trazido a salvação para mais perto. A reza pode ter tirado um pouco da dor do desafio que estamos enfrentando, mas definitivamente obteve algum impacto positivo, algo que Hashem sabe que é melhor para nós.
Se pudermos ter essa confiança e continuarmos rezando mesmo quando não vemos as respostas que esperávamos, nossas Tefilot se tornam infinitamente maiores. A Emunah que temos em Hashem de que Ele está ouvindo e está ajudando é extremamente preciosa para Ele. Quando não reclamamos e nem ficamos com raiva, mas sim confiamos em Hashem e continuamos a servi-Lo, isso é muito poderoso. Rezar funciona, Hashem ama nos escutar e Ele usa cada Tefilá da melhor maneira possível.
-- Rav David Ashear
O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily e não pode ser postado em outros sites.
Postar um comentário
Seus comentários são muito bem vindos.