Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Tente um a nova Segulah!! - 26 de Abril, 2021 - 14 de Iyar, 5781

 



Tente um Nova Segulá!!

 
A Guemarah diz no Massechet Shabat(88), que se uma pessoa é envergonhada ou insultada e é capaz de se abster de atacar aquele que a envergonhou, e fica realmente feliz pensando na expiação que Hashem lhe ofereceu, é classificada como uma pessoa que ama Hashem e, no futuro, merecerá que sua face irradie Kedushah (santidade) tão brilhante quanto o sol.

O Orchot Tzadikim escreve que a recompensa é mida kenegued mida, isto é, com a mesma moeda: o rosto da pessoa perdeu a cor quando ela foi envergonhada (ficando pálida e vermelha em seguida) e ela aceitou isso; Hashem restaurará a cor com um esplendor mais brilhante até do que a luz do sol. Ela foi considerada alguém que ama Hashem porque segurou sua inclinação natural a fim de honrar Hashem, fazendo e aceitando Sua vontade. É um ato de Emunah completa acreditar que Hashem estava por trás de todo o ocorrido e que era tudo para o seu bem.
 
As pessoas precisam de yeshuot e estão dispostas a percorrer longas distâncias e a gastar quantias enormes de dinheiro para alcançá-las. Ser capaz de superar o que as pessoas nos fazem, reconhecendo que vem de Hashem para o nosso bem e as perdoando completamente, é uma grande segulah para abrir a porta para yeshuot.
 
O Rabino Elimelech Biderman contou uma história de um Yehudi de Bnei Brak, chamado Rav Yaakov, que viajava anualmente para os Estados Unidos para ser o Chazan de uma Sinagoga nos Yamim Noraim. Nessa Sinagoga, um dos frequentadores (que chamaremos de Yossef) tinha dois filhos mais velhos ainda solteiros. Todo ano ele comprava a honrada abertura do Aron HaKodesh para Neilah em Yom Kipur para seus filhos terem o mérito de encontrar seus zivuguim. Yossef e os filhos permaneciam ao lado do Aron durante a reza inteira de Neilah, derramando lágrimas sinceras para Hashem dar-lhes a yeshuah. Eles precisavam de ajuda celestial extra já que esses moços tinham sua cota de problemas que por "meios naturais" pareciam estar impedindo-os de se casarem. Quatro anos atrás, Yossef entrou em um pequeno confronto com o Gabai da Sinagoga que ficou tão bravo com ele que queria se vingar. Alguns dias antes de Rosh Hashanah, quando Yossef não estava na Sinagoga, o Gabai anunciou que estava aceitando os lances para as honras dos Yamim Noraim que seriam leiloados com antecedência e que, se os números fossem satisfatórios, venderia ali mesmo. Alguém do público fez um lance para a abertura do Aron em Neilah e o Gabai aceitou.

Seu único objetivo em todo o episódio era só de ferir Yossef, vendendo a abertura da Arca Sagrada para Neilah á outra pessoa; e ele conseguiu fazê-lo. Quando chegou a hora da abertura de Neilah naquele ano, Rav Yaakov, o chazan, olhou para Yossef para ver qual seria a reação dele quando outra pessoa estivesse abrindo o Aron. Yossef estava ardendo de raiva. Depois de Yom Kipur e de todos terem quebrado o jejum, Rav Yaakov foi até a casa de Yossef e conversou com ele por quase duas horas, tentando acalmá-lo e fazendo com que ele perdoasse o Gabai pelo que este havia feito. Yossef estava tão amargurado que não ouvia nada do que Rav Yaakov estava tentando lhe dizer. Ao final da conversa, Rav Yaakov disse:

"Veja, você vem comprando a abertura de Aron Hakodesh há anos e seus filhos ainda não se casaram. Talvez você devesse tentar uma nova segulah - aceitando que o ocorrido veio de Hashem e perdoando completamente o Gabai pelo que ele lhe fez, é uma grande segulah."  Yossef ficou pensativo por alguns minutos e então disse: "Você está certo, eu o perdoarei." Ele liberou toda a tensão e ódio acumulados e trabalhou sobre si mesmo para perdoá-lo verdadeiramente.
 
No ano seguinte, durante o verão, uma pessoa do escritório da sinagoga ligou para Rav Yaakov como sempre fazia para confirmar sua vinda para os Yamim Noraim. Durante a conversa, Rav Yaakov perguntou sobre Yossef. A pessoa respondeu: "Ah, você não ficou sabendo? No inverno passado, seus dois filhos casaram." 
 
Aceitar o que as pessoas nos fazem como vindo de Hashem, agradecendo-Lhe pela kaparah que isso traz e perdoando a pessoa é uma Avodah muito poderosa. Isso nos trará glória no futuro e abre agora as portas para a yeshuá. 


                                                                                -- Rav David Ashear
 

Conhece alguém que curtiria esta mensagem? Compartilhe!


O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }