Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

O Décimo Primeiro Mandamento e o final do ano - 31 de Agosto, 2020 - 11 de Elul, 5780


O Décimo Primeiro Mandamento
e o final do ano


É sabido que aqueles que viveram com o Chafetz Chaim testemunharam como ele ia até seu quarto após a meia-noite, quando todos estavam adormecidos e trancava sua porta. Lá, ele costumava conversar com Hashem com suas próprias palavras. Ele sempre começava agradecendo e louvando Hashem por todas as berachot que Hashem lhe havia dado. Ele era muito específico com cada uma destas berachot, e considerava cada uma delas como um presente maravilhoso.
 
Agradecer Hashem não é somente “um gesto bonito de se fazer,” ambos Rabbenu Yona e o Sefer Charedim consideram como um mandamento positivo da Torah. Até mesmo ao apenas pensarmos sobre as bondades que Hashem faz para nós já é uma mitzvah. Se uma pessoa se encontra em algum momento em uma fila ou em uma sala de espera de um consultório, ela pode aproveitar este tempo de forma muito produtiva pensando sobre as bondades de Hashem e o quanto Hashem a tem abençoado.
 



O Midrash em Mishle diz, que embora Hashem tenha milhões de anjos servindo-O e louvando-O o tempo todo, tudo que Ele quer são os nossos louvores, Bnei Yisrael. O Birkat Avraham escreve que se uma pessoa fosse ao palácio de um rei e pedisse ajuda monetária, a encaminhariam ao tesoureiro. Se uma pessoa pedisse ajuda médica, ela seria encaminhada ao encarregado da saúde. Mas se uma pessoa viesse e pedisse para agradecer o rei pela forma que conduz o seu reinado, eles não a encaminhariam a nenhum oficial, eles abririam os portões e a deixariam agradecer o rei pessoalmente. Assim também, diz Rebi quando queremos agradecer Hashem pelo que Ele nos dá, os portões estão abertos e temos permissão para entrar no aposento principal do Rei para fazê-lo.  
 
Nós não temos ideia de quanto Hashem está fazendo por nós a cada momento do dia. O Yabetz perguntou por qual razão dizemos na Amidah, “רפאנו ה' ונרפא- Cure nos e seremos curados?” Por que até mesmo pessoas saudáveis pedem para que Hashem as cure? Aparentemente, a Beracha deveria depender da condição da pessoa. Se ela está saudável, ela deveria rezar, “Por favor, Hashem, proteja-me para eu não ficar doente.” O Yabetz respondeu, a questão é que simplesmente não temos ideia do que está acontecendo dentro dos nossos corpos. Há elementos interiores e prejudiciais dentro do nosso corpo e Hashem está constantemente curando-nos destes elementos. A Guemara diz, “אין בעל הנס מכיר בניסו – aquele que recebe um milagre, mas não tem ciencia do ocorrido” Além de todo bem revelado que Hashem nos dá, há muito mais que não temos conhecimento. Mas mesmo se apenas valorizássemos o que sim vemos, isto já seria um grande feito.

O Rav Elimelech Biderman contou a respeito de um jovem rapaz que tinha acabado de ter seu primeiro filho. Ele observava enquanto o doutor examinava o recém-nascido. O doutor tocou em cada um dos dedos do bebê e em seguida escreveu algo em seu prontuário. O jovem rapaz ficou ansioso. “Deve estar havendo algum tipo de complicação”, ele pensou, “se o doutor está fazendo anotações.” Então ele perguntou ao doutor, trêmulo, “Meu bebê é saudável?”

E o doutor respondeu, “Sim, ele está bem.”

Então o jovem pai perguntou, “O que o Sr. estava anotando?”

O doutor respondeu, “Uma das coisas que anotei foi quantos dedos seu filho tem. Graças a D-us, o seu bebê tem todos os dez dedos.”

Que presente ter os dez dedos. Não é suficiente agradecermos Hashem apenas pelo recém-nascido em geral, mas devemos agradecê-Lo por ter nos dado um bebê que tem mãos que funcionam, pés que funcionam, coração que funciona, cérebro que funciona. Cada aspecto é uma benção a mais.
 
Isto deveria ser usado como uma analogia para tudo o que temos na vida. Hashem nos dá a vida com muitos detalhes. Cada um dos detalhes que somos capazes de perceber é outra razão para agradecer Hashem. E sempre que agradecermos Hashem por mais uma bondade, seremos creditados com uma mitzvah da Torah, e assim daremos a Hashem, kaviyahol, o prazer de escutar os nossos louvores.
 

                                                                        -- Rav David Ashear

 

O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.


Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }