Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Há Bondades Boas - e Outras Nem Tanto! -----> Shabat Shalom TETSAVE (16 de Fevereiro)

ESTA EDIÇÃO é DÉDICADA EM MEMÓRIA DE

ORI ANSBACHER BAT GADI H”YD


Outro dia eu estava na fila do restaurante. Uma mulher à minha frente pediu ao atendente: Gostaria de um shwarma (um tipo de sanduíche, geralmente de carne de carneiro bem temperada, dentro de uma pita (pão sírio)). O senhor poderia, por favor, esquentar a pita antes de colocar a carne dentro? O rapaz que cuidava da churrasqueira respondeu: Não. A pita precisa ser esquentada depois que a carne está dentro, para se obter um melhor resultado. A mulher retrucou: Eu não quero que você faça desta maneira. Então me faça o shwarma sem esquentar a pita. Não, respondeu o churrasqueiro. Se a senhora quer uma pita aquecida, vou esquentá-la depois de colocar a carne dentro. A mulher apenas riu e exclamou: Isto é incrível!
            Lembrou-me de uma história sobre um pai que perguntou a seu filho, um escoteiro, se havia feito alguma boa ação naquele dia. O garoto disse: Sim, ajudei uma senhora de idade a atravessar a rua. Precisamos de 12 escoteiros para consegui-lo. Por que precisaram de 12 garotos?, perguntou o pai, curioso. E o filho respondeu: Porque ela não queria atravessar!!
            Quando praticamos atos de bondade, todos temos - alguns mais, outros menos – um certo benefício pessoal por fazer a gentileza. Esperamos que, ao agir com bondade, a pessoa beneficiada gostará mais de nós ou nos dará um desconto ou alguma condição vantajosa. Muitas vezes ‘distorcemos’ a bondade em nosso benefício.
            Nossos Sábios chamam o ato de se enterrar um falecido de ‘hessed shel emet’, a verdadeira bondade. Por quê? Como mencionamos acima, toda vez que fazemos uma bondade há uma certa expectativa de que a pessoa beneficiada retribua o nosso ato. Quando se executa os passos necessários a um enterro - a tahara (a lavagem e o vestir do falecido, enquanto se recitam preces) e a kevura (preparar a sepultura, comparecer ao funeral e fazer o enterro) – não existe a possibilidade de que a pessoa receba alguma retribuição do beneficiário de sua bondade. O falecido nunca irá retribuir a bondade que está recebendo. Sim, é verdade: o Todo-Poderoso nos recompensa por todas as mitsvót que fazemos, mas o falecido não retribuirá nossa bondade.
            A prece principal que um judeu faz três vezes ao dia é chamada de Shemoná Esrê (também conhecida por Amida, na qual louvamos D’us, fazemos pedidos para todo o Povo e o mundo, pedidos pessoais e agradecimentos ao Todo-Poderoso). Na primeira benção aparece a seguinte frase: Gomel Hassadim Tovim – Ele que nos concede boas bondades. Por que o Sanedrin, o grande tribunal rabínico que compôs o Shemoná Esrê, em sua imensa sabedoria, decidiu ser necessário incluir a aparentemente desnecessária palavra ‘boas’ para nos dizer que tipo de bondade D’us nos concede?
            A resposta é que D’us quis que imitássemos o Seu comportamento, para assegurar que a bondade que praticamos seja realmente ‘boa’. Todos nós temos a capacidade de tentar arrumar explicações e justificativas para os nossos atos. Nossos cérebros são ferramentas muito poderosas. Se você perguntar: Cérebro, dê-me 10 razões para assaltar um banco, ele lhe responderá: (1) Pense em todo o bem que poderá fazer com o dinheiro! (2) Ninguém sairá prejudicado, pois o banco tem seguro! (3) Será emocionante, etc. E se você pedir ao seu cérebro 10 razões para NÃO assaltar o banco, ele rapidamente responderá: “(1) Você provavelmente será pego! (2) Irá para a cadeia. (3) Envergonhará seus familiares. (4) É errado!”, e assim por diante. Todos nós precisamos estar conscientes das motivações por trás de nossas atitudes e ter certeza de que estão sendo feitas pelas razões corretas. Pergunte-se: “Por que eu quero realmente fazer isto?”
            Para ilustrar isto, trago-lhes uma historinha infame: Conta-se que um homem muito rico e miserável voltou à noite para casa e perguntou à esposa: O que temos para jantar? A esposa respondeu: Frango. Mas me parece que ele está com um cheiro esquisito! O marido disse: Sabe, avisaram que há um indivíduo carente que está precisando de comida. Vou pegar este frango e dar a ele. Você, querida esposa, prepare outra coisa para o jantar!
            No dia seguinte, o marido chegou mais tarde do que de costume e a esposa perguntou: O que aconteceu? O marido respondeu: Lembra-se do pobre que precisava de alimento e a quem dei o frango? Ele ficou doente e fui cumprir a mitsvá de bikur holim (visitar os enfermos).
            No terceiro dia, o marido chegou MUITO atrasado. Quando a esposa perguntou a razão, o marido respondeu: Bem, você se lembra do pobre a quem dei o frango e que ficou doente? Infelizmente seu estômago era muito sensível e acabou morrendo. Fui tomar as providências para seu funeral. Foi tudo muito triste, mas pensei no seguinte: ‘Não é maravilhoso que conseguimos fazer 3 mitsvót (alimentar uma pessoa carente, visitar um doente e participar de um funeral) investindo apenas um frango mal cheiroso?’
            Nossa lição: ao praticarmos atos de bondade, asseguremo-nos que seja um ato bom para seu recebedor e que seja algo que a pessoa realmente deseja!
Porção Semanal da Torá:        Tetsavê     Shemót  (Êxodos)  27:20 - 30:10
            Esta porção semanal traz a ordem Divina para o Povo Judeu produzir azeite para a Menorá, que era usada no Mishcán (o santuário portátil) e para fazer as roupas para os Cohanim, os sacerdotes. Depois seguem as regras para a consagração dos Cohanim e do Altar Externo. A porção conclui com as instruções para a construção do Altar onde será oferecido o incenso. A editora Artscroll lançou um DVD espetacular sobre este tema. Confira em www.artscroll.com/mishkan.

Dvar Torá:   baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin
            A Torá declara: “E você (Moshe) deve ordenar ao Povo de Israel que lhe tragam azeite de oliva puro, para iluminação, para manter acesa a lâmpada contínua (Shemót, 27:20)”.
            O Midrásh (coletânea de comentários sobre a Torá) comenta sobre este versículo que o Todo-Poderoso não precisa desta luz, mas nós, contudo, devemos acender uma luz para Ele, da mesma forma que Ele criou e mantém acesa a luz para nós. O Midrásh faz uma analogia com duas pessoas, uma cega e a outra não, que andavam juntas. A pessoa que enxergava guiou a cega por todo o caminho. Quando chegaram ao seu destino, aquele que enxergava disse ao cego para apertar o interruptor e acender a luz. “Quero que me faça isso”, disse ele, “para que não sinta um débito de gratidão por tudo o que fiz por você. Agora você também está fazendo algo por mim”.
            O Rabino Yerucham Levovitz (Polônia, 1874-1936) explicou que daqui aprendemos o que é um verdadeiro ato de bondade. Existem muitos motivos que uma pessoa pode ter quando faz favores para o outro. A essência da prática da bondade é fazê-la sem nenhuma expectativa de receber algo em retorno. Este Midrásh deve ser o nosso guia para quando fizermos um favor a outra pessoa. Nossa atitude deve ser voltada a ajudarmos o próximo sem esperar qualquer demonstração de gratidão em retorno.
            Muitas pessoas sentem um forte ressentimento em relação àqueles que não demonstram nenhum sinal de gratidão pelo que fizeram por eles. Embora a pessoa beneficiada deva sentir gratidão, alguém que beneficia os demais apenas pelo propósito de beneficiá-los e ajudá-los estará livre destes sentimentos negativos em relação a alguém que não retribui ou expressa seu agradecimento. Mais ainda, uma pessoa elevada fará o máximo para que a pessoa que está recebendo a sua bondade sinta-se livre de qualquer obrigação em relação a ele/ela.
O livro HaKtav V'hakabala, de autoria do rabino Yaacov Mecklenburg (Rússia, 1785-1855), oferece uma lista para nos orientar em como tratarmos os outros da maneira que gostaríamos de ser tratados:

10 DIRETRIZES PARA MELHORES RELACIONAMENTOS

(1) Não machuque as pessoas fisicamente, financeiramente, emocionalmente ou com palavras.
(2) Cuidemos das necessidades dos outros e de seus sentimentos.
(3) Sejamos verdadeiros ao cuidar dos outros, porque o sentimento é parte do cuidado - somos ordenados a sermos como D'us.
(4) Tratemos as pessoas com dignidade e respeito.
(5) Procuremos honrar os outros.
(6) Cumprimentemos as pessoas com alegria e busquemos o seu bem-estar.
(7) Condoamo-nos com os outros e os ajudemos em seus momentos de tristeza ou necessidade.
(8) Julguemos as pessoas favoravelmente.
(9) Não sejamos arrogantes com os outros.
(10) Alegremo-nos em sua felicidade.

Horário de Acender Velas de SHABAT (15 de fevereiro)
S. Paulo: 19:26 h  Rio de Janeiro 19:12  Recife 17:24  Porto Alegre 19:53  Salvador 17:43  Curitiba 19:39 B. Horizonte 19:11  Belém 18:13  Brasília 19:22 Jerusalém 16:47  Tel Aviv 17:04  Miami 17:55 Nova York 17:11

Pensamento da Semana:
Não espere de nenhuma pessoa mais do que você espera de você mesmo(a)!

 Rabino Kalman Packouz
 

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este texto a seus familiares! 
Ele é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L
e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L


ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Aharon Dov Ben Hannah Lea - Avraham ben Guila – Baruch ben Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Ester - David ben Sara – David ben Rachel – Eliahu Aharon ben Hana Braindi - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gilbert Shmuel bem Mazal - Haim Avraham Tzvi ben Golda - Hersh ben Sara - Itschak Shalom Halevy ben Hannah Rivka - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana – Moshe Zalman Arie ben Nessia Feigue - Pessach ben Sima Rachmiel ben Etel – Reuven Avraham ben Ester - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Golde – Rabino Avraham Haim ben Rechel – Rabino Azriel ben Roize – Rabino Israel ben Rachel - Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Shmariau Yossef Nissim ben Batia - Rabino Shlomo ben Hodie Hadassa - Rabino Israel Avraham ben Sheina Rachel (Skulaner Rebe)
Aliza Bracha bat Tsivia - Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava – Hava Reizel bat Bracha Rivka - Mashe bat Shoshana - Mashe bat Beile Guice – Miriam bat Hassia - Orovida bat Yaziza - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe – Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea - Tzivia Chava bat Rivka e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: 
BARUCH BEM REUVEN SHLOMO, YECHIEL MENDEL BEN SARAH, EFRAIM FISHEL BEN ESTER, RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
SANDRA ESTHER BAT AVRAHAM, FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H”YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H”YD, R’ KALMAN LEVINE H”YD E R’ MOSHE TWERSKY H”YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantse Yahat, Hagai ben Linda Ilana, Reuven ben Elisheva
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham, Meir ben Sara, Natanel ben Rivka

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }