Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Calma...Sou Eu! - 27 de Agosto, 2020 - 6 de Elul, 5780 - Emunahtododia.com

 

Calma...Sou Eu!



O nervosismo é uma contradição à Emunah. Quando acontece algo que poderia enervar potencialmente uma pessoa, ela deveria pensar que isso foi feito totalmente por Hashem, por uma boa razão; se ela soubesse a razão, ficaria na verdade contente com isso. Apesar de poder parecer ter sido causado por uma pessoa, isso é só uma camuflagem. Foi realmente Hashem. Quando esse modo de pensar torna-se parte habitual do pensamento da pessoa, esta se tornará automaticamente uma pessoa mais calma.

Não é tão difícil ter Emunah quando tudo corre suavemente. O desafio é quando as dificuldades aparecem. Quando há uma perda monetária, uma diminuição do respeito à pessoa ou um problema de saúde e ela ainda consegue anular sua vontade perante à vontade de Hashem, isto é quando a Emunah é verdadeira.

Depois de Yossef interpretar os sonhos do Faraó, o Faraó mencionou repetidamente o nome de Hashem.  "אחרי אלוקים הודיע אותך את כל זאת הנמצא איש אשר רוח אלוקים בו". Apòs Hashem ter te informado tudo isto,será que existe alguém que tem o espírito de Hashem?  Ele falava com tanta Emunah. Ainda assim, quando Moshe Rabeinu, mais tarde, fala para o Faraó que Hashem queria a libertação dos Yehudim, ele responde: "Quem é Hashem que eu deveria escutar?"  Segundo a opinião de que esse era o mesmo Faraó dos sonhos, o que aconteceu com ele e toda sua Emunah?


                                             

O Rabino Lugassi citou a obra Darkei Mussar, a qual explica que o Faraó respondeu com Emunah a Yossef porque ouviu dele que se tornaria rico, assim como também um líder mundial. Quando as coisas acontecem do modo que queremos, ter Emunah em Hashem é fácil. Mas quando Moshe disse ao Faraó para libertar seus escravos e abrir mão do seu dinheiro, foi quando ele perdeu sua Emunah.


Darkei Mussar conta a história de um homem rico que enviou de navio todas as suas mercadorias ao exterior. Chegou aos ouvidos de seu Rabino que todos os navios desse homem afundaram durante uma tempestade. Toda a fortuna desse homem rico se foi. O Rabino foi até a casa dele e o convidou para estudarem juntos Shaar Habitachon (Portal da Confiança) do Chovot Halevavot. Eles aprenderam que o homem não tem nenhum controle e toda a sua riqueza é um presente de Hashem. Então eles estudaram sobre o quanto Hashem nos ama e como tudo o que Ele faz é para o nosso bem. Em seguida, o Rabino perguntou ao rico: "O que você diria se um de seus navios afundasse em alto mar?"

Ele respondeu:"Eu diria que Hashem é grande.Isso não me incomodaria de modo algum."

Eles estudaram mais alguns parágrafos até que o Rabino perguntou:"O que você diria se descobrisse que dois dos seus navios afundaram?"

O homem respondeu: "Que pergunta é essa? É tudo de Hashem. Eu aceitaria com amor."

Eles estudaram mais um pouco e o Rabino perguntou: "O que você diria se descobrisse que todos os seus navios afundaram?"

O homem respondeu: "Sem problema, Kaparah! Hashem sabe o que Ele está fazendo."

Quando o Rabino viu que o homem era forte, contou-lhe:" Eu descobri, há pouco tempo, que todos os seus navios afundaram, de fato, em alto mar."

O homem rico desmaiou na hora. Quando voltou a si, o Rabino perguntou: "O que aconteceu? Você disse que ficaria bem."

O homem disse:"Isso era quando estava tudo na teoria. Agora que aconteceu, é outra história." 

Ter Emunah não é fácil. Entretanto, esse homem teve um breve "curso intensivo" de Emunah, como se diz: "Assim como vem, também vai." Mas pessoas que trabalham constantemente a sua Emunah, reiterando perpetuamente os princípios básicos até estarem profundamente arraigados na sua alma, reagiriam de modo diferente. Aceitariam a vontade Divina não importando o que acontecesse e, como resultado, ganhariam uma recompensa eterna. Talvez não seja sempre a reação inicial pois isto exige uma vida toda de trabalho. Quando acontece algo que poderia deixar uma pessoa agitada e logo após ela se lembra que Hashem está por trás de tudo, e que é para o seu bem absoluto, é um sinal que ela tem Emunah e desfrutará tanto deste mundo quanto do mundo vindouro.
 
 
                                                                     -- Rav David Ashear 
 

O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites



Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }