Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Até Hashem ajudar...


 Ás vezes rezamos para conseguir alguma coisa, mas aquele pode não ser o momento certo para conseguí-lo, mas quando chegar a hora certa, e conseguirmos nossa yeshuah, será por causa das nossas Tefilot. Portanto, não importa quanto tempo passe, nunca podemos perder as esperanças e nunca podemos parar de rezar. Uma das explicações das palavras  משען ומבטח לצדיקים que falamos na Amidah é que Hashem encoraja um Tzaddik. Ele é um משען, um apoio, para ajudá-lo que continue rezando e pedindo mesmo durante os momentos difíceis, para que depois a pessoa consiga o que espera.

Certa vez, contamos a história de um homem que foi ao Rhiziner Rebbe para receber uma Brachah para ajudá-lo com seus problemas. Quando o homem saiu, seu filho perguntou o que o Rabino tinha dito. Ele respondeu: “Ele me falou que Hashem vai me ajudar.” O garoto então perguntou: “Bem, o que vai acontecer até que Hashem nos ajude?” O pai respondeu: “Eu não sei.” Então eles voltaram ao Rabino e perguntaram: “Quem vai nos ajudar até que Hashem nos ajude?” O Rebbe respondeu: “Hashem vai te ajudar até que Hashem o ajude.” Esta é uma lição muito poderosa. Embora possa não ser o momento oportuno para uma pessoa conseguir o que deseja, Hashem ajudará a superar a fase difícil até que chegue a hora certa.

Uma moça que acabou de completar trinta anos me contou que no último Simchat Torah aconteceu alguma coisa que a fez desistir de se casar. Ela tinha passado por tantas coisas e parecia não restar mais nenhuma esperança. Depois de alguns dias, ela leu um e-mail de chizuk que ela recebia diariamente. Descrevia uma moça igual a ela. Mencionou, também, que aquela moça teve um episódio muito difícil entre Succot e Simchat Torah, e Hashem deu a ela o chizuk que ela precisava. Depois da moça ler o e-mail, ela percebeu que a mensagem tinha sido dedicada em homenagem a alguém que tinha exatamente o mesmo nome dela. No topo do e-mail tinha seu nome completo em hebraico e o nome da mãe. Ela sabia que não se tratava dela, pois o sobrenome era diferente. Mas ver o seu nome em um e-mail que descrevia exatamente as mesmas circunstâncias pelas quais estava passando, e ler como Hashem deu a outra moça um chizuk, deu a ela um enorme chizuk. Ela disse para Hashem: “Eu não vou desistir. Vou continuar tentando encontrar um shidduch.” Palavras de chizuk podem percorrer um longo caminho. Hashem poderia nos dar apenas o chizuk que precisamos para nos motivar a continuar tendo esperanças.Outra mulher me contou que alguém sugeriu um shidduch para sua filha e estava esperando pela resposta do rapaz. Ele acabou recusando, e depois eles descobriram que alguém tinha dito algo negativo sobre a filha. A família se sentiu muito mal, porque isso poderia se repetir. Eles se empenharam para investigar quem tinha feito o comentário. Mas a mãe disse que isso não importava tanto pois Hashem está encarregado de shidduchim. Mas a filha ainda se sentia um pouco inquieta. Alguns dias depois, a filha estava ouvindo uma mensagem diária de chizuk, e uma das primeiras coisas que o Rabino falou é que nunca devemos nos preocupar com as pessoas que estão tentando sabotar nossos shidduchim, espalhando coisas negativas, porque quando o shidduch certo vier, Hashem garantirá que ninguém atrapalhe o caminho. A garota sentiu como se Hashem estivesse falando diretamente com ela e ela recebeu um grande chizuk.Hashem nos ajuda com a salvação, e Ele também nos ajuda no caminho até que Ele traga a salvação. Pode não ser o momento oportuno para sermos atendidos, mas sempre oportuno para recebermos um chizuk e, portanto, devemos incluir em nossas rezas pedidos para que Hashem nos ajude com isso também. 
                                                                                -- Rav David Ashear

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }