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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Alguém Já Gritou e Berrou com Você ? - Meór Hashabat

Shalom! 

Você já teve que lidar com uma pessoa difícil -- um chefe, um colega, um parente? Alguém já gritou e berrou com você, o(a) criticou indevidamente, 'explodiu' em cima de você?
As chances são de que a sua adrenalina disparou e a sua primeira reação foi interrompê-lo(a) e corrigi-lo(a)! Essa seria a resposta típica e habitual. Porém, em seguida, a situação se agrava e quando finalmente acaba, houve um tremendo desgaste e o incidente continua ocupando a sua mente por muitas e muitas horas. Se isso é o que aconteceu, então, saiba: você é humano!
Gostaria de compartilhar com você, querido(a) leitor(a), alguns pensamentos sobre como 'desativar' uma situação destas de modo que não o(a) esgote nem prejudique você e a sua autoestima! Eis aqui o     
PLANO DE 6 PASSOS:
1) NÃO INTERROMPA -- Deixe a pessoa esfriar. Nossos Sábios ensinam no livro Pirkei Avót (Ética dos Pais 4:1): "Não tente apaziguar alguém em seu momento de ira". Evite o forte desejo de 'responder na mesma moeda'. Demonstre que você está levando a pessoa a sério: balance a cabeça, mantenha contato com os olhos. Alguma hora ele(a) vai se cansar.
São necessários dois para discutir. Não discuta. Você não vai ganhar. Se a pessoa está gritando e berrando ao invés de explicar e esclarecer -- a questão provavelmente não é com você. Você não sabe que tipo de dia esta pessoa teve e também não sabe que tipo de infância e experiências de vida a fizeram ser do jeito que ele/ela é. Não a julgue, não leve seus gritos e chiliques para o lado pessoal – apenas lide com a situação.
2) RESPONDER NUM TOM DE VOZ SUAVE -- O Rei Salomão ensinou (no livro Provérbios 15:1): "Uma voz suave afasta a ira". Uma voz suave reduz a intensidade da situação e reduz o tom das emoções.
é preciso procurar se acalmar

3) ENCONTRE ALGO POSITIVO PARA RESPONDER -- Com toda a raiva e injúrias que está sofrendo, há provavelmente algo que você pode aprender e levar em consideração ou - ao menos - concordar. Responda de forma curta e doce: "Este é um bom ponto. Obrigado por me deixar saber". (Tenho um amigo que tem uma estratégia de 3 pontos que ele diz que sempre funciona quando sua esposa está zangado com ele: 1) Ele diz: "Sim, querida". 2) Se isto não a acalma, ele diz: "Desculpe, querida". 3) e sua resposta final .... "Eu sou apenas um homem").
As pessoas querem ser ouvidas, querem ser levadas a sério. Precisamos responder de uma forma adequada e comedida. Como é possível fazer isso com as emoções em erupção?
4) REDEFINA O FOCO - O Rabino Noah Weinberg, o fundador da Aish HaTorah, reforçava essa ideia com o seguinte exemplo: Você está andando na rua e lá na frente do Hospital Psiquiátrico está um indivíduo em pijamas listrado e descalço -- obviamente um paciente. Ele olha para você e diz: "Você é a pessoa mais feia que já vi. Não posso acreditar que D'us viu por bem colocar você no mundo!" Perguntou o Rabino Weinberg: "Você vai levar essas palavras a sério, entrar em depressão e voltar para a cama? Não! Você dirá: "Puxa, o cara tem problemas sérios; espero que não seja violento, também!"
Nossos Sábios ensinam que uma pessoa não erra a não ser que entre nela um espírito de insanidade temporária. Eles também ensinam que é uma enorme transgressão menosprezar/humilhar alguém, especialmente em público. Você ficaria com raiva de uma pessoa louca? Se isso não estivesse acontecendo com você, provavelmente você teria compaixão e comiseração por esta pessoa. Considere que o que está sendo 'atirado' em você está vindo de uma pessoa insana; seja misericordioso e compreensivo!
5) SAIBA QUEM ESTÁ COM PROBLEMAS -- Se alguém está berrando e gritando, ele/ela está com o problema. A menos que a pessoa esteja tentando evitar que alguém atravesse a rua e seja atropelado por um caminhão, gritar e fazer escândalo é uma manifestação de suas próprias dificuldades e falta de autoestima. Todos sabem que se desejamos ajudar alguém a mudar seu comportamento, gritar e berrar não funciona. Se o problema é dele(a), você pode relaxar um pouco.
6) CONCENTRE-SE NO MÉRITO DE NÃO RESPONDER -- Nossos Sábios nos ensinam que se alguém nos menospreza ou ofende e não respondemos, podemos usar este grande mérito para que nossas orações sejam respondidas positivamente. Ao invés de nos concentrarmos sobre o ataque verbal, foquemos sobre quais orações queremos que sejam atendidas!

Se pudermos integrar essas ideias ao nosso dia-a-dia, nos pouparemos de um monte de sofrimento e dores de cabeça -- e, quem sabe, talvez até recebamos um pedido de desculpas!

tradução: Gerson Farberas
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