Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

A saga de Jacob - Beit Hassofer


Assuntos Principais da Parashá Vaietzê

O sonho de Yaacov (28:1-22)

                Seguindo o conselho de sua mãe e acompanhado da benção do pai, Yaacov sai de Beer Sheva aos 63 anos de idade, rumo ao clã de Lavan em Charan. No caminho se depara com o futuro local do Beit Hamicdash. O Altíssimo encurta o dia para obrigar Yaacov a pousar no local do Templo. Durante o sono, Yaacov sonha com “uma escada fixa na terra e cujo topo atinge os Céus”. Neste sonho ele vê anjos de D-us subindo e descendo pela escada. Repentinamente, Hashem se revela a ele. O Todo-poderoso está diante dele e diz: “Eu sou o D-us do teu pai Avraham e o D-us de Itschak. A terra sobre a qual você está deitado Eu darei a ti e à tua descendência”.
                Assim prossegue o Altíssimo, despejando sobre Yaacov bênçãos e promessas.
                Yaacov se desperta assustado. Eis que havia dormido num local tão sagrado, onde o Criador se revelara a ele. Tomou a pedra que pôs como cabeceira à noite, fez dela um monumento e derramou azeite sobre seu topo. A este local chamou de “Beit El”. Yaacov se compromete a erigir um monumento para D-us quando retornar em paz à casa de seus pais como lhe prometeu Hashem.

Yaacov chega a Charan (29:1-14)

                Yaacov se aproxima dos limites de Charan após ter estudado Torá por 14 anos na Ieshivá de Ever, bisneto de Shem, filho de Noach. Ali encontra pastores com seus rebanhos, estacionados à beira de um poço de água. Yaacov lhes pergunta sua procedência e, ao ouvir serem de Charan indaga sobre o bem estar do seu tio Lavan. Os pastores respondem que ele passa bem e que logo sua filha Rachel virá dar de beber a seu rebanho daquele poço. Yaacov perguntou surpreso porque estavam ali em volta do poço em pleno dia ao invés de levar os rebanhos para a pastagem. Os pastores responderam que a pedra que cobria o poço era grande e pesada, e que para movê-la seriam necessários mais homens, dali estarem ali à espera de ajuda. 
                Enquanto falavam, Rachel chegava ao poço com o rebanho do pai. Yaacov apressou-se a ajudá-la, e com uma força descomunal moveu sozinho a pedra de cima do poço, dando de beber ao rebanho do tio.
                Quando Rachel soube se tratar de Yaacov, filho de sua tia Rivca, apressou-se a contar para o pai. Lavan correu para receber Yaacov e convidou-o calorosamente a se hospedar em sua casa.

Na casa de Lavan (29:15-35)
                Yaacov habita a casa de Lavan e pastoreia seu rebanho. Um mês depois, Lavan diz a Yaacov que o remunerará pelo seu trabalho. Yaacov pede remuneração por sete anos, os quais servirá para receber a mão de uma filha de Lavan. Dentre as duas, Rachel e Lea, Yaacov escolhe Rachel. 
                Yaacov cumpre sua parte no pacto e após sete anos de serviços, pede para desposar Rachel. Lavan organiza um grande banquete, mas ludibria Yaacov e casa a filha mais velha Lea, no lugar de Rachel.
                Quando Yaacov descobre o engodo, dirige-se irritado a Lavan pedindo explicações. Este último se justifica dizendo que não é costume local permitir o casamento de uma filha mais nova antes da mais velha. Finalmente concordam que Yaacov servirá na casa de Lavan por mais sete anos para se casar também com Rachel.
                Hashem percebe o sofrimento de Lea, que não é a esposa amada de Yaacov e lhe concede um filho. Lea dá à luz quatro filhos: Reuven, Shimon, Levi e Iehudá.

  Rachel e Lea (30:1-24)

                Rachel inveja sua irmã por ter sido agraciada com filhos e dirige sua dor e frustração a Yaacov, seu esposo. Rachel sugere que Yaacov tome a Bilha, sua serva e como conseqüência de sua fertilidade, ela também seja abençoada com filhos. Bilha de fato gera dois filhos para Yaacov: Dan e Naftali. Lea, que havia parado de proliferar, segue o caminho da irmã e oferece sua serva Zilpá a Yaacov. Esta também lhe concebe dois filhos: Gad e Asher.
                Um exemplo do sistema de relacionamentos na casa de Yaacov encontramos no seguinte episódio: Reuven, o filho mais velho de Yaacov com Lea volta do campo segurando dois jasmins que traz para sua mãe. Irritada, Rachel suplica que Lea lhes dê os jasmins. Lea responde irada: “Ainda é pouco tomares o meu marido, também queres os jasmins do meu filho...?”
                Ao final, Rachel recebe os jasmins em troca da promessa que Yaacov estará com Lea durante o tempo designado a Rachel. Lea dá então a luz a mais dois meninos: Issachar e Zevulun, além de uma menina – Dina.
                Rachel com o coração quebrantado continua a rezar. D-us ouve sua prece e lhe concede um filho – Yossef.
 Um novo negócio (30:25-43)
                Após o nascimento de Yossef já haviam se passado 14 anos de permanência em Charan. Yaacov decide que é chegada a hora de voltar para casa de seu pai. Não obstante, Lavan, que sabe haver recebido todas as bênçãos para os seus negócios desde que Yaacov viera morar consigo, pede a ele que permaneça por mais algum tempo e se propõe a remunerá-lo por isso. Yaacov responde positivamente ao pedido de Lavan, mas insiste em ser remunerado não pelo preço dos rebanhos, mas pela benção Divina. De acordo com o novo acordo entre os dois, Yaacov ficará com todos os cordeiros pintados e malhados que nascerem a partir daquele momento.
                Obviamente, Hashem abençoa Yaacov e, contrariamente às estatísticas válidas até aquele momento, os rebanhos começam a proliferar em cordeiros e cabras com a aparência designada por Yaacov. Deste modo ele se torna rico e próspero.
  
Um ambiente triste (31:1-16)
                Passam seis anos mais. Yaacov ouve os filhos de Lavan murmurarem que toda a sua riqueza não provém senão do pai deles. A face de Lavan também não é a de antanho. Ele entende que sua fortuna é motivo de inveja e que estaria turvando o ambiente.
                Yaacov chama suas duas esposas, filhas de Lavan e lhes conta o que está acontecendo. Lembra-lhes também as falcatruas e as artimanhas do pai. Conta também sobre o sonho que teve onde um anjo lhe urgia que voltasse para casa. 
                Rachel e Lea respondem em uníssono que também se sentem estrangeiras e ludibriadas na casa de seu pai e aceitam a decisão que Yaacov havia recebido como ordem Divina.
  
Fugindo de Charan (31:17-32:3)

                Yaacov toma suas esposas, filhos e toda a sua riqueza para fugir secretamente de Charan e voltar para sua terra, à casa do seu pai, Itschak. Passados três dias, Lavan ouve que Yaacov e sua família os haviam deixado. Lavan sai junto com os filhos em perseguição a Yaacov. À noite D-us aparece num sonho a Lavan ordenando-o que não faça mal algum a Yaacov.  
                No sétimo dia após a “saída de Charan”, Lavan alcança o acampamento de Yaacov no Monte Guilad, ralhando com Yaacov por ele haver fugido sem o avisar, levando suas filhas e netos, sem dar-lhe uma oportunidade para se despedir deles. Lavan reclama também que suas estatuetas haviam sido roubadas e suspeita que Yaacov tenha um dedo nisto.
                Yaacov explica a Lavan que saiu à surdina por suspeitar que ele tentaria impedir que o deixasse levando também suas filhas. No tocante às estatuetas, Yaacov negou o fato, sem saber que Rachel escondera os ídolos do pai, sugerindo a Lavan que faça uma busca.
                Lavan vai de tenda em tenda e faz sua busca. Quando chega à tenda de Rachel a vê sentada sobre uma sela de camelo, onde escondera as estatuetas.
                E irou-se Yaacov e altercou com Lavan, dizendo: “Qual é meu pecado que me persegues; que apalpaste dos meus objetos? Que achaste? Há vinte anos que estou contigo... se não fosse pelo D-us de meu pai... que esteve comigo, agora sem nada ter-me-ias enviado”. Yaacov lembra a Lavan todo o seu esforço e sua contribuição para a sua riqueza. 
                Ao final, Lavan propõe um pacto a Yaacov e os dois erguem um monumento de pedras que chamaram de Gal-ed como testemunho do pacto entre os dois.
                Lavan volta para sua casa. Yaacov também sai em continuação à jornada de volta para casa. No caminho encontra os anjos que o haviam acompanhado quando deixara Israel.
                O local deste encontro especial foi chamado de ‘Machanaim’.
 Esta parashá contém 148 versículos.

Com rabbi Shalom Revach, meu rabino em Toronto.


--
R.Shmuel Lancry
    -989312690-
Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }