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Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Parashá: NASSÓ - Meór Hashabat Semanal


 Meór HaShabat Semanal                                      BSD                                                                                                                                                 

Perspectivas para a Vida, Idéias para o Crescimento Pessoal  

       BOM DIA! Você alguma vez já se perguntou: “Para que rezar? Minhas preces não são atendidas!” Se já fez esta pergunta, ótimo! Significa que está fazendo as perguntas certas sobre o propósito e o significado da vida.
            Então qual a resposta? Se alguém tem uma definição simplista de que a prece é uma espécie de transação comercial, onde a pessoa coloca suas requisições e D'us as atende, então esta pessoa está com uma definição equivocada do que é a prece. A essência das orações é a pessoa se aproximar mais do Todo-Poderoso e criar um relacionamento com Ele. E se D'us irá atender aos seus pedidos completamente ou em partes, isto já é determinado por D'us levando em conta como isto irá ajudá-la a crescer neste relacionamento. Sabendo disto, podemos então entender que as preces são sempre atendidas: às vezes com um Sim, às vezes com um Não e às vezes com um Ainda não.
            Nosso propósito no mundo é crescermos como seres humanos, desenvolver nossas almas ao cumprir os mandamentos que o Todo-Poderoso escreveu em sua Torá, trabalharmos para refinar nosso caráter e aperfeiçoar o mundo. A prece é um meio de atingirmos este propósito.
Como já citei antes, as orações são um modo de construirmos um relacionamento com D'us. As preces têm como função que modifiquemos a nós mesmos e reconheçamos que tudo vem do Todo-Poderoso e apenas Dele. Ao fortalecermos este relacionamento, acabaremos nos modificando e isto, por si só, já nos torna merecedores de que D'us atenda aos nossos pedidos.

Sidur do meu avoô paterno, R´David Rosenbaum, Z"L

A prece tem três componentes, parecidos com a forma que uma pessoa pediria a um rei que tem poderes para atender seus desejos ou até para puni-la com a pena de morte: (1) Louvores a D'us (Ele não precisa de nossas orações. Elas vêm apenas nos ajudar a focarmos com Quem estamos falando); (2) Nossos pedidos e (3) Agradecimentos (O mais alto nível de boas maneiras é sermos bem agradecidos).
É lógico: adoraríamos que nossos pedidos fossem atendidos de maneira positiva. Entretanto, nem sempre isto seria o melhor para nós. Podemos entender melhor isto imaginando o relacionamento entre um pai e seu filho: às vezes a criança implora por coisas que o pai sabe que não lhe será benéfico e talvez seja até perigoso para a criança. Então este pai atencioso e sábio fará a coisa correta e mais difícil, que é dizer Não.
Nós, Judeus, acreditamos que existe um D'us que criou o mundo, Que nos ama e nos proporciona aquilo que é benéfico para nós, Ele fez um pacto conosco (que nos obriga a cumprir seus mandamentos) e Ele lida conosco com justiça e misericórdia.
A vida é complexa e nós somos finitos, mas D'us é infinito. Nós (aqueles que entendem que realmente sabem pouco sobre a vida) não presumimos já conhecer o quadro todo. Nós sim sabemos – baseados em nosso entendimento da Torá e a da história – que D'us tem seu próprio plano para o mundo e também sabemos que Ele nunca deixou de cumprir Suas promessas – sejam elas de recompensa ou o contrário. Entendemos também que o Todo-Poderoso age no mundo com propósito, significado e bondade.
Então, o que há de bom nas preces se elas não são atendidas da maneira que desejaríamos ou da maneira que pensamos ser merecedores? As preces nos dão esperança. E você me perguntaria: E daí? As preces são um meio de integrarmos em nós que a vida tem um significado e de que não estamos sozinhos. E qual o valor disto? Talvez o quadro abaixo ilustre melhor:

ü  Pedi forças e D'us enviou dificuldades para me fazer forte
ü  Pedi sabedoria e Dus me deu problemas para resolver
ü  Pedi prosperidade e Dus me deu músculos e cérebro para trabalhar
ü  Pedi coragem e Dus mandou perigos para superar
ü  Pedi amor e Dus me enviou pessoas com problemas para ajudar
ü  Pedi favores e Dus me deu oportunidades
ü  Não recebi nada do que pedi, mas tudo de que realmente precisava
ü  Apesar de mim, minhas preces foram atendidas!
Se você gostaria de iniciar ou construir um relacionamento com o Todo-Poderoso, recomendo-lhes muito o artigo How to Get Your Prayers Answered! em nosso site http://www.aish.com/sp/pr/48965861.html?s=srhot. Você ficará fascinado!
 Porção Semanal da Torá:         Nassó   Bamidbar (Números)  04:21 - 07:89

           Esta porção semanal inclui novas instruções de trabalho para os Levitas. Moshe é instruído a como purificar todo o acampamento, em preparação para a dedicação do Mishcán, o Santuário Portátil.
           São dadas 4 leis para os Cohanim:   1) A restituição de objetos roubados: quando seu dono faleceu e não há nenhum parente para reclamá-los – os objetos vão para os Cohanim;   2) Um homem, ao suspeitar que sua esposa lhe foi infiel, deve trazê-la aos Cohanim para uma cerimônia de esclarecimento chamada Sotá;   3) Se um homem resolve se isolar do mundo material e consagrar-se exclusivamente ao serviço do Todo-Poderoso, tornando-se um Nazir (jurando não beber vinho ou comer produtos feitos com uvas, não ter contato com mortos e nem cortar os cabelos), deve vir aos Cohanim ao final do período de duração de seu juramento;   4) Os Cohanim foram ordenados a abençoar o povo com a benção: "Possa D'us abençoá-lo e protegê-lo. Possa D'us resplandecer Seu semblante sobre você e trazer-lhe graça. Possa D'us levantar Seu semblante sobre você e trazer-lhe a paz".
O Mishcán foi erigido e dedicado no primeiro dia de Nissán, no segundo ano após o Êxodo do Egito. Os líderes de cada Tribo, com fervor, trouxeram carroças e bois para transportar o Mishcán. Depois, cada líder ofertou, em cada um dos 12 dias de dedicação, presentes idênticos de ouro e prata, animais e oferendas de alimentos.

Dvar Torá:     baseado no livro Growth Through Torah, do Rabino Zelig Pliskin

A Torá ordena os Cohanim a abençoarem o Povo Judeu. A benção começa com Possa D’us abençoá-lo e protegê-lo (Bamidbár 6:24). Por que o Povo Judeu foi abençoado no singular?
O Rabino Moshe Leib de Sassov (1745-1807), conhecido por seu grande amor pelo Povo Judeu e seus inúmeros atos de caridade, explicou que isto é para nos ensinar que a verdadeira grandeza das bênçãos é a união: Quando nos sentimos como uma unidade indivisível, nos importando uns com os outros, então somos realmente abençoados -- e sentimos esta benção.
É fácil criticar as diferenças dentro do Povo e considerar a si mesmo como um ser separado dos demais. É verdade que duas pessoas não são exatamente idênticas, mas existem muitos fatores comuns entre elas. Focalizando no fato de que todo ser humano foi criado à imagem do Todo-Poderoso, teremos uma maior identificação com os outros e isto acarretará uma maior unidade dentro do Povo Judeu.
Devemos sempre valorizar as características positivas das pessoas, julgá-las sempre pelo lado do mérito e procurar não avaliar toda uma conjuntura por causa de um fator negativo isolado!


Horário de Acender as Velas de SHABAT: (25 de maio)

S. Paulo: 17:09 h   Rio de Janeiro 16:57  Recife 16:47   Porto Alegre 17:15  Salvador 16:55   Curitiba 17:16
B. Horizonte 17:04  Belém 17:52  Brasília 17:27 Jerusalém 18:56  Tel Aviv 19:15  Miami 19:44  Nova York 19:55

 Pensamento da Semana:

A vida é frágil. Manuseie-a com orações!


Shabat Shalom!    
Rabino Kalman Packouz
 

Contate-me via Internet: meor018@gmail.com
Sugestão: mostre este fax a seus familiares! Este fax é dedicado à memória de meu pai Zeêv ben Ytschak Yaacov Z”L e meu sogro Haim Shaul ben Sara Z”L

ESTE FAX É DEDICADO À PRONTA RECUPERAÇÃO DE:
Avraham ben Guila – Baruch bem Ruth Lea - Biniamin ben Farida - David ben Sara – David ben Rachel – Efraim Fishel bem Ester - Eliau Haim ben Shefica Sofia – Gavriel David ben Sara – Haim Avraham Tzvi ben Golda - Kalman Yehuda ben Pessi – Lemon ben Tsirla – Mahluf ben Latife - Mendel ben Hava - Mordehai ben Sara - Mordehai ben Shoshana - Moshe ben Lizette - Moshe Eliezer ben Devora Hana - Moshe Ysser Ben Dvora Yentel - Natanel ben Faride - Noam Shemuel ben Simha - Pessach ben Sima – Gilbert Shmuel ben Mazal - Shlomo ben Bela - Shmuel Daniel ben Zissel - Tzvi ben Tsipora - Yaacov ben Alice – Yaacov bem Rachel - Yaacov ben Rivka – Yehuda Aharon bem Ester - Rabino Avraham Haim ben Rechel –Rabino Meir Avraham ben Malca – Rabino Matitiau Haim ben Etl - Rabino Shimon ben Haia Sara - Rabino Ytschak Rafael ben Lea – Rabino Ytschak David ben Haia Rivka Rachel Tzvia - Rabino Shlomo ben Hoide Hadassa - Rabino Shemariahu Yossef Nissim ben Batia
Alte Haia Sara Yudit bat Haia Roise – Branda Chava Malka bat Guitla - Dina bat Rachel Efrat - Eliana bat Hava - Ester Malca bat Hassia Sheine Perl - Hana Lea bat Hava - Sara bat Sheindel - Sara bat Toibe - Rachel bat Shoshana Reizel - Rina bat Sara – Ruth bat Shoshana - Shlime bat Batsheva - Tamar Ester bat Lea e aos feridos em Israel

E à MEMÓRIA DE: RABINO REUVEN SHALOM BEN SOL SHULAMIT , RABINO MOSHE BEN RIVKA REIZEL , RABINO AHARON YEHUDA LEIB BEN GUITEL FAIGA, SHAUL BEN MEIR AVRAHAM, YERACHMIEL SHMUEL BEN ESTER, NAHUM BEN LEA, RABINO SHLOMO BEN ZLATE ESTER, MOSHE YSSER BEN SHIMON BETSALEL HACOHEN, ESTER BAT HANA, REIZEL BAT AVRAHAM, YEHIEL MENDEL BEN DAVID, YAACOV BEN MOSHE, AZRIEL BEN AVRAHAM, SHMUEL DANIEL BEN ZISSEL, HIZKIAHU ELIEZER BEN LEA, YAFA BAT SALHA, MORDECHAI ISAAC BEN DINA, AVRAHAM BEN MEIR, ITA BAT AVRAHAM, SHIRLEY BAT AVRAHAM, HAYA BAT YEHUDA BARUCH, AHARON BEN YEHUDA BARUCH, HaAri HaKadosh, HAIA MUSHCA BAT MARGALIT SIMA RACHEL, HAIA RIVKA RACHEL TZIVIA BAT TAMAR, MIRIAM BLIMA BAT HAIM LEIB, TAUBE YONA BAT ESTHER, HANA BAT MOSHE, MOSHE BEM REUVEN, ARIE LEIB BEN YTSCHAK,TSEMACH DAVID BEN HAIM LEIB, EZRA BEN ESTER, ytschak arie ben yossef tzvi halevi, YAKOV BEN SHEPSEL, FARAJ BEN THERE, AVRAHAM SHLOMO BEN CHASSIA SHENDEL PEREL, YAACOV NAFTALI BEM RACHEL DEVORE, GUILAD MICHAEL BEN BAT-GALIM, EYAL BEN IRIS TESHURA, JOSÉ SALEM BEN BOLISSA, KALMAN BAR YAACOV LEIB, ARIEL BEN YAACOV, LEAO ARIE BEN SONIA SHENQUE, NUCHEM BEN FRAIN, SHAUL BEN YOSHUA, SHLOMO BEN FRIDA, SHLOMO NAHUM BEN SHALOM, YAACOV BEN MENAHEM, YOSSEF HAIM BEN AVRAHAM, YEHOSHUA BEN AHARON YAACOV, NACHMAN MOTEL BEN DANIEL, LEIB BEN TSUR, MOTEL BEN MOSHE, HERSHEL BEN MANES, NATAN BEN AHARON WOLF HACOHEN, MENAHEM BEN YEHUDA BARUCH, ALTER YOSSEF BEN SHMUEL, EFRAIM FISHEL BEN MOSHE, EZRA BEN CLARA, rabino NOAH ISRAEL ben HARAV YTSCHAK MATISYAHU, YEHUDA ROZANCZYK ben MOSHE, YOSSEF HAIM bem AVRAHAM
FAIGA BAT MORDEHAI HALEVI, MINDL BAT YOSSEF ,DINA LIBE BAT ETEL AZRAK, RUTH BAT SARA BRAHA, CHAIA RUCHEL BAT SINE, HAVA BAT AVRAHAM YAACOV, BASIA RACHEL BAT MAYER, RACHEL BAT HANNA, RACHEL BAT AVRAHAM SHMUEL, CARMELA BAT SHMUEL, RIVKA BAT DOV, SARA MALKA BAT ISRAEL, YEHOSHUA ben ISRAEL YTSCHAK, ELLIE ZALMAN ben AVRAHAM DAVID, R’ ARYE KUPINSKY H"YD, R’ AVRAHAM SHMUEL GOLDBERG H"YD, R’ KALMAN LEVINE H"YD E R’ MOSHE TWERSKY H"YD, RABINO ELIMELECH BEN BLUMA ROIZE, FAIGA BAT MORDECHAI HALEWY
E à YESHUÁ DE: Mordehai ben Sara, Yehoshua Michael ben Sara, Eliezer ben Hana, Shimon ben Rivka, Menahem Mendel ben Miriam e Elisheva bat Shmuela, Haim Yehoshua ben Hana Shaindel e Lea Kreindel bat Hantshe Yahat
E à libertação de: Ron ben Batia Arad, Yonatan ben Malca, Guy ben Rina, Zacharia Shlomo ben Miriam, Yehuda Nachman ben Sara, Tzvi ben Penina, Yaacov ben Sara, Ilya ben Sara, Yehoshua Michael ben Avraham


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