Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Meor Hashabat - PURIM ESTÁ CHEGANDO!

 Purim está chegando: é na próxima 5a-feira à noite, 13 de março. A festividade estende-se por todo o dia 14, 6a-feira. Purim é a festividade que nos faz lembrar que D'us ‘dirige’ o mundo por trás dos bastidores (coincidência é apenas o meio que D'us utiliza para manter-Se anônimo!). Em nenhum lugar da Meguilá Ester o nome de D'us é mencionado, apesar de haver uma tradição de que, a cada vez que as palavras “o rei” são mencionadas, referem-se também ao Todo-Poderoso.

A Meguilá Ester é um livro repleto de suspense e intrigas, onde está relatada a historia de Purim, e com um final bastante feliz: o Povo Judeu é salvo da destruição! Eu recomendo-lhes o excelente livro Turnabout, uma tradução da Meguilá para o inglês com explicações do Malbim, Rabino Meir Leibush (Polônia, 1809-1879).

Purim é precedido pelo jejum de Ester - desde o nascer do sol até a leitura da Meguilá. Este jejum tem seu nome em honra à rainha Ester, comemorando os três dias em que a rainha Ester e o Povo Judeu jejuaram antes que ela se aproximasse do rei Ahashverosh com seu pedido pela salvação do Povo Judeu. Este ano jejuamos na 5a-feira, dia 13. Um excelente livro elucidando Purim é ‘The One Hour Purim Primer -- Everything a family needs to understand, celebrate and enjoy Purim’ (Instruções de Purim em 1 Hora – Tudo que uma Família Precisa para Entender, Celebrar e Divertir-se em Purim), de autoria do Rabino Shimon Apisdorf, de Los Angeles. Uma das mensagens que mais me chamaram a atenção foi a seguinte: “Se você e seus familiares costumam ir apenas duas vezes por ano à sinagoga, escolha então Purim e Simhá Torá (quando todos dançam e celebram o encerramento e o início da leitura da Torá). Nossas crianças devem ver e sentir a alegria de sermos Judeus, e nada melhor que estas duas datas festivas!”

Purim vem da palavra persa ‘pur’, que quer dizer ‘sorteio’, como consta na Meguilá: “Hamán fez sorteios para escolher o ‘melhor’ dia para exterminar os Judeus”. Este dia caiu em 13 de Adar. Os sinistros eventos daquele dia acabaram se invertendo, tornando-se um dos mais alegres dias do calendário Judaico. Nós celebramos Purim no dia 14 de Adar, pois “eles (os Judeus) descansaram no décimo quarto dia, tornando-o um dia de festa e alegrias (Meguilá Ester, capítulo 9:17)”.

Em alguns poucos lugares, como Jerusalém, Hevrón, a cidade velha de Tsefat e Tibérias, Purim é celebrado no dia seguinte, 15 de Adar. Nossos Sábios declararam que todas as cidades de Israel que tinham muralhas à época de Yehoshua bin Nun (Josué), devem celebrá-lo no dia seguinte. O motivo foi comemorar o dia a mais que o rei persa Ahashverosh garantiu a Ester, para permitir aos Judeus de Shushán (a capital da Pérsia, que, por coincidência, era uma cidade com muralha) acabar com seus inimigos. A festividade que ocorre nestes locais chama-se Shushán Purim.



Houve duas formas, durante a História, com que se tentou destruir o Povo Judeu: física ou espiritualmente. Nossos inimigos usaram as duas. Hánuca é a celebração da vitória sobre aqueles que tentaram e falharam em nos assimilar culturalmente (os Gregos e suas culturas derivadas). Purim é a celebração da vitória sobre aqueles que tentaram e falharam em nos destruir fisicamente (dos amalequitas até os persas, ad nauseam).

Por que usamos fantasias e máscaras em Purim? Em lugar algum da Meguilá Ester o nome de D’us é mencionado. Se alguém assim o desejar, poderá enxergar a história de Purim como uma sequencia de coincidências, totalmente desprovida de Influência Divina. Da mesma forma que nos escondemos atrás de máscaras e fantasias, mas nossa essência está lá, assim D’us tinha ‘escondido Sua face’ atrás das ‘forças’ da história, mas lá estava Ele dirigindo os acontecimentos.

Por que fazemos barulho toda vez que o nome de Hamán é mencionado durante a leitura da Meguilá? Hamán pertencia ao povo de Amalêk, um povo que personifica o mal e que a Torá nos ordenou exterminá-lo. Ao ‘desfigurarmos’ o nome de Hamán durante a leitura, estamos, simbolicamente, aniquilando Amalêk e todo o mal que ele representa.

A festividade é celebrada ouvindo-se a leitura da Meguilá quarta à noite e quinta de manhã, que traz o relato de todos os fatos ocorridos em Purim. Durante o dia (quinta-feira) cumprimos outras três mitsvót: (1) Matanót L’Evioním - dar dinheiro ou presentes a pelo menos duas pessoas pobres; (2) dar pelo menos dois alimentos prontos a no mínimo uma pessoa (chamado Mishlôah Manót, “o envio de porções”, que também pode ser feita através de um intermediário) e (3) comer uma Seudá, uma refeição festiva, onde devemos beber vinho (casher). NÃO se deve beber em excesso. Esta mitsvá é sobre conectarmo-nos ao Todo-Poderoso, e bêbados desmazelados estão muito baixos na escada da espiritualidade. Beber poder ser perigoso. Esta mitsvá é somente durante a refeição e o vinho deve ser bem controlado e minimizado.

De certa maneira, Purim é ‘maior’ que Yom Kipur. Em Yom Kipur nós jejuamos e é fácil para nossa alma ter domínio sobre o corpo. Purim, por outro lado, é o melhor exemplo da integração do físico e do espiritual e da conscientização do amor que D’us tem por nós. A única coisa que se interpõe entre o Todo-Poderoso e

você - é você. O vinho e o espírito do dia nos ajudam a ultrapassar esta barreira.

As mitsvót de Mishlôah Manót e de dar presentes aos pobres foram ordenadas para gerar um amor fraterno entre todos os Judeus. Quando há unidade e amor entre nós, mesmo os transgressores se tornam pessoas corretas e nossos inimigos não conseguem nos causar nenhum dano!

Todos gostaríamos que nossos filhos tivessem os mesmo valores e interesses que nós, mas frequentemente nos surpreendemos com o fato que isto não acontece. A menos que propiciemos experiências e trocas de ideias sobre as coisas que valorizamos e apreciamos, nossos filhos terão experiências diferentes... e muito possivelmente valores diferentes. Não podemos decretar e impor-lhes apreço pelo Judaísmo. O que PODEMOS fazer é propiciar-lhes experiências Judaicas positivas – como Purim! – e nossas crianças começarão a ter algo a amar e admirar no fato de serem Judias! Gostaria de saber mais sobre Purim? Entre em https://aish.com/purim/ (inglês) ou www.aishlatino.com/h/pur/ (em espanhol). Assita também o "Lego de Purim", um mini-filme recontando a história de Purim, veja as nossas deliciosas sugestões de receitas para Purim, fantasias para as crianças e muito mais. Divirta-se!

Tetsavê Shemót (Êxodos) 27:20 - 30:10

Esta porção semanal traz a ordem Divina para o Povo Judeu produzir azeite para a Menorá, que era usada no Mishcán (o santuário portátil) e para fazer as roupas para os Cohanim, os sacerdotes. Depois seguem as regras para a consagração dos Cohanim e do Altar Externo. A porção conclui com as instruções para a construção do Altar onde será oferecido o incenso.

baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá declara em referência ao Peitoral usado pelo Cohen Gadol, o Sumo Sacerdote, que: “Aharon deve carregar o julgamento do Povo de Israel em seu coração" (Êxodo 28:30). Qual o significado e a implicação da frase “em seu coração”?

O Rabino Aharon Levine (Polônia, 1879- morto pelos nazistas no dia 1o. de julho de 1941), autor do livro Hadrash VeHaiun, elucidou: quando um juiz tem que pronunciar um veredito numa disputa entre duas pessoas, ele não pode se basear nos sentimentos de seu coração. Seguir os sentimentos pode levar a uma distorção da justiça. Quando uma pessoa rica e uma carente estão envolvidas numa disputa financeira, os sentimentos podem estar mais inclinados para o lado da pessoa pobre. Entretanto, é possível que o rico esteja certo e a justiça deve ficar ao seu lado. Portanto a Torá usa o termo “em seu coração", para nos ensinar “acima do coração” - a pessoa não pode decidir algo baseada em seus sentimentos, mas a lei e a justiça devem ser os fatores chave para a decisão.

Embora a compaixão e a misericórdia sejam muito importantes, elas nem sempre são apropriadas. Não se pode perverter a justiça. Será ótimo se quisermos ajudar uma pessoa carente, mas não à custa de outra pessoa ou da justiça.

S. Paulo: 18:09 h Rio de Janeiro 17:55 Recife 17:16 Porto Alegre 18:31 Salvador 17:32 Curitiba 18:20

B. Horizonte 17:57 Belém 18:08 Brasília 18:11 Jerusalém 17:01 Tel Aviv 17:23 Miami 18:05 N. York 17:34

“Gratidão não tem data de validade!”

Shabat Shalom e Purim Sameach a todos !!

Rabino Kalman Packouz Z”L

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com

Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTA EDIÇÃO É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:

Avraham ben Guila - Avraham ben Guila – Avraham ben Ester Miriam – Baruch Shimon Betsalel bem Rachel - Beni ben Shoshana Reizel - David ben Sara - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel ben Mazal – Michael Shmuel ben Regina Malka - Mordehai ben Sara – Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Eliahu ben Celia Haia Tzila - Pessach ben Sima – Yaacov ben Rivka – Yeshaiahu ben Yacobina – Zeev bem Daha - Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Pessach Yossef ben Hinda - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzivia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Tzvi Shmuel ben Ester Lea – Rebe Moshe ben Raizel

Aliza Bracha bat Simona - Fani bat Sara – Fruma Rachel bat Sossie Haika – Michal bat Simona - Naomi bat Yacobina - Senhora Creindel bat Hana - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: RABINO DAVID BEN MOSHE FEINSTEIN Z”TL, MOSHE ELIEZER BEM DAVID MORDEHAI, MOSHE BEN YEHUDA MUNIS, YTSCHAK BEN RACHEL, YAACOV BEN MIRIAM,YOSEF BEN PEREL, RABINO KALMAN MOSHE BEN REUVEN AVIGDOR, RABINO ISRAEL YEHEZKEL BEN YOEL HALEVI Z”TL, ISO ARKADER BEN HAVA LEA, RABINO EZRIEL BEN AHARON, RABINO ISRAEL AVRAHAM BEN SHEINA RACHEL (SKULANER REBE), EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, YTSCHAK ARIE BEN YOSSEF TZVI HALEVI, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEN RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, RABINO NOAH ISRAEL BEN HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK BEN MOSHE, YOSSEF HAIM BEM AVRAHAM, YEHOSHUA BEN ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN BEN AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE.

ESTER BELA BAT MEIR REUVEN, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, YAFA BAT SALCHA, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, RUTH BAT ROSA, ESTHER LEA BAT YOSSEF MOISHE, ESTER MALCA BAT HASSIA SHEINE PERL, ESTER SANDRA BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL.

E À YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat

E À LIBERTAÇÃO DE: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka, Meir Daniel ben Rachel e os cativos de Gaza!

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }