Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Assuntos Principais da Parashá VAIEHI - Beit Hassofer

 



O testamento de Iaacov para Iossef, o filho predileto (47:28-31).

 

Iaacov ganha merecidos dezessete anos de sossego no Egito. Rodeado por sua numerosa família, agora reunida, deleita-se com a proximidade do seu filho predileto Iossef e seus dois netos, que não conhecera desde a infância, Efraim e Menashe. Na idade de 147 Iaacov sabe que seus dias estão terminando e manda chamar Iossef e os netos para prestar testamento e orienta-los sobre seu funeral. Ele sabe que por ser Iossef o governador de todo o Egito, cuidará para que tudo transcorra conforme sua vontade.

Iaacov pede e faz jurar a Iossef que não o sepultará no Egito. Iaacov quer ser sepultado na Mearát Hamachpelá ao lado de Lea, junto a seus antepassados: Adam e Chava, Avraham e Sarah, Itschak e Rivka. Na continuação da narrativa (40:7), Iaacov se desculpa por não ter sepultado Rachel, mãe de Iossef, na Mearát Hamachpelá, insinuando que agiu deste modo por orientação Divina. Rachel, enterrada a caminho de Israel, rogará futuramente por seus filhos desterrados, do lugar de seu sepultamento em Bêt Lechem.

 

A benção de Efraim e Menashe (48:1-22).

 

Iossef apressa-se à presença do pai, depois que um emissário chega com a notícia: Iaacov está prestes a falecer. Iossef se faz acompanhar pelos dois filhos e prostra-se diante da cama de Iaacov. Seu pai lhe conta que o Altíssimo o fez profetizar que um de seus filhos se tornaria em duas tribos. Este mérito foi concedido a Iossef, cujos filhos Efraim e Menashe contariam agora entre as tribos de Israel.

Iaacov pede para abençoar os dois netos e Iossef dirige-se até o pai com Menashe o primogênito à sua direita e Efraim à esquerda. Iaacov cruza as mãos e coloca a direita sobre Efraim e a esquerda sobre Menashe, abençoando-os. Iossef pensa que isto é da idade avançada do pai, que já vê com clareza e se apressa a consertar o engano. Mas Iaacov recusa, explicando Menashe é o primogênito e ele também será abençoado, mas Efraim será maior que ele e por isso merece ser abençoado com sua destra.

 

As bênçãos para os filhos (49:1-28).

 

Iaacov pede para que os outros filhos entrem, ouçam suas palavras e sejam abençoados. Palavras que definirão a essência e função de cada filho, além de palavras proféticas sobre o que aguarda seus descendentes no futuro.  As palavras de Iaacov são intercaladas com reprimendas, na sua maior parte de forma concisa e onde o oculto supera o revelado:

Reuven – primogênito de Iaacov, a ele estava reservada a coroa do sacerdócio, que ficou sendo outorgada a Levi. A impetuosidade minou dele este direito.

Shimon e Levi – Iaacov sublinha em especial a dura característica comum destes dois filhos, que culminou no massacre da população de Shechem e na trama para matar Iossef. Com a finalidade de separá-los, Levi não será mais contado entre as tribos e em seu lugar será adicionado um dos filhos de Iossef.

Iehudá - dotado da capacidade de liderar, é dele que sairá a dinastia monárquica de David, ficando a derradeiro reinado com Mashiach.

Zevulun – seu quinhão de terra será à beira-mar e seus descendentes se ocuparão com o comercio. Seus lucros financiarão o estudo de Tora da tribo de Issachar.

Issachar – esta tribo se dedicará exclusivamente ao estudo da Tora e seus descendentes serão os futuros legisladores de Israel.

Dan – Iaacov profetiza sobre a força do Juiz de Israel Shimshon, descendente de Dan.

Gad – seu nome denota a palavra “Gdud” – batalhão militar. Os descendentes de Gad formarão a linha de frente nas guerras de Israel.

Asher – esta tribo será abençoada com plantios de olivas de qualidade superior, que abastecerão Israel em fartura, com o melhor azeite.

Naftali – herdará o vale de Guinossar será abençoada com frutos de rápido amadurecimento.  

Iossef – o filho predileto e singular será recebe palavras de louvor a granel e bênçãos exclusivas. Em suas palavras, Iaacov lembra o que tramaram os irmãos contra ele e seu sucesso, em especial pelo fato de estar vivendo em exílio no Egito.

Benjamim – é lembrado de forma insinuadora o fato de o Bêt Hamicdash estar localizado em suas terras e de alguns de seus descendentes, como o rei Shaul, Mordechai e Ester se tornar lideres e salvadores de Israel em épocas distintas.

 

Testamento e despedida (49:29-33).

 

Iaacov repete diante dos filhos seu desejo de ser sepultado na Mearát Hamachpelá, onde foram enterrados Adam e Chava, Avraham e Sarah, Itschak e Rivka e nela Iaacov sepultou Lea. Após abençoar e ordenar os filhos, Iaacov juntou os pés e “juntou-se ao seu povo”.

 

Iaacov recebe honrarias de reis (50:1-14).

 

Iossef irrompe em prantos, atira-se sobre o pai e beija-o como forma de despedida. Logo, ordena aos embalsamadores do Egito que preparem o corpo de Iaacov. São decretados no Egito setenta dias de luto como sinal de amor e admiração por Iaacov.

Após receber uma autorização especial do Faraó, Iossef sai à frente dos irmãos em caravana para acompanhar e dar honrarias finais antes do sepultamento de Iaacov. A caravana faz-se acompanhar por cavaleiros e carruagens à terra de Canaã, até a Mearát Hamachpelá, em Hevron. Os habitantes da terra de Canaã e seus reis se impressionaram com a grandiosa caravana que vem do Egito e juntaram-se a ela durante a procissão. Deste modo, Iaacov Avinu teve o mérito de um funeral de reis, do qual fazia por merecer. 

 

Os irmãos temem por vingança (50:15-21).

 

Após a morte de Iaacov os irmãos de Iossef temem que agora que o pai já não está presente, ele se vingará sobre o mal que lhe haviam feito. Foram então de livre vontade a Iossef, jogaram-se aos seus pés e se ofereceram como escravos para se safarem da vingança.

Iossef o Tsadik chora ao ver os irmãos se humilharem diante dele e promete que de sua parte não há ressentimento nem vontade de lhes fazer qualquer mal. Iossef explica que mesmo se tivessem algum pensamento mal no ato de sua venda, ele o aceitou com amor pelo fato da Providência Divina o ter levado ao Egito e deste modo ele poder ter salvo o mundo da fome. Iossef promete aos irmãos que continuará a mantê-los e a zelar por eles como antes.

 

O testamento de Iossef (50:22-26).

 

Iossef ganha o mérito de ver netos e até mesmo bisnetos em vida, chegando aos 110 anos de idade. Antes de sua morte, ordena em seu testamento aos irmãos, numa espécie de profecia, que um dia D-us fará os filhos de Israel subir da terra do Egito. Iossef ordena aos irmãos que digam a seus filhos e os filhos dos seus filhos, que ao chegar a ordem Divina para subirem da terra do Egito, devem levar seus ossos para serem sepultados na Terra de Israel.

 

Esta parashá contém 85 versículos. 

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }