Quem sou eu

Minha foto
Sociologist by the University of Haifa, specialized in approaches for the gates of knowledge improving communication between Jews and non-Jews. This is an open way to communicate with Jews from Israel, USA, Canada, Europe or those who live in Latin American countries but do not speak Portuguese (in Brazil) or Spanish (all other countries besides Guianas)

Ligue Já! - 8 de Abril, 2021 - 26 de Nissan, 5781 - www.emunahtododia.com

 



Ligue Já!


Se uma pessoa está com alguma dor e sente que Hashem está muito distante dela, reza mas não tem sua prece atendida, chora mas as coisas não mudam, deseja acreditar que Hashem está ao seu lado ouvindo cada palavra sua e fazendo o que é melhor para ela. Mas é difícil, uma vez que ela não sente reciprocidade. Talvez exista alguma coisa que ela possa fazer para se sentir mais próxima de Hashem, para sentir que Hashem está realmente ouvindo.

O sefer Ki Ata Imadi cita Rashi em Massechet Brachot que traz uma Guemará do Yerushalmi. A Guemará aqui em Berachot diz que devemos conectar a brachah de Gaál Israel à Amidah todo dia, o que significa que devemos primeiramente falar sobre Hashem nos tirando de Mitzraim e imediatamente depois disso começar a Amidah. O Yerushalmi diz que, quando a pessoa faz esses elogios para Hashem, é como se estivesse batendo à porta do Rei e Este saísse para saudá-lo e essa é a hora perfeita para começar a Amidah. Vemos por aqui que, quando a pessoa aprecia e elogia Hashem pelo que Ele faz por nós, Hashem se aproxima. O Midrash diz em Bereshit Rabba (48) que para cada elogio que o Povo Judeu faz para Hashem, Ele estabelece Sua Divina Presença entre eles. Essa é uma das razões pelas quais elogiar e agradecer Hashem pode mudar decretos e trazer salvações.

Quando Hashem está próximo, experimentamos Sua misericórdia revelada. O passuk diz em Yeshiah, רפאני ה' וארפא כי תהלתי אתה "Cure-me, Hashem, e serei curado porque Você é meu louvor." O sefer Mashmiah Shalom explica que, se uma pessoa está doente e com necessidade urgente de misericórdia, e ela diz: "Por favor Hashem, cure-me porque assim serei capaz de louvar-Lhe  e  agradecer-Lhe. כי תהילתי אתה  "Você é meu louvor - Serei capaz de Lhe agradecer."  O fato de uma pessoa somente dizer que elogiará Hashem já traz um mérito suficiente para que ela seja salva.

Ki Ata Imadi contou a história de uma mãe que estava com uma angústia insuportável pelo fato de seu filho Netanel, de 17 anos, ter se desviado do caminho correto. Isso começou quando um vizinho novo chegou com uma criança da mesma idade que começou a influenciá-lo negativamente. Netanel se tornou uma outra pessoa, retrucando os pais, acabando com a paz dentro de casa e abandonando as Mitzvot.

Num certo Motzaei Shabat, Netanel saiu de casa dizendo aos pais que passaria sozinho o próximo Chag. Sua mãe chorou naquela noite como nunca havia chorado antes. Ela sentiu que o filho havia  batido a porta em seu coração. Ela foi olhar álbuns antigos de fotos para lembrar como Netanel era. Ela viu uma foto de quando ele tinha cinco anos e estava ao seu lado na cozinha perguntando se poderia lamber a massa do bolo de chocolate que estavam fazendo da tigela da batedeira. "Lógico que sim", ela havia dito. Esse era o bolo que ela fez para a festa do Chumash quando ele ganhou seu primeiro Chumash. Então ela viu uma foto de Netanel com dez anos, terminando uma Massechet de Guemará. Eles estavam todos sentados em volta de uma mesa completa que ela havia preparado em honra ao Siyum. Ela lembrou dele dizendo com sua voz doce o Hadran alach - Do mesmo modo que Hashem me ajudou a terminar este Tratado, assim também Ele deverá me ajudar a terminar muito outros. Ela pensou: Netanel, você estava no seu caminho para se tornar um grande Talmid Chacham. Onde está meu pequeno Tzadik? Como você se afastou tanto?

Mais ou menos uma hora mais tarde, ela ligou para uma hotline para tentar obter algum Chizuk. Todas as aulas nessa hotline eram sobre agradecer a Hashem. Ela ouviu pelo telefone até às quatro da manhã histórias de pessoas que agradeceram Hashem e viram yeshuot (salvações). Ela decidiu que também usaria essa abordagem. Quando ela desligou o telefone, sentiu-se uma outra pessoa, com forças renovadas. Nesse momento, ela começou a agradecer Hashem. Foi a primeira vez na vida que ela fez algo assim. Ela começou agradecendo Hashem que todos seus outros filhos eram observantes e tinham boas Midot. Ela ficou sentada durante duas horas e, no final desse tempo, até agradeceu Hashem pelo desafio atual com o Netanel. Depois, ela disse que se sentiu bem mais próxima a Hashem. Daquele dia em diante, ela implementou uma rotina em sua casa para sua família passar um tempo a cada dia agradecendo Hashem. Depois de pouco tempo, sua família se tornou mais feliz. Toda noite, reunidos à mesa na hora do jantar, agradecendo Hashem, cada um encontrava algo novo para agradecê-Lo.

Um dia, depois de alguns meses, algo extraordinário aconteceu. Seu filho Netanel saiu do seu quarto e foi para a cozinha abrir a geladeira enquanto eles estavam agradecendo Hashem. Ele nunca era visto pela casa nem conversava com ninguém. Quando chegava ia direto para o seu quarto e, quando saía, ia direto para a porta. Mas, dessa vez, ele estava lá fingindo estar procurando alguma coisa para comer quando, na realidade, estava querendo ver por si mesmo o que estava fazendo sua família ficar muito mais feliz. Ele escutou cada um agradecer Hashem por alguma coisa. Então, chegou a vez do seu irmão menor, de quatro anos, que levantou e disse: "Eu quero agradecer Hashem por ter um irmão mais velho Netanel."  Netanel deu um meio sorriso, algo que eles não viam há meses. Isso reacendeu uma faísca dentro dele. Depois disso, ele começou a falar com seus irmãos novamente. Toda noite, quando eles agradeciam Hashem, Netanel conseguia achar uma desculpa para estar presente. Pouco tempo depois disso, ele conseguiu um chavruta para estudar com ele e, Baruch Hashem, hoje ele está totalmente dedicado ao Judaísmo e voltou a ser respeitoso como costumava ser.

Agradecer Hashem nos aproxima muito mais Dele. Ele se aproxima de nós e isso abre as portas para a salvação.
 


                                                                                -- Rav David Ashear
 

Conhece alguém que curtiria esta mensagem? Compartilhe!


O material deste e-mail é propriedade de Living Emunah e não pode ser postado em outros sites.

Compartilhar no Google+

Postar um comentário

Seus comentários são muito bem vindos.

 
Copyright © 2011. Tropicasher - All Rights Reserved
Templates: Mais Template
{ overflow-x: hidden; }