Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Como abrimos o Mar - 2 de Abril, 2021 - 20 de Nissan, 5781 - emunahtododia.com

 

 Como abrimos o Mar


passuk diz no início da Parashat Bo que Hashem continuou endurecendo o coração do Faraó e trazendo mais pragas sobre os Egípcios para que possamos, no futuro, contar aos nossos filhos e netos sobre tudo que Hashem fez em Mitzrayim.  E então saberemos que Ele é nosso D'us. O objetivo da leitura da Hagadá na noite de Pessach é fortalecermos nossa Emunah em Hashem. O Sefer HaBatim escreve, mais especificamente, que o objetivo da leitura da Hagadá ás nossas famílias é que eles acreditem na Hashgachah constante de Hashem sobre todos nós, que é a base de toda a Emunah. Assim saímos do  Egito, e assim saímos do Chag HaPessach.




Pessoas que estão crescendo em sua crença na 
Hashgachah de Hashem acabam agindo de maneira muito mais digna quando enfrentam desafios.  Eles se acalmam, lembrando-se de que Hashem está no comando. E então, fazem Tefilah para Ele colocando a sua confiança Nele para ajudá-los em seus momentos difíceis. Se eles recebem ajuda, eles atribuem isto a Hashem e agradecem a Ele por isso. No caso que eles não são ajudados, eles dizem para si mesmos: Hashem está fazendo isso para meu bem, e aceitam isso com amor. Este é o objetivo de relatarmos a história de Yetziat Mitzrayim, nos levar a um nível maior de Emunah.  

Baruch Hashem, há tantas pessoas crescendo em Emunah e reagindo às situações da vida cotidiana da maneira que Hashem deseja. Uma jovem contou que trabalhou para uma escola no ano passado, montando uma peça para ser apresentada pelas alunas. Uma semana antes da produção, as escolas foram fechadas devido ao Covid e essa apresentação nunca aconteceu. Naquela época, a escola não a pagara por todas as horas de trabalho árduo que ela dedicou. A cada poucos meses, ela ligava para o diretor, perguntando sobre seu salário, e a cada vez recebia uma resposta vaga. Há algumas semanas, já um ano depois da escola ter fechado ela decidiu que faria um último telefonema e depois seguiria em frente. Ela ligou, mais não obteve resposta. Uma semana depois, ela se lembrou de um shiur de Emunah que lhe deu muito Chizuk. E então, ela falou para Hashem: "Fiz o meu melhor para receber o dinheiro pelo qual trabalhei tanto.  Agora vou passar para Você, Hashem. Quando Você achar que devo receber o dinheiro, irei recebê-lo, e nada poderá impedi-lo de mim". Ela se sentiu aliviada depois de ter falado com Hashem. No mesmo dia, a Diretora ligou para ela pedindo o seu endereço para que ela pudesse enviar um cheque. Inicialmente, ela estava em choque e então percebeu que não era tão chocante. Ela acreditara no Controle de Hashem, e então Hashem permitiu que ela visse isso com seus próprios olhos.

Outro mulher que está criando quatro filhos sozinha disse que sua Emunah é a única coisa que lhe dá forças para continuar. Ela queria mandar um dos filhos para um playgroup mas não tinha dinheiro. Depois de muito esforço ela recebera cupons do governo e perguntou ao playgroup se eles os aceitariam. Eles disseram a ela que precisavam submetê-los a um departamento do governo para obter um aviso de colocação. Nas duas semanas seguintes, a mulher não recebeu nenhuma resposta deles e, então, ligou para saber o que estava acontecendo. Disseram a ela que estas coisas podem levar muito tempo, especialmente porque muitos escritórios do governo estão fechados e as pessoas estão trabalhando remotamente.

Quando ela ouviu isso, ela desligou o telefone e se virou para Hashem e disse: "Eu quero agradecer a Você pela maneira milagrosa que recebi esses cupons e por todo o bem que Você me dá a cada minuto do dia. Eu sei que Você é o único no controle desta situação e no momento que Você quiser que meu bebê vá para o playgroup, ele irá. Eu confio em Você que isso irá acontecer na melhor hora." Vinte minutos depois, a secretária do playgroup ligou de volta, perguntando se ela tinha algum tipo de "costa quente", pois o governo acabara de enviar a ela um email dizendo que a criança foi aceita e poderá começar amanhã. A mulher respondeu, "Na verdade, sim, - com o verdadeiro Dono. Agradeci a Hashem e deixei isso nas mãos Dele. 

A Emunah é maravilhosa. Quanto mais falamos sobre isso, mais isso se tornará enraizado em nós. Durante todos estes dias de Pessach, temos uma grande oportunidade de infundir em nós e em nossos filhos a Emunah, lembrando e contando sobre os milagres de Hashem.

 
                                                                          -- Rav David Ashear 

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }