Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Iron Dome: A vontade à prova de tudo - emunahtododia.com

MENSAGEM #270

                 

Iron Dome

A vontade à prova de tudo 

            As pessoas não têm a capacidade de prejudicar as outras. Elas podem tentar o quanto quiserem, mas a vontade de Hashem sempre prevalecerá. A concorrência não consegue tirar nossa Parnassá, um colega de trabalho não consegue tirar nosso emprego, e um comentário não consegue arruinar um Shidduch. Às vezes, Hashem usará pessoas como veículos para tirar a Parnassa de alguém, ou para desmanchar um Shidduch, mas se a pessoa foi destinada a ganhar uma certa quantia de dinheiro, ou casar com uma certa pessoa, não há nada que ninguém possa fazer para desfazer isto.
 
Sefer Emunah Shelemah contou uma história sobre um casal de Israel que estava tentando casar seu primeiro filho. O Shidduch estava progredindo bem, e o casal estava a caminho de Bnei Brak para conhecer os pais da moça. O ônibus que eles iam pegar estava atrasado e havia muito trânsito. Eram dez para as nove, e ainda estavam a meia hora de distância, e o encontro estava programado para as nove.
 
Naquele momento, o marido (que chamaremos de Aharon) lembrou-se de uma promessa que ele havia feito e imediatamente disse a sua esposa que eles tinham que descer do ônibus. Certa vez, eles tinham ficado hospedados na casa de parentes em Bnei Brak por uma semana e a viagem tinha sido um desastre. Todo dia algo diferente acontecia. Um dia uma criança se machucou, no dia seguinte outra criança também se feriu.... Havia insetos e bichos lá. Eles tiveram alguns sustos, então Aharon disse, "Eu nunca mais volto para esta cidade novamente."
 
Agora, a caminho de Bnei Brak ele estava preocupado em violar sua promessa. Sua esposa lhe disse, "Vamos lá! Isto pode arruinar o Shidduch! Temos que ir. Eles estão esperando por nós!" Aharon ficou em dúvida decidindo o que fazer. Já estava ficando tarde. Ele finalmente conseguiu falar com seu Rabino que o repreendeu por fazer este tipo de promessa. Mas ele o autorizou ir até Bnei Brak. Eles chegaram no encontro 45 minutos atrasados.
 
Ao invés de inventar uma desculpa, Aharon lhes contou exatamente o que aconteceu, e ainda que fosse embaraçoso, ele lhes falou sobre sua promessa.
Baruch Hashem, o encontro deu certo e seu filho se casou.



Anos depois, em uma festa familiar, o pai da menina estava sentado ao lado de Aharon, e disse, “Nós temos um ótimo relacionamento. Sinto que agora posso lhe contar uma história do meu passado. Quando estávamos pesquisando a respeito de seu filho para a nossa filha, nós escutamos coisas maravilhosas. Quando pesquisamos a respeito de sua família, nós também escutamos coisas maravilhosas, mas um dia antes do nosso encontro, uma pessoa veio até mim e me disse que você não mantém a sua palavra e que você é pouco fiável. Isto nos deixou muito aborrecidos. Nós até pensamos em cancelar o Shidduch, mas decidimos levar adiante nosso encontro para te ver primeiro.
 
"Tínhamos que nos encontrar as 9:00, e vocês estavam muito atrasados. Nós dissemos, 'Esta é uma prova. Eles não são confiáveis. Eles não cumprem com sua palavra.' Então, quando você veio e nos contou o que realmente tinha acontecido, que estava disposto a arriscar perder o Shidduch que você ansiava tanto, somente para não quebrar sua promessa, isto causou uma grande impressão em nós. Nos mostrou que a pessoa que falou a seu respeito não sabia do que estava falando e nós prosseguimos com o Shidduch com alegria."
 
Aharon disse, "Pensando bem, o que eu achei que fosse algo muito embaraçoso, acabou sendo o meu maior bem. Esta viagem para Bnei Brak, que eu achei que havia sido um desastre, era tudo parte do plano de Hashem para fazer este Shidduch dar certo."
 
O que também observamos nesta historia é que se Hashem quer que um Shidduch aconteça, um comentário maldoso não pode afetá-lo. Hashem tem muitas formas de fazer Sua vontade se concretizar, portanto, nós devemos sempre nos acalmar sabendo que Hashem é Aquele que está nos guiando o tempo todo.


                                                                                -- Rav David Ashear 

 
O material deste e-mail é propriedade de Daily Emunah e não pode ser postado em outros sites.
       
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }