Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Meór HaShabat Semanal - Porção Semanal da Torá: Vaigash Bereshit (Gênesis) 44:18-47:27

O Mais Popular Semanário Eletrônico Do Mundo Judaico! 11 – Tevet – 5784 23 – dezembro – 23

Esta edição é dedicado à pronta libertação dos que estão prisioneiros em Gaza

ESTA EDIÇÃO é DÉDICADA EM MEMÓRIA DE TODOS OS 

FALECIDOS NOS ATAQUES EM ISRAEL

BOM DIA! Muitas pessoas me perguntam: “Se somo naturalmente gentis e preocupados com os demais, por que precisamos trabalhar tão duro para nos dar bem uns com os outros?”.

Para responder, gostaria de compartilhar com vocês, meus queridos leitores, 2 artigos que saíram em edições do Shabbos Menu, um fantástico informativo publicado semanalmente pela The Chofetz Chaim Heritage Foundation (https://cchf.global/shabbos/). Eis o primeiro:

O gabai (secretário) do Belzer Rebe havia falecido e a família estava sentada de shivá (o período de luto de uma semana).

Certa noite, um senhor de idade entrou na casa e sentou-se. Embora tenha se comportado discretamente, ele atraiu a atenção dos outros visitantes. Ao contrário de todos os outros que estavam vestidos com roupas de estilo hassídico, o homem estava barbeado e usava um kipá de tricô.

Por fim, encontrou um lugar em frente aos enlutados e relatou que havia conhecido seu pai em um campo de concentração. Ele veio prestar seus respeitos e disse: “Seu pai salvou a minha vida!"

Ele começou a descrever a fome devastadora que sofriam no campo de concentração e suas tentativas desesperadas de encontrar qualquer coisa que pudesse comer para se manter vivo. Como último recurso, ele decidiu vasculhar o lixo do campo, na esperança de encontrar um raro pedaço de alimento que não foi consumido por homem ou animal. Ele se arrastou até o lixão, exaurindo suas últimas forças, porém em uma busca infrutífera, e rastejou de volta para o barracão de mãos vazias.



Mesmo assim, no dia seguinte ele tentou novamente. Novamente, não havia nada - nem uma casca, nem um osso, nem uma crosta. Claramente a ideia era inútil; porém no dia seguinte ele resolveu tentar novamente. Ele queria tão desesperadamente viver...

Entretanto, desta vez, o mau cheiro, a exaustão e a fraqueza o dominaram. Ele começou a mergulhar em depressão. Talvez, afinal, não houvesse razão para agarrar-se à vida.

“Foi então que vi seu pai", o homem explicou. “Vendo a fome estampada em meu rosto e a depressão emanando de todos os meus poros, seu pai estendeu seus braços ao meu redor no primeiro abraço - o primeiro contato humano – que tive em anos”.

“Ele me disse que, por mais difíceis que as coisas estavam sendo, nem sempre seria assim. Os nazistas perderiam, teríamos comida e a vida voltaria a ser normal. ‘Não perca a esperança, meu amigo”, disse ele. Ele me abraçou por um longo tempo e me senti revivendo. Não, seu pai nunca me deu comida, mas o que ele me deu — esperança e amor — foi o presente que salvou minha vida."

E o segundo artigo:

Estacionado do lado de fora da loja de brinquedos, esperando que seu passageiro saísse, o taxista não estava muito feliz em ver o policial de trânsito se aproximando com um bloco de multas na mão. Ele sabia que ali era proibido parar, mas esta era uma emergência. Por outro lado, o motorista do táxi também sabia muito bem que o policial não abriria uma exceção para ele.

No momento em que o motorista recebeu a multa de 100 shekels, o passageiro chegou com uma grande caixa de papelão contendo um carro grande para criança e outros brinquedos. O Rabino Efraim Holtzberg, conhecido líder comunitário em Jerusalém, tinha comprado estes brinquedos para um propósito muito especial - trazer conforto a uma criança que ficara órfã, o primeiro e único filho de Kim Levengrond Yechezkel que, juntamente com Ziv Hajbi, havia sido assassinada por um terrorista palestino na zona industrial de Barkan dia 7 de outubro de 2018 (https://hamodia.com/2018/10/09/skies-shattered-us/).

O Rabino Holtzberg observou o policial parado junto ao táxi. Ele pensou consigo mesmo: “Será que ele multaria o taxista se soubesse que ele está apenas tentando facilitar um ato de Hessed (bondade) para um garoto que está passando por um momento muito difícil?” O rabino decidiu conversar com ele.

”Boa tarde, senhor policial!”, o rabino cumprimentou. “Permita-me lhe dizer para quem são esses brinquedos. São para o filho da vítima do terrorista de Barkan”.

Instantaneamente a expressão do rosto do oficial mudou de "Não me interessa" para ... pura aflição. E irrompeu em lágrimas.

“Rabino, sinto muito, mas não tenho como cancelar a multa”. Colocando a mão no bolso, ele disse: “Mas eu vou pagá-la". Pegou uma nota de 100 shekel e entregou-a ao taxista. E então ele voltou-se para a loja de brinquedos e perguntou: "O que mais posso comprar para ele?"

"Fiquei boquiaberto", comentou o rabino Holtzberg ao relatar a história. "Eu não esperava que minhas palavras tivessem qualquer influência. Vocês tinham que ver o coração de ouro de um policial de trânsito".

Mais tarde, naquele mesmo dia, o Rabino Holtzberg, acompanhado pelo Rabino Mordehai David Levin, neto do Rabino Arie Levin Z”TL, chegou à casa da família enlutada na cidade de Rosh Haain. Eles traziam consigo um grande sortimento de brinquedos – cada um deles revestido do amor de uma pessoa por outra – mesmo que não se conheciam pessoalmente.

Quando mergulhados na correria do nosso dia-a-dia, nem sempre gostamos daquilo que vemos nas outras pessoas. Porém, precisamos saber que temos uma perspectiva limitada e uma compreensão restrita do que os outros estão passando naquele momento. Às vezes o que intelectualmente sabemos não se ‘encaixa’ bem com as nossas emoções e expectativas.

É muito importante que cada um de nós se treine para encarar positivamente cada situação e gostarmos uns dos outros. Pelo ponto de vista da Torá, nos darmos bem uns com os outros é algo essencial e todo esforço é válido e necessário para atingirmos este nobre objetivo!

Porção Semanal da Torá: Vaigash Bereshit (Gênesis) 44:18-47:27

Encerramos a porção da semana passada com Yossef afirmando que iria manter Benjamim preso como escravo por ter roubado uma taça de vinho. Yehuda desafia esta decisão e oferece-se para ficar como escravo no lugar de Benjamim. Yossef é tomado pela emoção, manda os egípcios saírem do salão e revela a sua verdadeira identidade aos seus irmãos. Os irmãos ficam chocados!

Suspeitam que talvez Yossef fosse vingar-se pelo que lhe fizeram no passado, mas aceitam sua oferta de trazer toda a família para morar no Egito. Yaacov, a princípio, fica estarrecido e não acredita nas novidades que seus filhos lhe contam, mas fica muito ansioso para rever seu filho Yossef após 22 anos.

A Torá recorda as 70 almas judias que desceram ao Egito. Yaacov se reencontra com Yossef, reúne-se com o Faraó e estabelece-se, com toda a sua família, no distrito de Goshem. Como a fome continuava, Yossef supre todo o povo egípcio com a comida armazenada durante os sete anos de fartura.

Horário de Acender Velas de SHABAT: (22 de dezembro)

S. Paulo: 18:32 h Rio de Janeiro 18:17 Recife 17:15 Porto Alegre 19:05 Salvador 17:39 Curitiba 18:47

B. Horizonte 18:14 Belém 17:58 Brasília 18:22 Jerusalém 15:59 Tel Aviv 16:20 Miami 17:15 Nova York 16:12

Pensamento da Semana:

“Toda pessoa que encontramos na vida é um teste para nós.

E são maravilhosas oportunidades de atingirmos a grandeza!”

Rabino Avigdor Miller (EUA, 1908-2001)

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }