Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Um Chessed para Hashem?

Um Chessed para Hashem?


Quando o Povo Judeu saiu do Egito, eles seguiram Hashem e entraram no deserto sem saber como iam sobreviver. O versículo em Yirmiahu descreve a reação de Hashem a esse ato de Emunah: "זכרתי לך חסד נעורייך" “nunca vou esquecer este ato de chessed que vocês fizeram comigo”. Hashem “gosta muito” quando confiamos Nele. Ele chama isso de chessed de nossa parte.

Quando Bnei Yisrael precisavam sair do Egito, eles não possuiam os méritos suficientes para merecer a redenção. Então Hashem ordenou-os a cumprir duas mitzvot: a Mitzvah de Korban Pessach e Brit Milá. Essas duas Mitzvot foram o suficiente para merecerem algo tão grande, pois particularmente essas duas Mitzvot mostraram como o povo Judeu confia em Hashem. O carneiro que eles foram comandados a sacrificar era o deus dos Egípcios, Hashem queria que seu povo confiasse Nele e assim Ele iria proteger-los de qualquer vingança dos Egípcios. Eles foram comandados a fazer Brit Milá e no dia seguinte iriam sair do Egito. O Chatam Sofer diz que todos sabiam como é quase impossível viajar depois de ter um Brit Mila. Hashem queria que eles novamente confiassem Nele.

O Chatám Sofêr, de Pressburg

Quando o Povo Judeu estava na beira do Mar Vermelho e choraram para Hashem com medo, Ele disse a eles “sigam em frente”, aqui novamente vemos como Hashem queria que eles confiassem Nele. Isso é muito precioso e nós temos a oportunidade de fazer esse chessed toda hora. Quando uma pessoa se encontra numa situaçao que não faz o menor sentido e ele quer reclamar e se amargurar, mas em vez ele fala: “eu sei Hashem que isso tudo é de Você por isso confio que é o melhor para mim agora”. Ele transforma aquela simples situação no maior ato de chessed, confiar em Hashem. Não podemos imaginar quão grande ficamos ao falarmos palavras como essas.

O Rebe de Klausenberg escreveu uma carta agradecendo Hashem por todos os seus presentes na vida, isso depois de passar pela Segunda Guerra e perder sua familia inteira (sua esposa e 11 filhos), lo aleinu. Somente ele restou e recomeçou sua vida casando, tendo filhos e netos. Ele fundou uma Yeshivá, um hospital e outras instituições. Ele estava muito agradecido por todas as bondades que Hashem lhe fez, a ponto que perguntou: “O que será que fiz para merecer todos esses presentes de Hashem?” e assim ele escreveu: “Cheguei á conclusão que existe apenas uma coisa que posso afirmar que tenho ao meu favor: não importa o que me aconteceu nunca reclamei. Cada onda que vinha em minha direçao eu abaixava a cabeça e aceitava com amor”. Ele confiou em Hashem e sentiu que este era seu único mérito.

Confiar em Hashem é muito grandioso, e nós temos muitas oportunidades para praticar isso. Sempre quando temos vontade de perguntar a Hashem “Por que?”, podemos parar e falar, “ Hashem, Você sabe melhor, eu confio em Você”.

Foi isso que fez nossos ancestrais serem tão queridos nos olhos de Hashem e é isso que pode nos fazer grandes. Quando o Povo Judeu saiu do Egito eles estavam num nível de tumah (impureza espiritual) muito baixo, mas pelo fato que confiaram em Hashem o passuk diz: אהבת כלולותיך" "  Hashem amou-os tanto que comparou-os a o amor entre um noivo e uma noiva. Hashem ama quando confiamos Nele. Cada vez que fazemos isso, nos tornamos elevados.
 

 
                                                                                  -- Rav David Ashear 
 
O material deste e-mail é propriedade de Emunah Daily e não pode ser postado em outros sites.
       
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }