Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Salvando Vidas - 4 de Março, 2021 - 20 de Adar, 5781

ESTA MENSAGEM DE CHIZUK FOI OFERECIDA PELA

Família Kopelowicz

Leilui Nishmat
Golda bat Frimeta a'h

Salvando Vidas
 

Conta o passuk que quando os Judeus estavam sendo perseguidos pelos egípcios em Mitzrayim, eles clamaram por ajuda a Hashem e, ותעל שעותם אל האלוקים מן העבודה – depois testemunharam que suas preces chegaram até o Shamayim e foram aceitas por Hashem. O Rabenu Bachye escreve, sobre o referido passuk da Parshat Shemot, que o momento da Redenção tinha chegado para eles e eles não eram dignos de ser redimidos. Mas por terem pedido tanto para Hashem, suas preces foram tão poderosas que conseguiram que elas fossem ouvidas.
 
 Acrescenta ainda o Rabenu Bachye, que a Torah enfatiza que suas orações foram resultado de um trabalho árduo que eles enfrentavam. Por que a Torah enfatiza isso? Para nos ensinar que uma reza feita por alguém em apuros é o tipo mais forte de Tefilah e é a mais aceita por Hashem. A razão é que a pessoa que está numa situação difícil coloca tudo o que tem em sua Tefilah: suas emoções, suas lágrimas, seu coração e sua alma. 
 
O Rabenu Bachye traz uma prova disso, extraída do Sefer Yonah, e cita um passuk no qual o Profeta garante que uma reza como essa atinge os lugares mais elevados do Shamayim. O Povo Judeu naquela época em Mitzrayim, estava no 49º nível de Tumah- impureza, mas isso não importou. Tudo o que importou foram as suas rezas. Cada um de nós tem um enorme poder, que pode ser usado para salvar vidas, casar pessoas, trazer filhos ao mundo, trazer salvações em todas as circunstâncias– e esse poder é a Tefilah sincera. Quando ouvimos que uma pessoa está doente ou precisa de uma yeshua- (salvação), temos que saber que podemos salvar sua vida, onde quer que estejamos, se sentirmos a gravidade da situação e clamarmos para Hashem com sinceridade. Isso, por si só, pode produzir maravilhas.
 
Recentemente, o Rabino Yosef Ozeri ficou doente por mais de duas semanas, com febre de quase 40 graus, e a Hatzalah teve que ir à sua casa para dar oxigênio. Ele ficou tão ruim que teve que ser levado ao hospital. Depois que a situação ficou muito difícil, Baruch Hashem ele melhorou e recebeu alta do hospital.
 
A enfermeira que cuidou dele no Cornell Hospital, entrou no seu quarto acompanhada de outras enfermeiras e disse: “Eu não acredito em D’us, mas quero te dizer que alguém deve ter feito algo por você. Você é um milagre aberto. Quando você chegou ao hospital, todos sabíamos que era apenas uma questão de tempo. Ainda mais chocante é que você evitou o respirador. Você saiu muito rápido da UTI, não vimos nada parecido com isso em nenhum outro paciente no mesmo estado em que você entrou.”
 
Como ele teve uma recuperação tão notável? Ele me contou. Era quinta-feira de tarde e ele estava no hospital por dois dias e as coisas estavam ficando cada vez piores. Ele perguntou à enfermeira quando sairia de lá, e ela respondeu de uma maneira gentil: “Espero que você saia, mas se isso acontecer, não será em menos de uma ou duas semanas.”
 
Naquela noite, por volta da meia-noite, ele estava deitado em sua cama com dificuldade para respirar, seu nível de oxigênio estava em 82. Ele ligou para um amigo e disse: “Eu sei que meu Rosh Yeshiva de Israel está na cidade. Por favor, entre em contato com ele e diga que minha vida está em perigo e, por favor, reze por mim.” O Rabino Ozeri, quando jovem, tinha estudado em Israel na Yeshivat Pachad Yitzchak. O Rosh Yeshivah desta Yeshivah é o Rav Yonasson David, o genro do Rav Yitzchak Hutner, zatzal.
 
Seu amigo ligou de volta e disse: “O Rosh Yeshiva acabou de pegar um Tehilim e disse que vai ler agora mesmo o livro inteiro pela sua refuah.” Três horas depois, uma enfermeira entrou no quarto do Raino Ozeri dizendo: “Parece que estamos lhe dando oxigênio em demasia” e reduziu a dose. Por volta das 5h da manhã, eles tiraram totalmente seu oxigênio. Sua febre baixou pela primeira vez em duas semanas e meia, se estabilizando em 37 graus. Este era o milagre ao qual as enfermeiras se referiram.
 
Os médicos planejaram mantê-lo por mais uma semana apenas para garantir, mas quando viram que ele conseguiu se levantar e andar normalmente naquela manhã, disseram: “Você está totalmente curado, pode ir para casa.” Em questão de doze horas, o Rabino passou de uma situação extremamente grave, para ser liberado do hospital totalmente curado.
 
O Rosh Yeshiva que leu o livro inteiro de Tehilim obviamente desempenhou um papel importante nessa recuperação milagrosa. O Rabino disse também que toda a sua comunidade rezou por ele de coração e com certeza suas Tefilot também o ajudaram a sair dessa. Todos sentiram a gravidade da situação. Sentiram como se fosse problema deles e fizeram Tefilot sinceras.
 
Não há nada no mundo que se compare a uma Tefilah sincera.

 

                                                                         -- Rav David Ashear  

 

O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }