Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Onkelos haGuer (o converso) - o grande tradutor da Torá para o Aramaico.

Onkelos (אֻנְקְלוֹס) foi um cidadão romano que se converteu ao judaísmo
(c. 35–120 da Era Comum). É autor do famoso Targum Onkelos (c. 110 CE).

Targum da Idade Média

Onkelos no Talmud 

         Onkelos é mencionado várias vezes no Talmud . De acordo com as fontes judaicas tradicionais,  era um proeminente nobre romano , sobrinho do imperador romano Tito . De acordo com o Midrash Tanhuma era sobrinho de Adriano, e não de Tito. A história conta que seu tio, o Imperador Romano, aconselhou Onkelos a sair e encontrar algo que não valesse muito hoje, mas seria inestimável no futuro. Onkelos encontrou o judaísmo. Sua conversão é o tema de uma história em que ele primeiro consultou os espíritos de três inimigos falecidos de Israel para ver como Israel se saiu no Mundo Vindouro ( Gittin 56b). 
O primeiro foi seu tio Tito , que foi culpado pela destruição do Segundo Templo; o segundo foi o vidente Balaão, contratado por Balak rei de Moav para amaldiçoar a Israel; e o último foi Yeshu, um nome usado para aqueles que procuravam levar os judeus à idolatria, em particular um ex-aluno idólatra de Josué ben Perachiá no período Hasmoneu, bem como Menashé de Judá. 

(Em escritos posteriores, Yeshu é usado para Jesus, mas as opiniões
 diferem sobre se pode ser entendido dessa maneira no Talmud) 

Dizem que Onkelos viu todos eles sujeitos a punições humilhantes por ferir Israel. 
Quanto mais cedo o Talmud de Jerusalém o assunto dessas histórias é Aquiles, o prosélito, muitas vezes entendido como sendo uma pessoa diferente de Onkelos. A dificuldade com essa teoria, no entanto, é que o Talmud de Jerusalém diz explicitamente que ele (Aquilas, o prosélito) traduziu a Torá sob Eliezer ben Hurcanus e Josué ben Hananias. 
O Talmude Babilônico] repete a mesma tradição oral, mas desta vez o chama pelo nome de Onkelos, o prosélito, o que leva a concluir que o nome é uma mera variante de "Áquila", aplicada erroneamente ao aramaico ao invés do Tradução grega. Esta visão é apoiada por Epifânio de Salamina (século IV). 
Após sua conversão, o Talmud registra uma história de como o imperador romano tentou prender Onkelos ( Avodá Zará 11a). 
Onkelos citou versos do Tanach para a primeira legião romana , que depois se converteu. A segunda legião também foi convertida, depois de justapor a orientação pessoal de Deus de Israel no Livro dos Números à hierarquia social romana. 
Uma tática similar foi usada para a terceira legião, onde Onkelos comparou sua mezuzá a um símbolo de Deus guardando a casa de todo judeu, em contraste com um rei romano que tem seus servos o guardando. A terceira legião também foi convertida e nada mais foi enviado.

O Targum de Onkelos 

Segundo a tradição, Onkelos escreveu o Targum Onkelos como uma exposição da interpretação "oficial" do peshat (ou significado básico) da Torá recebida pelos rabinos Eliezer ben Hurcanus e Joshua ben Hananiah . [5] Isso ajudou a canonizar o status de Onkelos e seu Targum na tradição judaica.

Metodologia de Targum Onkelos 




FONTE DE APOIO: WIKIPEDIA
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }